2025

Exercício na Saúde e na Doença

Nome: Exercício na Saúde e na Doença
Cód.: DES14338L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Reconhecer que o conhecimento sobre os efeitos clínicos do exercício e da atividade física como meio de prevenção e de recuperação em indivíduos com patologia/disfunção permite assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Permitir compreender as relações entre a atividade física (AF), o sedentarismo e as doenças relacionadas com os estilos de vida. Pretende-se desenvolver e aprofundar os conhecimentos sobre os efeitos clínicos do exercício e da atividade física (EAF) como meio de prevenção e de recuperação em indivíduos com patologia/disfunção.
Demonstrar capacidade de: Reconhecer o sedentarismo como causa de doença crónica e custo acrescido para a saúde e como a AF afeta a saúde e o bem-estar; Compreender as características e limitações de doenças crónicas e lesões osteo-musculares; identificar os benefícios do EAF em indivíduos com patologia/disfunção; orientar e controlar sessões de treino individualizado ou em grupo em contextos de prevenção ou recuperação de doença ou lesão osteo-muscular; Comunicar as conclusões dos seus trabalhos e os conhecimentos e os raciocínios a eles subjacentes; Comunicar e aconselhar as principais iniciativas de exames de saúde e para a promoção do bem-estar na comunidade.

Conteúdos Programáticos

1. Noções básicas de biomarcadores fisiológicos e composição corporal e das suas alterações por efeito do exercício.
2. O processo de inflamação aguda, crónica e sistémica. Agentes e consequências.
3. Etiologia, caracterização, prevalência, potenciais efeitos do exercício e respetivos mecanismos de doenças crónicas não transmissíveis:: Síndrome metabólica, Obesidade, Dislipidemia: hipertrigliceridémia, hipercolesterolémia, Diabetes, Hipertensão, Asma, Cancro, Renais, Neurodegenerativas
4. Exercício físico e saúde mental: Benefícios do exercício físico na saúde mental. Exercício físico nas perturbações depressivas. Exercício físico nas perturbações de ansiedade
5. A relação dose-resposta do exercício com as doenças descritas e as interações entre os diversos mecanismos de adaptação.
6. Exercício em diferentes condições especiais: gravidez e envelhecimento
7. Cronobiologia do exercício físico: ciclos circadianos, o relógio molecular e a interação com exercício físico.

Métodos de Ensino

As aulas serão de natureza teórica e teórico-prática com debate, nas quais os conceitos básicos a lecionar, serão transmitidos com o apoio audiovisual. Será feita a interpretação de problemas e de informação tendo em conta os conhecimentos apreendidos nas aulas e será prestada orientação tutorial para apresentação de trabalhos de grupo.
Por outro lado, será promovido o trabalho colaborativo, em pequeno grupo, sobre a caracterização problemas de saúde frequentes na pessoa idosa, identificando e fundamentando os fatores de risco, e do qual deverão resultar elementos de avaliação: um documento escrito e sua discussão oral.
Avaliação por exame: 60%
Trabalho prático em grupo, resultando elementos escritos e respetiva discussão oral: 40.0%

Bibliografia

Bouchard C etal (2007) Physical Activity and Health. Human Kinetics, Champaign, IL.
Dusrtine JL, Moore GE (Eds.) (2003) Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (2nd Edition). Human Kinetics, Champaign, USA.
Ehrman JK et al (Eds) (2019) Clinical Exercise Physiology, 4th Ed., Human Kinetics.
Moore GE et al (2016) ACSM's Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities, 4th Ed., Human Kinetics.
Pollock ML, Wilmore JH. (1990) Exercise in health and disease: Evaluation and prescription for prevention and rehabilitation Saunders, Philadelphia.
Schneider S et al (2006) Sports injuries: population based representative data on incidence, diagnosis, sequelae, and high-risk groups. Br J Sports Med, 40:334-339.
Stubbs B, Rosenbaum S. (2018) Exercise-based Interventions for Mental Illness, 1st Ed., Elsevier.