2024

História da Atividade Física e do Desporto

Nome: História da Atividade Física e do Desporto
Cód.: HIS10684L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:


A UC tem como objetivo geral o estudo histórico da atividade física do desporto no âmbito do processo civilizacional.


Após terem completado a UC, os alunos devem ser capazes de:


- Situar cronologicamente eventos e atores significativos da história da atividade física e do desporto;


- Conhecer as atividades físicas e desportivas mais relevantes em diferentes épocas e culturas;


- Identificar e analisar os valores atribuídos ao corpo e à atividade física em diferentes períodos da História;


- Integrar os fenómenos, os atores e as dinâmicas referentes à atividade física e ao desporto no contexto social e cultural da respetiva época;


- Integrar a evolução das práticas e do significado da atividade física e do desporto nos processos de mudança social;


- Compreender os fenómenos e as dinâmicas relativas ao desporto de alta competição das sociedades contemporâneas na sua relação com os campos político e económico;


- Analisar o significado cultural, político e socioeconómico da instauração dos Jogos Olímpicos e do Movimento Olímpico na sociedade contemporânea;


- Conhecer e integrar as dinâmicas e os atores da atividade física e do desporto em Portugal na trajetória europeia da atividade físico-desportiva;


- Compreender e analisar de forma crítica as origens históricas das modalidades, funções e usos da atividade físico-desportiva na sociedade contemporânea.


 


Competências:


- Intelectuais: identificar de um modo genérico as bases teóricas e modelos de análise que suportam os objetivos cognitivos e os conteúdos da UC; desenvolver competências de pensamento crítico, análise e síntese; adquirir hábitos de estudo autónomo a partir do adequado uso de fontes de informação e documentação científica.


- Profissionais e práticas: desenvolver a de capacidade de análise e interpretação de diversos tipos de documentos históricos relativos à atividade física e ao desporto; desenvolver a capacidade de organizar a informação; planear e executar um discurso analítico coerente com base na análise de um texto ou documento;


- Transferíveis: apresentar conclusões de uma forma coerente e integrada no âmbito dos debates da História e Atividade Física e do Desporto e também de outras disciplinas sobre as mudanças políticas e sociais no Mundo Contemporâneo

Conteúdos Programáticos

0      - História da Atividade Física e do Desporto: objetivos e funcionalidades. Conceitos básicos para a História da Atividade Física e do Desporto. Uma História descritiva e/ou interpretativa?


1      – O corpo e a atividade física nas sociedades pré-históricas. Motricidade e evolução humana.


2      - As atividades físicas e desportivas nas civilizações pré-clássicas. Usos sociais e valorização do corpo.


3      - As grandes manifestações da atividade física e desportiva no mundo clássico. Contextos históricos, significados e funções atribuídas à prática das atividades físicas. Do ágon grego ao ludus romano.


4      - Da Idade Média à Revolução Industrial. O papel da atividade física e do desporto na sociedade feudal. O Renascimento europeu: uma nova visão sobre o corpo e atividade física. Racionalismo Iluminismo e Naturalismo: a atividade física e o desporto no quadro do novo pensamento educacional. A afirmação da ideologia do Progresso através da atividade física e do desporto.


5      – Atividade física e desporto nas sociedades contemporâneas. O desporto como instrumento das disputas nacionalistas e bélicas na Europa. Desporto e relações internacionais. Transformações económicas, mudanças institucionais e consolidação do desporto organizado. Mudança social, atividade física e desporto: o desporto profissional e a indústria do lazer; o crescimento do desporto amador; atividade física e desporto nas escolas; as mulheres no desporto; atividade física e desporto na era da comunicação.


– O movimento olímpico moderno: uma manifestação sociocultural relevante da História contemporânea da atividade física e do desporto. O início do olimpismo moderno. Os pioneiros portugueses do olimpismo moderno. Análise crítica das condições e determinantes do movimento olímpico atual

Métodos de Ensino

 


 


O processo de ensino aprendizagem referente à UC da História do Desporto compreende sessões de ensino em grupo, de orientação pessoal do tipo tutorial e de avaliação. No total, este processo engloba quinze sessões de trabalho teórico, onde cada aula terá a duração de cento e vinte minutos. Apesar da forte componente teórica desta UC desenvolvem-se trabalhos em grupo, nomeadamente de investigação e sua posterior apresentação, tornando as aulas mais motivantes e interventivas.


As sessões de orientação do tipo tutorial compreendem sessões individuais ou em grupo, previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos lecionados, orientação do estudo ou outras necessidades manifestadas pelos alunos

Avaliação

As sessões de orientação do tipo tutorial compreendem sessões individuais ou em grupo, previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos lecionados, orientação do estudo ou outras necessidades manifestadas pelos alunos.


 


A avaliação contínua engloba os seguintes momentos de avaliação:



  1. Avaliação individual, através da realização de uma frequência;

  2. Avaliação em grupo, que inclui pequenos trabalhos de investigação e um, de maior dimensão, sobre a história de um desporto à escolha e sua posterior apresentação à turma.


A avaliação final consiste na realização de um exame escrito. Para concluir a UC com sucesso, todos os alunos deverão ter no mínimo 9,5 valores em cada uma dos momentos de avaliação, bem como cumprir as normas do regulamento escolar interno, designadamente a assiduidade a 75% das aulas lecionadas.

Bibliografia

 


·         CRESPO, J. (1992). História do Corpo, Lisboa, DIFEL.


·         ELIAS, N. (1992) A busca da Excitação, Lisboa, DIFEL.


·         HACKENSMITH, C.W. (1966). History of Physical Education. New York: Harper and Row.


·         LÓPEZ, J. (2003). Historia del deporte. Barcelona: Inde Publicaciones.


McCOMB, D. G.(2004).Sports in world History, Taylor & Francis, New York.


·         MECHIKOFF, R. and ESTES, S.G. (2006). A History and Philosophy of sport and physical education: from ancient civilizations to the modern world, Boston, McGraw-Hill


·         SALVADOR, J. L.(2004). El deporte en Occidente: historia, cultura y política. Madrid: Cátedra.


·         SÉRGIO, M. (1999). Um corte epistemológico. Da educação física à motricidade humana, Lisboa, Instituto Piaget.


STEARNS, P. ed. (2001). The encyclopedia of the European Social History. From 1350 to 2000, Gale Group, New York.


 


 

Equipa Docente (2023/2024 )