2024

Princípios da Ecologia da Paisagem

Nome: Princípios da Ecologia da Paisagem
Cód.: PAO11380L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimento dos conceitos fundamentais de paisagem e Ecologia da Paisagem. Do modo de como a interação entre a geoesfera, a bioesfera e a socioesfera modelam a estrutura da paisagem. Conhecimento do modo como a estrutura horizontal e vertical da paisagem condiciona os fluxos físico-biológicos entre os seus componentes. Compreensão do impacte do Homem na modelação da paisagem. Compreensão da necessidade de uma abordagem holística em Ecologia da Paisagem. Conhecimento e aplicação das metodologias para caracterização da estrutura da paisagem e das métricas de paisagem. Capacidade de aplicação dos conhecimentos em planeamento e gestão do território.

Conteúdos Programáticos

Teoria Ecológica e Paisagem. Princípios gerais da Ecologia da Paisagem. Elementos e características fundamentais da paisagem. Métodos e modelos de abordagem da heterogeneidade da paisagem. Cartografia de unidades de paisagem. Métricas de Paisagem. Abordagens à análise da relação entre estrutura da paisagem e funções ecológicas. Intervenção humana no território, paisagem cultural e valores ecológicos da paisagem. Premissas para uma abordagem holística em Ecologia da Paisagem. A relação com o planeamento e gestão do território.

Métodos de Ensino

Semanalmente são ministradas 3 horas teórico-práticas onde serão expostos os conceitos e fundamentos teóricos, com apoio de meios audio-visuais. Estas aulas serão complementadas com aulas práticas que serão ministradas em laboratório e saídas de campo, tendo em vista a aplicação da teoria ministrada.
Regime de avaliação contínua: realização de trabalho prático feito em grupo, com apresentação oral, individual, obrigatória que contribui com 40% e dois testes escritos (60% da nota final) . Regime de Exame: o aluno realiza uma única prova de avaliação (100%) que incide sobre toda a matéria leccionada.

Bibliografia

Casimiro, P. C. (2000). Uso do solo–ecologia da paisagem, perspectivas de uma nova abordagem do estudo da paisagem em geografia. Geolnova 2: 45-66.
Casimiro, P. C. (2009). Estrutura, composição e configuração da paisagem conceitos e princípios para a sua quantificação no âmbito da ecologia da paisagem. Revista Portuguesa de Estudos Regionais 20: 75-99.
Pinto-Correia, T., Cancela D’Abreu, A., & Oliveira, R. (2001). Identificação de unidades de paisagem: metodologia aplicada a Portugal Continental. Finisterra, XXXVI (72): 195-206.
Poudvigne, I., & Baudry, J. (2003). The implecation of past and present landscape patterns for biodiversity research: introduction and overview. Landscape Ecology 18: 223-225.
Saura, S., Vogt P., Velázquez, J., Hernando A., & Tejera, R. (2011). Key structural forest connectors can be identified by combining landscape spatial pattern and network analyses. Forest Ecology and Management 262: 150-160.