2024

Controlo Motor e Aprendizagem

Nome: Controlo Motor e Aprendizagem
Cód.: DES10661L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O Homem atua num meio rico e dinâmico, o qual exige padrões coordenativos eficientes e habilidades motoras complexas, que lhe permitam interagir com objetos, superfícies e acontecimentos. Neste contexto, para quem trabalha no domínio da educação ou reeducação do/pelo movimento, é fundamental conhecer e perceber a forma como o mesmo é controlado e evolui em função da prática. A disciplina de Controlo Motor e Aprendizagem (CMA) estuda as questões relacionadas com a modificação do comportamento motor em função de diversos factores intrínsecos e extrínsecos. Neste âmbito, são apresentadas as teorias mais plausíveis referentes aos processos de CMA e os factores/mecanismos determinantes das alterações resultantes da interação do indivíduo com o meio envolvente.


Nesta UC pretende-se que os alunos:


-Conheçam as perspectivas históricas e as tendências atuais no estudo do controlo motor


-Conheçam as principais quadros teóricos relacionados com a aprendizagem motora e o controlo motor


-Conheçam os mecanismos essenciais ao controlo do movimento


-Conheçam as variáveis e factores que determinam e caracterizam a coordenação motora e percebam de que forma são modificáveis ao longo do processo de aprendizagem


-Percebam as aplicações práticas do conhecimento dos processos de controlo motor e aprendizagem


-Sejam capazes de organizar as sessões de prática motora em diversos contextos (educativo, reabilitação, treino desportivo) de modo potenciar a aprendizagem motora

Conteúdos Programáticos

 Os conteúdos estão organizados de modo a apresentarem o conhecimento científico contemporâneo sobre a área do comportamento motor e, em simultâneo, sustentarem o domínio de metodologias de intervenção adequadas em contextos de prática (educação, reabilitação e desporto).


 


1.Aprendizagem motora:


1.1.Aprendizagem motora e controlo motor


1.2.Aprendizagem motora e performance motora


1.3.Aprendizagem latente


1.4.Substractos neuronais do comportamento motor


 


2.Medidas de desempenho: variáveis de produto e de processo


2.1.Erro absoluto, erro constante, erro variável


2.2.Tempo de reação


2.3.Variáveis cinéticas e cinemáticas


2.4.Curvas de desempenho


 


3.Receptores sensoriais


3.1.Intereceptores


3.2.Proprioceptores


3.3.Exteroceptores


 


4.Habilidades motoras


4.1.Habilidades abertas e fechadas


4.2.Habilidades discretas, contínuas e em série


4.3.Habilidades finas e globais


 


5.Operações de aprendizagem


5.1.Representação antecipativa


5.2.Feedback e Feedforward


5.3.Arousal e ansiedade


 


6.Teorias da Atenção


6.1. Teorias de filtro atencional


6.2. Teorias de recursos centrais


 


7.Teoria da informação


7.1.Estímulo e informação


7.2.Incerteza e custo informacional


7.3.Noção de Bit de informação


7.4.Estratégias perceptivas


 


8.Memória


8.1.Fases do processo de memorização


8.2.Acumulação sensorial a curto-prazo, memória a curto-prazo, memória a longo-prazo


8.3.Tipos de memória a longo prazo


8.4.Memória explicita e implícita


8.5.Factores de memorização


8.6.Teorias do esquecimento: decadência do traço, interferência


 


9.Modelos e Teorias da aprendizagem


9.1.Behaviorismo e cognitivismo


9.2.Perspectiva ecológica e sistemas dinâmicos


 


10. Teorias do Controlo Motor


  10.1.Teoria de circuito fechado de Adams


  10.2.Teoria do esquema de Schmidt


                 10.2.1.Modelo híbrido


                  10.2.2.Programa motor genérico


                 10.2.3.Esquema


  10.3.Hipótese da variabilidade das condições de prática


  10.4.Bernstein e o problema dos graus de liberdade


  10.5.Teoria dos sistemas dinâmicos


  10.6.Percepção direta


  10.7.Visão para ação e visão para percepção


 


