Bioestatística e Informática
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
De um modo geral, pretende-se que, ao terminarem a unidade curricular, os alunos tenham um conhecimento base dos diferentes tópicos de Estatística apresentados, que lhes permita ler/entender a literatura relacionada com a utilização da
Estatística na sua área, e posteriormente aplicar corretamente as técnicas apropriadas e interpretar os resultados. Em particular, pretende-se que o aluno seja capaz de:
- proceder à análise inicial de dados amostrais utilizando as técnicas básicas de Estatística Descritiva;
- traduzir na linguagem da teoria de probabilidades, situações de incerteza inicialmente expressas em linguagem natural, atendendo aos conceitos básicos de probabilidades expostos, onde se incluem as principais distribuições de probabilidade;
- formular e resolver problemas básicos de inferência estatística tendo um conhecimento suficiente das respectivas técnicas, de forma a permitir construir modelos simples de situações reais e reconhecer situações em que as técnicas estatísticas devam ser utilizadas, sendo capazes de distinguir e caracterizar claramente as questões amostrais, as questões populacionais e os problemas e técnicas a usar para abordar os diversos problemas;
- recorrer aos meios informáticos existentes, software estatístico e/ou folha de cálculo, como uma ferramenta útil para a realização de uma análise estatística não descuidando o principal objectivo de qualquer investigação, interpretação correta dos resultados e apresentação das conclusões da análise.
Nota: Sempre que possível, ir-se-á recorrer aos meios informáticos existentes, nomeadamente ao software SPSS e a uma folha de cálculo, para a abordagem dos temas descritos.
Conteúdos Programáticos
- Noções introdutórias
- Estatística descritiva
- Noções básicas de probabilidades --- revisão
- Variáveis aleatórias discretas e contínuas
- Introdução à amostragem e distribuições amostrais
- Estimação pontual e intervalar
- Testes de hipóteses paramétricos
- Testes não-paramétricos
- Análise de variância simples
- Análise de regressão linear simples
A componente informática consiste na utilização do software SPSS e de uma folha de cálculo na resolução de problemas estatísticos.
NOTA: É aconselhado que os alunos instalem no seu computador pessoal o SPSS (contactar os Serviços de Informática para instalação gratuita) e o Excel (ou equivalente) e tragam os seus computadores pessoais para as aulas.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais. As aulas préticas realizam-se em sala com computadores (embora se recomende ao aluno o uso do seu computador pessoal), com resolução de exercícios, com recurso por vezes a máquina de calcular e frequentemente ao uso do software SPSS e de folha de cálculo.
Bibliografia
Gomes, D. (2016). Slides das aulas teóricas.
Afonso, A. e Serpa, C. (2011). Probabilidades e à Estatística. Aplicações e Soluções em SPSS. Escolar Editora.
Outra Bibiografia:
Chung, K. L. (2001). A Course in Probability Theory. Academic Press.
Feller, W. (1968). An Introduction to Probability Theory and its Applications, Vol. 1. John Wiley & Sons, Inc..
Fowler, J. e Cohen, L. (1990). Practical Statistics for Field Biology. John Wiley & Sons.
Hoaglin, D. C., Mosteller, F. e Tukey, J. (1992). Análise Exploratória de Dados. Técnicas Robustas - um Guia. Edições Salamandra.
Maroco, J. (2007). Análise Estatística com Utilização do SPSS. 3ª Edição. Edições Sílabo.
Paulino, D. e Branco, J. (2005). Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.
Pestana, D. e Velosa, S. (2008). Introdução à Probabilidade e à Estatística, Vol. 1. 4ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian.
Petrie, A. e Paul Watson, P. (2013). Statistics for Veterinary and Animal Science. 3rd Ed John Wiley & Sons.
Zar, J. H. (1999). Biostatistical Analysis. 4ª edição. Prentice Hall.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Lígia Carla Pinto Henriques Jorge Rodrigues [responsável]