2023

Actividades Hospitalares III

Nome: Actividades Hospitalares III
Cód.: MVT1597I
2 ECTS
Duração: 15 semanas/52 horas
Área Científica: Medicina Veterinária

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC de Atividades Hospitalares III providencia aos alunos a oportunidade de se familiarizarem com as práticas das rotinas de um hospital veterinário.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Familiarização com as rotinas e funcionamento de um hospital veterinário e duma exploração agro-pecuária.


Estimular a aprendizagem em ambiente real e o trabalho em equipa através da interação com os clínicos, docentes e alunos de vários anos.


Observação e/ou execução de procedimentos no âmbito da medicina veterinária e da produção animal no Hospital Veterinário da UE e na Herdade Experimental da Mitra.


Aquisição de experiência prática e consolidação de conhecimentos teóricos.


Definição de áreas de interesse.

Conteúdos Programáticos

Acompanhamento do trabalho hospitalar, auxiliando os clínicos nos trabalhos de consultório e de internamento: tarefas diárias de consulta, procedimento, métodos e meios de diagnóstico, na administração de fármacos, e outras tarefas associadas ao trabalhos de consultório, todos os cuidado dos animais hospitalizados, assim como a higiene dos mesmos e das instalações, e todas outras solicitações realizadas pelos clínicos no âmbito das consultas e hospitalização. Este acompanhamento abrange a monitorização dos casos clínicos de todos os tipos animais da Herdade da Mitra e Hospital Veterinário.

Métodos de Ensino

Ensino: acompanhamento hospitalar de casos clínicos e cirúrgicos, desde que acompanhado por um médico veterinário, e sob a orientação do responsável pela unidade curricular.

Avaliação contínua: a obtenção de frequência à unidade curricular é obtida pelo cumprimento das 46 horas de serviço hospitalar durante o semestre, de acordo com o definido pelo júri da unidade curricular. Composta pela demonstração de aquisição de competências individuais (através de execução de procedimentos, interpretação de analítica, abordagem à dor) definidas pelo júri da unidade curricular no início de cada semestre. O aluno aprova em avaliação contínua com valor igual ou superior a 10 valores em todas as competências exigidas (80%). Auto-avaliação e classificação dos clínicos durante o serviço hospitalar (20%).

Avaliação por exame: de acordo com o Regulamento académico da universidade de Évora. Composta pela demonstração da aquisição de competências perante o júri da unidade curricular.

Bibliografia

Dependente dos casos acompanhados. Indicada no decorrer das actividades.