2024

Introdução às Metodologias da Investigação em Motricidade Humana

Nome: Introdução às Metodologias da Investigação em Motricidade Humana
Cód.: DES10668L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A presente unidade curricular pretende dotar aos alunos dos conceitos teóricos e práticos básicos para uma introdução às metodologias da investigação em motricidade humana.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer as etapas da investigação e os tipos de estudos que existem.
2. Conhecer as questões éticas em investigação
3. Identificar o problema de estudo e conhecer as estratégias básicas de busca da literatura.
4. Saber como se elabora um projeto de investigação.
5. Formular adequadamente a metodologia de investigação.
6. Saber a estrutura dos trabalhos de investigação em formato artigo ou dissertação.
7. Conhecer os conceitos básicos de técnicas estatísticas.
8. Dotar aos alunos da capacidade técnica para utilizar o programa estatístico SPSS, aplicando diferentes técnicas paramétricas e não-paramétricas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à investigação em Motricidade Humana.
2. Questões éticas em investigação e no trabalho académico.
3. Desenvolvimento do problema de estudo.
4. Projeto de investigação.
5. Formulação do método.
6. Redação e apresentação dos trabalhos de investigação.
7. Introdução aos conceitos estatísticos.
8. Introdução ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).


Métodos de Ensino

As aulas decorrerão ao longo do semestre ímpar do 3º ano. As aulas T são plenárias e expositivas com apoio de meios audiovisuais, onde se incentiva a atitude crítica e reflexiva utilizando o questionamento, de modo a promover uma maior participação e a monitorizar a aquisição de conhecimentos dos alunos. As aulas TP envolvem a análise de dados através do programa SPSS, na sala de computadores.
A avaliação do aluno será feita através de dois processos:
1. Avaliação contínua (requer 75% de assiduidade) da:
- Componente prática (50% da classificação final) inclui a realização de quatro trabalhos práticos.
- Componente teórica (50% da classificação final) inclui a realização de uma prova escrita sobre os conteúdos teóricos.
2. Avaliação final compreende um exame final escrito sobre os conteúdos programáticos teóricos (50%) e entrega de um relatório com quatro trabalhos práticos (50%).
A aprovação da UC requer a classificação mínima de 10 valores em cada componente.

Avaliação

 A avaliação a esta UC será preferencialmente realizada por um processo de avaliação


continua mista ou, não sendo possível, pela realização de uma avaliação final.


Para o processo de avaliação continua mista serão incluídos os resultados da componente


teórica e só terão acesso a este tipo de avaliação os alunos que tiverem .  (75%) de


presenças efetivas e participativas, das aulas teórico e teórico práticas. O aluno deverá ainda


ter avaliação superior ou igual a 8 valores em todos os trabalhos práticos e frequência/as


realizadas. A classificação prática (40%) da nota final refere-se à classificação obtida nos


 trabalhos práticos realizados na sala de computadores ou na plataforma moodle, e a


classificação teórica (60%) da nota final refere-se à classificação obtida no teste/s escrito/os


(frequência/as).


Para o processo de avaliação final, será necessário ter também 75% de presenças nas aulas


previstas. Serão admitidos a exame final (100% da nota da disciplina) os alunos que tiverem


nota inferior a 8 valores em qualquer um dos trabalhos práticos e/ou frequências. O processo


de avaliação final compreende: uma avaliação final teórico prática com exame escrito sobre a


matéria abordada ao longo do ano lectivo incluído perguntas sobre a parte teórica-prática,


apresentação em papel de algum conteúdo específico, e teste realizados no computador com SPSS.  


 


 

Bibliografia

- Maroco, J. P. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. (7. ed.). Pêro Pinheiro: ReportNumber.
- Pestana M.H. & Gageiro J. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais. A Complementaridade do SPSS. (6. ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
- Thomas, J.R., Nelson, J.K., & Silverman, S.J. (2007). Métodos de pesquisa em atividade física (5. ed.) Porto Alegre: Artmet.

Equipa Docente (2023/2024 )