2024

Psicologia do Desenvolvimento

Nome: Psicologia do Desenvolvimento
Cód.: PSI10653L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

-Conceptualizar o desenvolvimento enquanto um conjunto de processos de transformação que ocorrem ao longo de todo o ciclo vital;
-Aprofundar o conhecimento das transformações desenvolvimentais que ocorrem ao longo da infância, adolescência e idade adulta, através da reflexão em torno das teorias do desenvolvimento e do contacto com essas diferentes etapas do ciclo de vida.
-Promover uma compreensão do desenvolvimento humano ao longo da vida que passe pela capacidade de descrever, explicar e intervir na promoção do mesmo;
-Relacionar as diferentes trajectórias desenvolvimentais com os factores que influenciam a sua construção e com os contextos que as determinam;
-Conceptualizar as relações entre desenvolvimento e educação, desenvolvimento e bem-estar e aprofundar a relevância da maturação física e motora nos processos desenvolvimentais;
-Promover nos(as) alunos(as) a reflexão sobre o seu próprio processo de desenvolvimento, potenciando a capacidade de
pensar sobre si e sobre os outros.

Conteúdos Programáticos

1 Conceito de desenvolvimento:
2. Do nascimento à entrada na Escola: Desenvolvimento na infância
3. Da entrada na Escola à Adolescência: A criança em desenvolvimento
4. Desenvolvimento e adolescência
5. Desenvolvimento e idade adulta
6. Desenvolvimento e velhice

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão abordados numa perspectiva de interpretação dos processos desenvolvimentais e de
intervenção na promoção do desenvolvimento, procurando-se uma permanente articulação entre as fundamentações
teóricas e as práticas nos contextos educativos.
• No regime de avaliação contínua, os(as) alunos(as) deverão realizar quatro provas escritas correspondentes a quatro
etapas desenvolvimentais – infância, adolescência, idade adulta e velhice. Cada uma das provas terá um peso de 1/4 da
nota final da unidade curricular, sendo assim cotadas entre 0 a 5 pontos.
Regime de Exame:
• Os alunos deverão realizar uma prova escrita de exame e um trabalho individual. A obtenção de qualquer classificação
inferior a 7,5 valores implica a não aprovação no exame. Para cômputo da nota final a nota da prova escrita de exame terá
um peso de 3/5 e o trabalho individual um peso de 2/5.
• Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) com uma nota final igual ou supe¬rior a 10 (dez) valores.

Bibliografia

Adams, G.; Gullota, T. & Montemayor, R. (1992). Adolescence identity formation. London: Sage Ed.
Bermejo, V. (Ed.). (1994). Desarrollo cognitivo . Madrid: Ed. Síntesis.
Blieszner, R & Adams, R.G. (eds) (1992). Adults friendship. Newbury Park, CA: Sage.
Erikson, E. (1976). Identidade, Juventude e Crise, Rio de Janeiro: Zahar ed..
Fonseca, A. M. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores.
Guedeney, N. & Guedeney, A. (2004). Vinculação. Conceitos e aplicações. Lisboa : Ed. Climpesi.
Marchand, H. (2005). A idade da sabedoria - Maturidade e envelhecimento Porto: Ambar
Montemayor, R.; Adams, G. & Gullota, T.(eds), (1994). Personal relationships during adolescence. London: Sage Ed.
Paul, C. e Fonseca, A. (2005). Envelhecer em Portugal Lisboa: Climepsi Ed.
Rogoff, B. (2003). The cultural nature of human development. Oxford: Oxford University Press.
Woolfolk, A. E. (1998). Educational psychology. Needham Heights: Allyn & Bacon

Equipa Docente (2023/2024 )