2024

Fundamentos de Epidemiologia e Saúde Pública

Nome: Fundamentos de Epidemiologia e Saúde Pública
Cód.: CMS14343L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Aquisição de conhecimentos no âmbito da saúde pública sobre: estado de saúde das populações para promoção da saúde e prevenção da doença; princípios éticos da investigação clínica; modelos e determinantes do processo saúde-doença; conceitos e técnicas da epidemiologia na investigação clínica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos e competências no âmbito da saúde pública–epidemiologia.
2. Reconhecer a epidemiologia como o ramo da saúde pública que estuda a distribuição da doença nas populações, e os fatores que a influenciam/determinam.

No final os estudantes deverão ser capazes de:

I. Conhecer:
- Os conceitos inerentes à saúde pública e à epidemiologia
- Os princípios éticos associados à saúde pública e à investigação clínica
- Os modelos e determinantes do processo saúde-doença
- Os diferentes desenhos de estudos em epidemiologia
II. Desenvolver capacidades de autoaprendizagem, pesquisa e escolha de informação, de síntese, de comunicação e leitura crítica
III. Descrever os conceitos de Saúde Pública e Epidemiologia, e evolução histórica
IV. Reconhecer os determinantes de saúde no curso de algumas doenças
V. Caraterizar medidas e os indicadores de saúde da população
VI. Identificar diferentes sistemas e políticas de saúde

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Saúde Pública
- Evolução histórica.
- História natural da doença.
- Medidas de saúde na comunidade.
- Indicadores de saúde.

2. Epidemiologia
- Contexto histórico;
- Sucessos da epidemiologia;
- Definições e âmbito da epidemiologia;
- Medidas epidemiológicas de saúde e doença (frequência, associação e impacto);
- Estudos transversais;
- Estudos ecológicos
- Estudos de coorte;
- Estudos caso-controlo;
- Estudos de intervenção;
- Interpretação dos resultados dos estudos epidemiológicos.

3. Casos de estudo.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem realiza-se pela integração de: i) aulas teóricas recorrendo a métodos expositivos e de pedagogia ativa; ii) aulas teórico-práticas de discussão de trabalhos envolvendo: a) discussão e análise critica de artigos científicos utilizando diversas metodologias e desenhos de estudos epidemiológicos b) desenho de um protocolo de estudo para responder a uma questão de investigação proposta pelo docente. A avaliação final da aprendizagem resulta do processo de avaliação contínua dos trabalhos desenvolvidos/apresentados ao longo do semestre (40%) e por um exame final (60%).

Bibliografia

- Farmer, R., Miller, D. & Lawrenson, R. (1996), Epidemiology and Public Health Medicine (4th ed.) Blackwell Science.
- MacDonald T.H. and Gray D.P. (2007), Basic Concepts in Statistics and Epidemiology (1st ed.), Radcliffe Publishing
- Mausner, Judith S. (1999), Introdução à epidemiologia (2nd ed.), Lisboa
- Newman, Stephen C. (2001), Biostatistical methods in epidemiology (1st ed.) New York: John Wiley & Sons, Inc
- Oliveira, A. (2009), Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações. Lidel.
- Rothman K.J., Lash L.T., Greenland S. (2012), Modern Epidemiology (3rd ed.) Hardcover Stone, D.B., Armstrong, R.W., Macrina, D.M. & Pankau, J.W., (1999), Introdução à Epidemiologia (1st ed.). McGraw-Hill.
- Woodward, Mark (2005), Epidemiology: study design and data analysis (2nd ed.), Chapman & Hall/CRC