2025
Alergia e Ambiente
Nome: Alergia e Ambiente
Cód.: CMS14331L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Em Alergia e Ambiente abordam-se os conceitos e métodos no estudo das alergias e os mecanismos da reação alérgica e ainda sobre alergénios ambientais, as suas fontes e distribuição e o impacto da exposição humana na doença alérgica.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Nesta disciplina, os alunos irão discutir, interpretar, descrever e analisar informação ambiental relevante para o desenvolvimento de doenças de base inflamatória dependentes da interação entre o ambiente e o sistema imunitário, nomeadamente as doenças de hipersensibilidade como as alergias.
No final da disciplina o aluno deverá estar habilitado a:
Conhecer os mecanismos fundamentais da interação entre os alergénios e os poluentes ambientais com o sistema imunitário;
Reconhecer os quadros característicos das doenças alérgicas;
Reconhecer e descrever os principais fatores ambientais de exposição e de risco;
Avaliar os níveis de risco de exposição aos vários alergénios ambientais;
Aconselhar as autoridades públicas quanto às medidas a implementar para redução da exposição aos vários alergénios e poluentes;
Comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita e organizar a informação de modo coerente e lógico sob temas do âmbito da disciplina.
No final da disciplina o aluno deverá estar habilitado a:
Conhecer os mecanismos fundamentais da interação entre os alergénios e os poluentes ambientais com o sistema imunitário;
Reconhecer os quadros característicos das doenças alérgicas;
Reconhecer e descrever os principais fatores ambientais de exposição e de risco;
Avaliar os níveis de risco de exposição aos vários alergénios ambientais;
Aconselhar as autoridades públicas quanto às medidas a implementar para redução da exposição aos vários alergénios e poluentes;
Comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita e organizar a informação de modo coerente e lógico sob temas do âmbito da disciplina.
Conteúdos Programáticos
I Mecanismos Fundamentais em Imunidade:
As células do sistema imunitário;
Mediadores químicos e Anticorpos;
II Interações entre o meio ambiente e o sistema imunitário:
Mecanismos moleculares nas reações de hipersensibilidade - a doença alérgica;
Alergénios estrutura e função;
Alergénios e reação cruzada;
Mecanismos de alergenicidade dos alergénios;
Poluentes químicos do ar (indoor e outdoor) e as reações de hipersensibilidade;
III Alergénios Ambientais:
Ácaros, epitélios animais, esporos fúngicos e pólen
Metodologias de amostragem e técnicas de deteção, quantificação e monitorização;
Exposição e impactos na saúde - princípios de avaliação da exposição e do risco;
Fatores de risco ambientais - fatores climáticos e geográficos;
Previsão do risco;
IV - Doenças Alérgicas Mais Comuns
V - Alergia Ocupacional e Ambiental
As células do sistema imunitário;
Mediadores químicos e Anticorpos;
II Interações entre o meio ambiente e o sistema imunitário:
Mecanismos moleculares nas reações de hipersensibilidade - a doença alérgica;
Alergénios estrutura e função;
Alergénios e reação cruzada;
Mecanismos de alergenicidade dos alergénios;
Poluentes químicos do ar (indoor e outdoor) e as reações de hipersensibilidade;
III Alergénios Ambientais:
Ácaros, epitélios animais, esporos fúngicos e pólen
Metodologias de amostragem e técnicas de deteção, quantificação e monitorização;
Exposição e impactos na saúde - princípios de avaliação da exposição e do risco;
Fatores de risco ambientais - fatores climáticos e geográficos;
Previsão do risco;
IV - Doenças Alérgicas Mais Comuns
V - Alergia Ocupacional e Ambiental
Métodos de Ensino
A lecionação consiste em: a) aulas teórico-práticas onde serão expostos os conceitos fundamentais, usando sempre que possível casos de estudo concretos sempre que possível, com o recurso a material audiovisual; b) trabalhos de campos e sessões laboratoriais dedicadas à identificação de alguns alergénios e das suas fontes. A componente prática estará articulada com os conceitos teóricos e será suportada na resolução de situações concretas.
Os estudantes poderão optar entre uma avaliação contínua ou por exame final de acordo com REI. Assim, a avaliação da mesma consistirá na apresentação de um caso, na forma oral e escrita (50%) e num teste escrito sobre as matérias abordadas (50%). A nota final resultará da média das 2 frequências. Em alternativa o aluno poderá submeter-se a exame final. Anota final varia entre 0-20 valores.
Os estudantes poderão optar entre uma avaliação contínua ou por exame final de acordo com REI. Assim, a avaliação da mesma consistirá na apresentação de um caso, na forma oral e escrita (50%) e num teste escrito sobre as matérias abordadas (50%). A nota final resultará da média das 2 frequências. Em alternativa o aluno poderá submeter-se a exame final. Anota final varia entre 0-20 valores.
Bibliografia
Akdis, C.A. & Agache, I. (2014) Global Atlas of Allergy. EAACI Pub., 186 p.
Hung, L.; Miller, J.D.; Dillon, H.K. (2005) Field Guide for the Determination of Biological Contaminants in Environmental Samples. AIHA, 2ºed., 267 p.
Henry J. McDermottT (2004) Air Monitoring for Toxic Exposures. John Wiley & Sons, Inc, Hoboken, N.J, 685 p.
Hung, L.; Miller, J.D.; Dillon, H.K. (2005) Field Guide for the Determination of Biological Contaminants in Environmental Samples. AIHA, 2ºed., 267 p.
Henry J. McDermottT (2004) Air Monitoring for Toxic Exposures. John Wiley & Sons, Inc, Hoboken, N.J, 685 p.