2024

Fundamentos de Ciências Forenses

Nome: Fundamentos de Ciências Forenses
Cód.: CMS14332L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

UC que visa dar formação complementar na área da ciência forense que permita aos estudantes alargar as suas competências, em particular aos interessados em seguir estudos ou profissão nesta área.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo geral desta unidade curricular é dar formação complementar na área da ciência forense que permita aos estudantes alargar as suas competências, em particular aos interessados em seguir estudos ou profissão nesta área.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
1) Compreender todos os passos de uma investigação criminal;
2) Compreender as funções de um perito forense;
3) Abordar corretamente uma cena de crime para recolha de evidências;
4) Avaliar, para a análise de cada evidência, as técnicas disponíveis e saber selecionar a metodologia correta;
5) Saber planear o trabalho, executar as técnicas e analisar os resultados.

Será também esperado que os estudantes desenvolvam a capacidade de resolução de problemas e o pensamento critico, nomeadamente nas disposições: procura da verdade, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, curiosidade intelectual e maturidade cognitiva.

Conteúdos Programáticos

Ciência forense; definição, caracterização, história e serviços em Portugal.
Investigação criminal e funções de um perito forense.
Análise de cenas de crime e cadeia de custódia.
Lofoscopia.
Análise forense de vestígios em casos de incêndios e explosões.
Análise forense de vestígios de fibras e cabelos.
Análise forense de vestígios de resíduos de disparos de armas de fogo.
Toxicologia forense, classificação, métodos de administração e estruturas químicas das drogas e venenos mais usuais.
Osteologia e osteometria humana e atribuição de um perfil biológico a restos esqueletizados: estimativa do sexo, da idade à morte e da afiliação populacional. Identificação de características distintivas passíveis de atribuir uma identidade.
Medicina forense.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino usada está enquadrada na aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning) que possibilita aos estudantes desenvolverem o pensamento critico e criativo, permitindo um conhecimento mais consolidado e com maior satisfação. Nas aulas teóricas, é promovida a interação com os estudantes sendo usados casos reais e fictícios, com o recurso ao uso de filmes, imagens e notícias dos meios de comunicação social. Os estudantes têm que resolver exercícios práticos e enigmas. Nas aulas práticas laboratoriais os estudantes têm que analisar, com as metodologias adequadas, as evidências fornecidas pelo docente e que fazem parte de um caso fictício, o qual os estudantes têm que resolver. De cada aula experimental é produzido um relatório que deve ter uma análise critica dos resultados com a sua integração e elaboração de um raciocínio lógico que permita levar à resolução do caso. Avaliação: resolução problemas 5%, parte prática 35%, monografia escrita com apresentação.

Bibliografia

Jickells, S., Negrusz, A. (Editores) (2008). Clarke’s Analytical Forensic Toxicology. Pharmaceutical Press, London .
Langley, N.R., Jantz, L.M., Ousley, S.D., Jantz, R. & Milner, G.(2016). Data Collection Procedures for Forensic Skeletal Material 2.0. University of Tennessee.
Mallett, X., Blythe, T. & Berry, R. (2014). Advances in Forensic Human Identification. CRC Press.
Fátima Pinheiro, M. (coordenação) (2013). Ciências Forenses ao Serviço da Justiça. Ed. Pactor.
Dinis Oliveira, R.J., Carvalho, F.D., Bastos, M.L. (coordenação) (2015). Toxicologia Forense. Ed. Pactor.
Franklin, R. (editor) (2018). Medicina Forense Aplicada. Editora Rubio.