2024

Alergia e Ambiente

Nome: Alergia e Ambiente
Cód.: CMS14331L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Em Alergia e Ambiente abordam-se os conceitos e métodos no estudo das alergias e os mecanismos da reação alérgica e ainda sobre alergénios ambientais, as suas fontes e distribuição e o impacto da exposição humana na doença alérgica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nesta disciplina, os alunos irão discutir, interpretar, descrever e analisar informação ambiental relevante para o desenvolvimento de doenças de base inflamatória dependentes da interação entre o ambiente e o sistema imunitário, nomeadamente as doenças de hipersensibilidade como as alergias.
No final da disciplina o aluno deverá estar habilitado a:
• Conhecer os mecanismos fundamentais da interação entre os alergénios e os poluentes ambientais com o sistema imunitário;
• Reconhecer os quadros característicos das doenças alérgicas;
• Reconhecer e descrever os principais fatores ambientais de exposição e de risco;
• Avaliar os níveis de risco de exposição aos vários alergénios ambientais;
• Aconselhar as autoridades públicas quanto às medidas a implementar para redução da exposição aos vários alergénios e poluentes;
• Comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita e organizar a informação de modo coerente e lógico sob temas do âmbito da disciplina.

Conteúdos Programáticos

I – Mecanismos Fundamentais em Imunidade:
• As células do sistema imunitário;
• Mediadores químicos e Anticorpos;
II – Interações entre o meio ambiente e o sistema imunitário:
• Mecanismos moleculares nas reações de hipersensibilidade - a doença alérgica;
• Alergénios – estrutura e função;
• Alergénios e reação cruzada;
• Mecanismos de alergenicidade dos alergénios;
• Poluentes químicos do ar (indoor e outdoor) e as reações de hipersensibilidade;
III – Alergénios Ambientais:
• Ácaros, epitélios animais, esporos fúngicos e pólen
• Metodologias de amostragem e técnicas de deteção, quantificação e monitorização;
• Exposição e impactos na saúde - princípios de avaliação da exposição e do risco;
• Fatores de risco ambientais - fatores climáticos e geográficos;
• Previsão do risco;
IV - Doenças Alérgicas Mais Comuns
V - Alergia Ocupacional e Ambiental

Métodos de Ensino

A lecionação consiste em: a) aulas teórico-práticas onde serão expostos os conceitos fundamentais, usando sempre que possível casos de estudo concretos – sempre que possível, com o recurso a material audiovisual; b) trabalhos de campos e sessões laboratoriais dedicadas à identificação de alguns alergénios e das suas fontes. A componente prática estará articulada com os conceitos teóricos e será suportada na resolução de situações concretas.
Os estudantes poderão optar entre uma avaliação contínua ou por exame final de acordo com REI. Assim, a avaliação da mesma consistirá na apresentação de um caso, na forma oral e escrita (50%) e num teste escrito sobre as matérias abordadas (50%). A nota final resultará da média das 2 frequências. Em alternativa o aluno poderá submeter-se a exame final. Anota final varia entre 0-20 valores.

Bibliografia

Akdis, C.A. & Agache, I. (2014) – Global Atlas of Allergy. EAACI Pub., 186 p.
• Hung, L.; Miller, J.D.; Dillon, H.K. (2005) – Field Guide for the Determination of Biological Contaminants in Environmental Samples. AIHA, 2ºed., 267 p.
• Henry J. McDermottT (2004) – Air Monitoring for Toxic Exposures. John Wiley & Sons, Inc, Hoboken, N.J, 685 p.