2025
Envelhecimento e Introdução à Gerontologia
Nome: Envelhecimento e Introdução à Gerontologia
Cód.: CMS14329L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Compreensão interdisciplinar dos aspetos nucleares dos fenómenos do envelhecimento nas sociedades contemporâneas: 1. Considerações fundamentais sobre Gerontologia; 2. Envelhecimento nas sociedades contemporâneas; 3. Envelhecimento e Gerontologia.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
1. Proporcionar aos estudantes das ciências biomédicas a compreensão interdisciplinar dos aspetos nucleares dos fenómenos do envelhecimento nas sociedades contemporâneas;
2. Habilitar os alunos com os principais conhecimentos sobre o contexto e o processo da emergência da Gerontologia como campo científico autónomo;
3. Conhecer os fundamentos teórico-metodológico da Gerontologia;
4. Identificar as problemáticas e necessidades (de saúde, sociais e jurídicas) da pessoa idosa;
5. Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade para a análise reflexiva e interventiva sobre as problemáticas do envelhecimento nas sociedades contemporâneas (conhecer para agir);
6. Experienciar métodos de avaliação e intervenção para promoção de um envelhecimento saudável e ativo.
Competências:
- Compreender a relevância interdisciplinar do objeto de estudo da Gerontologia no contexto das ciências biomédicas;
- Entender os principais aspetos da abordagem interdisciplinar da Gerontologia.
1. Proporcionar aos estudantes das ciências biomédicas a compreensão interdisciplinar dos aspetos nucleares dos fenómenos do envelhecimento nas sociedades contemporâneas;
2. Habilitar os alunos com os principais conhecimentos sobre o contexto e o processo da emergência da Gerontologia como campo científico autónomo;
3. Conhecer os fundamentos teórico-metodológico da Gerontologia;
4. Identificar as problemáticas e necessidades (de saúde, sociais e jurídicas) da pessoa idosa;
5. Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade para a análise reflexiva e interventiva sobre as problemáticas do envelhecimento nas sociedades contemporâneas (conhecer para agir);
6. Experienciar métodos de avaliação e intervenção para promoção de um envelhecimento saudável e ativo.
Competências:
- Compreender a relevância interdisciplinar do objeto de estudo da Gerontologia no contexto das ciências biomédicas;
- Entender os principais aspetos da abordagem interdisciplinar da Gerontologia.
Conteúdos Programáticos
1: Gerontologia: Considerações fundamentais
1.1.- Génese da Gerontologia como campo científico
1.2.- Fundamento teórico-metodológico da área científica da Gerontologia
1.3.- Agenda temática nos estudos das perspetivas contemporânea e futura de investigação em Gerontologia
2: Envelhecimento nas sociedades contemporâneas
2.1.- Processo de envelhecimento: desafio e dilemas sobre as questões de saúde, jurídicas e sociais
2.2.- Problemática da vulnerabilidade
2.3.- Envelhecimento (ativo)
2.4.- Respostas institucionais do envelhecer em Portugal
3: Envelhecimento e Gerontologia
3.1.- Promoção da saúde e envelhecimento ativo
3.2.- Cuidados de saúde no envelhecimento
3.3.- Capacitação e empoderamento para o envelhecimento ativo
1.1.- Génese da Gerontologia como campo científico
1.2.- