2024

Guionismo

Nome: Guionismo
Cód.: VIS12777L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final desta unidade curricular os alunos deverão conseguir identificar e analisar obras audiovisuais e novos
media na sua componente narrativa. Após este processo de desconstrução, os alunos deverão dominar os processos
de construção narrativa de forma a poderem criar guiões de trabalho como a primeira etapa da sua atividade
de produção artística.

Conteúdos Programáticos

Elementos formais da narrativa: premissa e causalidade.
Princípios da forma cinematográfica. O motif.
Estrutura dramática, Teatro épico e Realismo. O monomito.
O guião no filme experimental, documental e de ficção.
Princípios da forma dos novos media: Base de dados, literatura ergódica e ciberdrama.
Narrativas Transmedia e Narrative design.
O guião experimental, documental e ficção dos objetos novos media.

Métodos de Ensino

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta resulta da soma de a) e b).

Bibliografia

Monaco, J. (2000). How To Read a Film (3rd ed.). New York, NY.
Bordwell, D. & Thompson, K. (2008) Film Art (8th edt.). New York, NY: McGraw-Hill.
Marx, C. (2015). Writing for Animation, Comics and Games.
Nichols, B. (2001). Introduction to Documentary. Bloomington, IN: Indiana University Press.
Swain, D. V. (1976). Film Scriptwriting. New York, NY: Hastings House.
Gates, T. (2002). Scenario. London, UK: Wallflower.
Aristotle. (2013). Poetics. Salt Lake City, UT: Project Gutenberg.
Campbell, J. (2004). The Hero with a Thousand Faces. Princeton, NJ: Princeton University Press.
Wardrip-Fruin, N., & Montfort, N. (Eds.). (2003). The New Media Reader. Cambridge, MA: The MIT Press.
Manovich, L. (2001). The Language of New Media. Cambridge, MA: The MIT Press.
Murray, J. H. (2001). Hamlet no Holodeck. São Paulo: UNESP.
Aarseth, E. (1997). Cybertext, Baltimore, MD: The John Hopkins University Press.
Landow, G. (2006). Hypertext 3.0. Baltimore, MD: The John Hopkins University Press.

Equipa Docente (2023/2024 )