2024

Bases Fisiológicas da Atividade Física

Nome: Bases Fisiológicas da Atividade Física
Cód.: DES10650L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Exercício e Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o corpo humano, considerando os diferentes sistemas orgânicos, os seus constituintes, as suas funções e o seu comportamento fisiológico.


Desenvolver a capacidade de interpretação dos fenómenos fisiológicos dos sistemas orgânicos do corpo humano, isolada em interação, em repouso e em movimento.


Promover competências de manipulação e análise de metodologias e instrumentos de avaliação de parâmetros e comportamentos fisiológicos com aplicabilidade na prática de investigação e na atividade laboral.


Estimular a pesquisa sobre as matérias e conteúdos da disciplina, por recurso a bibliografia diversa e através da utilização multimédia, nomeadamente por recurso a sites e fontes de conhecimento com reconhecimento da comunidade científica.


Criar competências de pesquisa e investigação.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução


1.1.    Homeostasia e atividade física


1.1.1. Homeostasia e conceitos associados


1.2.    Fisiologia geral e celular


1.2.1. A organização funcional do corpo humano e o controle do “meio interno” em repouso e em esforço.


1.2.2. A célula, os seus constituintes e seu funcionamento


1.2.3. O transporte através da membrana celular


1.3.    Água, eletrólitos e equilíbrio ácido base


1.3.1. Os compartimentos e subcompartimentos corporais.


1.3.2. Líquidos e eletrólitos intracelulares e líquidos e eletrólitos extracelulares.


1.3.3. Mecanismos de controlo dos líquidos corporais e seus constituintes; o efeito do esforço.


2. Sistemas orgânicos e atividade física


2.1.    Sistema urinário


2.1.1. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos


2.1.2. O nefrónio – a menor unidade funcional do rim


2.1.3. A formação da urina e a sua eliminação


2.1.4. Sistemas de regulação e controlo


2.1.5. Sistema urinário e atividade física


2.2.    Sistema respiratório


2.2.1. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos


2.2.2. Fases da respiração


2.2.3. Transporte e trocas gasosas


2.2.4. Sistemas de regulação e controlo


2.2.5. Sistema respiratório e atividade física


2.3.    Sistema cardiovascular


2.3.1. Constituintes funções e mecanismos fisiológicos


2.3.2. Sangue e circulações


2.3.3. Atividade elétrica, contração do coração e output cardíaco


2.3.4. Pressão resistência e fluxo sanguíneo.


2.3.5. Sistemas de regulação e controlo


2.3.6. Sistema cardiovascular e atividade física


2.4.    Sistema digestivo


2.4.1. Constituintes funções e mecanismos fisiológicos


2.4.2. Digestão mecânica e química, absorção e eliminação


2.4.3. Armazenamento e utilização dos nutrientes digeridos pelo organismo


2.4.4. Sistema digestivo, alimentação e atividade física


2.5.    Metabolismo


2.5.1. Metabolismo dos nutrientes


2.5.2. Respiração e vias energéticas


2.5.3. Metabolismo, energia e atividade física


2.5.4. Sistema neuromuscular


2.5.4.1.              Nervo e músculo


2.5.4.2.             Potenciais de membrana e potenciais de ação no neurónio e na fibra muscular


2.5.4.3.             A transmissão neuromuscular


2.5.4.4.             A contração muscular


2.6.    Sistema esquelético


2.6.1. Osso


2.6.1.1.             Formação, destruição e crescimento ósseo


2.6.2. Atividade física e sistema músculo-esquelético


2.7.    Sistema hormonal


2.7.1. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos


2.7.1.1.             Síntese e transporte hormonal


2.7.1.2.             Acão, mecanismos de ação e controlo hormonal.


2.7.2. O sistema hormonal e a atividade física


3. Sistema locomotor em interação com os outros sistemas orgânicos e com o meio envolvente (conteúdo transversal).


3.1.    A produção e rentabilização do movimento

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem referente à UC de bases fisiológicas da atividade física divide-se em sessões de ensino de natureza coletiva, de orientação pessoal do tipo tutorial, e de avaliação. No total, este processo engloba 15 (quinze) sessões de trabalho teórico e 15 (quinze) sessões de trabalho teórico-prático por turma.


