2024

Práticas em Exercício e Saúde

Nome: Práticas em Exercício e Saúde
Cód.: DES10675L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Exercício e Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta UC pretende-se que em contexto de estágio os alunos possam adquirir
competências na área da avaliação e prescrição do exercício além da organização de aulas
em grupo. Pretende-se que os alunos apliquem em contexto real os conhecimentos adquiridos
nas UCs de Atividades de grupo em Academia e de Saúde e Condição Física. Estabelecem-se
os seguintes objetivos:
1. Conhecer e analisar, reflexivamente, o funcionamento de um health club ou de outra
instituição onde se promova programas de exercício físico e sua relação com a comunidade
envolvente;
2. Compreender o modo de funcionamento de uma sala de exercício, assim como das
potencialidades das aulas de grupo em academia;
3. Adquirir capacidade no acompanhamento de clientes ao nível da prescrição do exercício;
4. Adquirir capacidade na condução de aulas de grupo;
4. Vivenciar um conjunto de situações práticas, em cooperação com o tutor, que permitam a
integração no mercado de trabalho como técnico do exercício.
Competências a desenvolver:
Avaliar, prescrever exercício, acompanhar os programas de exercício dos clientes, planificar
aulas de grupo, intervir com correção no desenrolar das aulas, tudo isto em contexto real.

Conteúdos Programáticos

1 – Aplicação Prática de Protocolos de avaliação da aptidão cardiorrespiratória
2 – Aplicação Prática de Protocolos de avaliação da força muscular
3 – Aplicação Prática de Protocolos de avaliação da flexibilidade
4 – Aplicação Prática de Prescrição do exercício físico
4.1 – Tipo de exercício, intensidade, duração, frequência
4.2 – Tipos de programas de exercício físico
5 – Preparação Prática de Aulas de Grupo em Academia

Métodos de Ensino

A carga horária da disciplina é de 3 horas semanais de trabalho de campo (nos health clubs
cooperantes ou eventualmente noutras instituições onde se desenvolvam programas de
exercício, como as autarquias, juntas de freguesias, etc) ao longo do semestre. Contudo,
serão realizadas não só sessões presenciais para toda a turma (no início do semestre), como
também sessões tutoriais, ao longo do semestre, que orientem e regulem esse trabalho de
campo.
Cada aluno terá um tutor na instituição de acolhimento, que acompanhará a sua atividade ao
longo do estágio.
Será, igualmente, utilizada a plataforma do Moodle para disponibilização de informação,
nomeadamente o programa, normas de funcionamento, datas de avaliação, artigos científicos,
entre outros. O recurso à plataforma do Moodle será, também, um meio de comunicação
eficaz e rápido entre professor e aluno(s) e entre alunos.
A avaliação incidirá sobre as competências manifestadas pelo estudante durante o seu
trabalho no local de estágio, bem como sobre o respetivo relatório dessa prática. Este relatório
será um documento onde o estudante elabore, de uma forma sintética e rigorosa, em termos
pedagógicos e científicos, uma descrição e uma análise fundamentada da sua intervenção ao
longo do período do estágio.
O único regime de avaliação a considerar na unidade curricular será o regime de avaliação
contínua sendo indispensável uma assiduidade de 75%.

Bibliografia

American College of Sports Medicine - ACMS's exercise management for persons with chronic
diseases and disabilities. 2nd ed. Champaign : Human Kinetics, 2003. X, ISBN 0-7360-3872-8
(cota na biblioteca do VERNEY 61:796 ACSM a)
Heyward, Vivian H. - Advanced fitness assessment and exercise prescription. 4th ed.
Champaign : Human Kinetics, 2002. XIII,ISBN 0-7360-4016-1 (cota na biblioteca do CLAV
VERNEY 61:796 HEY a)