11.Fases de aprendizagem


11.1.Fitts & Posner;


11.2.Aquisição, retenção e transfer


11.3.Tipos de transfer: bilateral, inter-tarefa, intra-tarefa, retroativo, proactivo


11.4.Pontencialização e mensuração do transfer


 


12.Factores condicionantes da aprendizagem motora


12.1.Instrução e demonstração


12.2.Aquecimento


12.3.Motivação


12.4.Processos de antecipação


12.5.Emoção e ansiedade


12.6.Características da tarefa


12.7.Factores sociais e culturais


12.8.Prática motora


12.9.Fadiga


12.10.Informação de retorno sobre o resultado


12.11.Foco atencional interno e externo


12.12.Aprendizagem implícita e explícita


12.13 Organização da prática


Analítica vs Global


Blocos vs. Ao acaso


Massiva vs. Distribuída


Constante vs. Variada


 


13.Percepção Visual


  13.1. Acuidade visual e campo visual


  13.2. Metodologias de investigação da percepção visual


  13.3. Movimentos oculares


  13.4. A recepção de um objecto: pistas visuais


  13.4. Ilusões ópticas


 


14.Proprioceptividade


  14.1. Nível reflexo, automático e voluntário


  14.2. Desaferenciação


  14.3. Sub-modalidades da proprioceptividade a nível consciente


 

Métodos de Ensino


As aulas teóricas serão plenárias e assentes no método científico. Os conteúdos teóricos serão complementados através das aulas TP, em que serão efectuadas diversas atividades de aplicação. Estas integram a preparação e implementação de desenhos de estudo com as principais fases do método científico: colocação de hipóteses, experimentação, discussão dos resultados e conclusões. Também será relevante através da plataforma moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). A concepção da plataforma moodle tem como objectivo (i) disponibilizar recursos da UC, (ii) estimular os estudantes a aprofundarem a pesquisa de informação relacionada com os temas dados nas aulas, (iii) estimular a interação entre participantes. Será marcado um horário de atendimento semanal aos alunos que permitirá um apoio mais individualizado. A avaliação contínua é efetuada através de duas frequências. Os alunos poderão optar por exame final.

Avaliação

O aluno pode optar por realizar frequência ou exame. A aprovação na UC implica uma nota ≥ 9,5 valores.


 Para participação na frequência ou no exame é necessário:


-uma assiduidade nas aulas TP ≥ 75%


-uma assiduidade nas aulas T ≥ 75%


 


Recurso: nota mínima ≥ 9,5 valores


Segundo o REI, podem comparecer na época de recurso os alunos que tenham faltado, desistido ou reprovado na avaliação contínua (frequência) ou exame na época normal


 

Bibliografia

Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., & Barreiros, J. (2002). Controlo motor e aprendizagem: fundamentos e aplicações (2ª Edição). Lisboa: UTL-FMH. Disponível na biblioteca: cota 159.922 GOD c, registo 151139


Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., & Barreiros, J. (2005). Controlo motor e aprendizagem: Trabalhos práticos (2ª Edição). Lisboa: UTL-FMH. Disponível na biblioteca: cota 159.922 GOD c, registo 151144


Magill, R. (2006). Motor learning: Concepts and applications (8th Edition). Boston: WCB Pub.


Schmidt, R., & Lee, T. (2005). Motor Control and Learning: A Behavioral Emphasis (fourth Edition). Champaign: Human Kinetics. Disponível na biblioteca da UE: cota 159.922 SCH m.


Schmidt, A., & Wrisberg, C.A. (2004). Motor Learning and Performance (third edition). Champaign: Human Kinetics. Disponível na biblioteca da UE: cota 61:796 SCH m


 


 

Equipa Docente (2023/2024 )