Pretende-se a participação, uma vez por semana, da totalidade dos alunos inscritos à unidade curricular, numa sessão teórica de natureza coletiva com a duração de duas horas (120 minutos). O processo de ensino-aprendizagem será desenvolvido num auditório com utilização de métodos expositivos, que incluem apresentações em PowerPoint e meios de visionamento, como por exemplo, vídeos.


Igualmente, uma vez por semana, divididos em duas turmas, os alunos participarão numa sessão teórico-prática de natureza coletiva com a duração de 1hora (60 minutos). Estas aulas serão uma oportunidade para os alunos descobrirem e construírem conhecimento no âmbito dos conteúdos da disciplina mediante a realização tarefas teórico-práticas com pesquisa bibliográfica e com a análise e discussão dos resultados das tarefas realizadas. Estas tarefas visam também o domínio de equipamentos de avaliação dos parâmetros fisiológicos estudados na disciplina e a criação de rotinas de trabalho. Nas aulas teórico-práticas, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução dos trabalhos, bem como na discussão das atividades em grupo.


Apesar da importância do regime presencial, também será relevante o trabalho à distância através da plataforma moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc.). Um dos principais objetivos da plataforma moodle é a de estimular a interação entre participante.


Adicionalmente, as sessões de orientação do tipo tutorial compreenderão sessões individuais ou coletivas (máximo de 20 alunos), previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos lecionados, orientação do estudo, ou outra necessidade apresentada pelo aluno. Estas sessões serão realizadas em sala previamente reservada para o efeito.

Avaliação

O processo de avaliação da UC de bases fisiologias da atividade física será preferencialmente realizada por um processo de avaliação mista ou, não sendo possível, pela realização de avaliação final.


 


O PROCESSO DE AVALIAÇÃO


De acordo com o Regulamento Escolar Interno e com as diretrizes seguidas pelo Departamento de Desporto e Saúde, só poderão estar incluídos no processo de avaliação os alunos que obtiverem 75% de presenças efetivas e participativas, das aulas teórico, teórico-práticas e práticas lecionadas. A única exceção será feita aos alunos com o estatuto de trabalhadores-estudantes.


Para que o aluno tenha a possibilidade de seguir o processo de avaliação mista, além da percentagem mínima de presenças, deverá:



  1. Obter classificação positiva em todos os componentes de avaliação teórico-prática e de avaliação teórica.

  2. Ter avaliação positiva (média ponderada igual ou superior a 10 valores).


A Classificação Teórico-Prática tem em consideração a realização dos trabalhos teórico-práticos, a efetuar principalmente em contexto de aulas, e com a orientação de fichas de trabalho. Esta classificação contribui num total de 20% para a nota final.


A Classificação Teórica tem em consideração a realização de duas provas escritas (40% e 40%), em datas a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre. A classificação teórica contribui num total de 80% para a nota final.


A classificação do processo de avaliação mista será encontrada através da seguinte fórmula:


Classificação Final Unidade Curricular = (Classificação Teórico-Prática x 0.20) + (Classificação Teórica x 0.80)


Ao seguir uma avaliação mista,  contempla-se que todos os momentos de avaliação serão realizados em horário letivo exceto no caso da segunda frequência. A segunda frequência realizar-se-á na época de exames, no mesmo dia da realização do exame final.


Serão admitidos a exame final os alunos que desistirem da avaliação mista. Os alunos devem comunicar a sua decisão ao docente responsável pela disciplina até 15 dias antes da data de realização do exame final, que consistirá na realização de uma única prova escrita (100% da classificação da disciplina).


Serão admitidos a exame de recurso os alunos que desistiram ou obtiverem nota inferior a 10 valores no processo de avaliação mista ou, em alternativa, no exame final. O exame de recurso consistirá na realização de uma única prova escrita (100% da classificação da disciplina).


Todas as alterações à forma inicial de avaliação estipulada neste programa deverão ser transcritas para o sumário da aula em que tal ocorra, o qual deverá ser assinado pela totalidade dos alunos presentes.


AVALIAÇÃO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE


Cada aluno com o Estatuto de Trabalhador-Estudante terá de:


1. Realizar todas as tarefas previstas para a avaliação teórico-prática.


2. Realizar todas as tarefas previstas para a avaliação teórica.

Bibliografia

Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. Guanabara Koogan SA.


Fox, S. (2008). Human Physiology. McGraw-Hill


Seeley, Stephens, Tate (2006). Anatomia e Fisiologia. Lusodidacta

Equipa Docente (2023/2024 )