2023
Fotografia II
Nome: Fotografia II
Cód.: VIS12754L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arte Multimédia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
É objetivo desta unidade curricular dar continuidade à unidade curricular que a precede e aprofundar a compreensão
geral do que é a Fotografia e ampliar as competências no domínio técnico e na prática fotográfica.
Pretende-se que o aluno adquira um conhecimento das principais vertentes da Fotografia retrato, arquitetura,
auto-representação, paisagem, fotografia de viagem e documental. Para além deste conhecimento pretende-se
que o aluno adquira conceitos-chave da Fotografia Analógica com o principal enfoque na câmara escura, que
cruza o interesse das Artes Plásticas, acompanhando os movimentos artísticos desde o seu aparecimento até à
época contemporânea.
Pretende-se que o aluno adquira o conhecimento da câmara escura, das noções de revelação de filmes, pinhole,
ampliador, fotogramas e química. O aluno deverá adquirir os conhecimentos base da História da Fotografia na
sua relação com a Câmara Escura procurando-se que os alunos reconheçam os seus representantes mais notáveis.
Pretende-se igualmente sensibilizar os discentes para processos de laboratório que foram utilizados por
diversos artistas, como daguerreótipos ou raiogramas.
geral do que é a Fotografia e ampliar as competências no domínio técnico e na prática fotográfica.
Pretende-se que o aluno adquira um conhecimento das principais vertentes da Fotografia retrato, arquitetura,
auto-representação, paisagem, fotografia de viagem e documental. Para além deste conhecimento pretende-se
que o aluno adquira conceitos-chave da Fotografia Analógica com o principal enfoque na câmara escura, que
cruza o interesse das Artes Plásticas, acompanhando os movimentos artísticos desde o seu aparecimento até à
época contemporânea.
Pretende-se que o aluno adquira o conhecimento da câmara escura, das noções de revelação de filmes, pinhole,
ampliador, fotogramas e química. O aluno deverá adquirir os conhecimentos base da História da Fotografia na
sua relação com a Câmara Escura procurando-se que os alunos reconheçam os seus representantes mais notáveis.
Pretende-se igualmente sensibilizar os discentes para processos de laboratório que foram utilizados por
diversos artistas, como daguerreótipos ou raiogramas.
Conteúdos Programáticos
Em sessões teóricas será abordada a iniciação à História da Fotografia na sua relação com a Câmara Escura
tendo como referência os seus representantes mais notáveis.
Em sessões teóricas e práticas será abordado o tema da câmara escura, da revelação de filmes, pinhole, ampliador,
fotogramas e química. Pretende-se igualmente sensibilizar os discentes para processos de laboratório que
foram utilizados por diversos artistas, como daguerreótipos ou raiogramas.
Pretende-se que o conhecimento da câmara fotográfica digital, do pixel e a sua correspondência com a fotografia
analógica sejam interligados com a utilização de programas de tratamento de imagem digital.
Síntese:
a) - Temas teóricos - História: iniciação à História da Fotografia na sua relação com a Câmara Escura
b) - Temas técnicos: Desenvolvimento de técnicas de impressão em laboratório analógico e digital.
- Laboratório analógico: Regras numa câmara escura, produção de química, domínio do ampliador, papel fotográfico
e tanque de revelação.
- Ampliador, tanque de revelação
- Evolução de Processos de Imprimir
- Fotogramas
- Pinhole
c) - Formatos - analógico e digital
d) - Temas Práticos: Realização de exercícios práticos, a partir dos conteúdos teóricos.
tendo como referência os seus representantes mais notáveis.
Em sessões teóricas e práticas será abordado o tema da câmara escura, da revelação de filmes, pinhole, ampliador,
fotogramas e química. Pretende-se igualmente sensibilizar os discentes para processos de laboratório que
foram utilizados por diversos artistas, como daguerreótipos ou raiogramas.
Pretende-se que o conhecimento da câmara fotográfica digital, do pixel e a sua correspondência com a fotografia
analógica sejam interligados com a utilização de programas de tratamento de imagem digital.
Síntese:
a) - Temas teóricos - História: iniciação à História da Fotografia na sua relação com a Câmara Escura
b) - Temas técnicos: Desenvolvimento de técnicas de impressão em laboratório analógico e digital.
- Laboratório analógico: Regras numa câmara escura, produção de química, domínio do ampliador, papel fotográfico
e tanque de revelação.
- Ampliador, tanque de revelação
- Evolução de Processos de Imprimir
- Fotogramas
- Pinhole
c) - Formatos - analógico e digital
d) - Temas Práticos: Realização de exercícios práticos, a partir dos conteúdos teóricos.
Métodos de Ensino
Na avaliação de época normal os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As épocas de recurso, especial e extraordinárias regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal.
A classificação FINAL que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a), b) c).
2.COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos lecionados: 60%.
A classificação Final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
As épocas de recurso, especial e extraordinárias regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal.
A classificação FINAL que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a), b) c).
2.COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos lecionados: 60%.
A classificação Final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
Bibliografia
Adams, A. (2005). The Negative. New York: Time Warner.
Adams, A. (2006). The Print. New York: Time Warner.
Anchell, S. (2008). The Darkroom Cookbook. Oxford: Focal Press.
Julian Germain, For Every Minute you Are Angry You Lose Sixty Seconds Of Happiness, Mack, 2011
Masahisa Fukase, Family, Mack, 2019
Renner, E. (2009). Pinhole Photography. From Historic Technique to Digital Application. Oxford: Focal Press.
Suess, B.J. (2003). Creative Black-and-White Photography. Advanced Camera and Darkroom Techniques. New
York: Allworth Press.
Flores, L. G. (2005). Fotografia y pintura: dos medios difrentes? Barcelona: Gustavo Gili.
Adams, A. (2006). The Print. New York: Time Warner.
Anchell, S. (2008). The Darkroom Cookbook. Oxford: Focal Press.
Julian Germain, For Every Minute you Are Angry You Lose Sixty Seconds Of Happiness, Mack, 2011
Masahisa Fukase, Family, Mack, 2019
Renner, E. (2009). Pinhole Photography. From Historic Technique to Digital Application. Oxford: Focal Press.
Suess, B.J. (2003). Creative Black-and-White Photography. Advanced Camera and Darkroom Techniques. New
York: Allworth Press.
Flores, L. G. (2005). Fotografia y pintura: dos medios difrentes? Barcelona: Gustavo Gili.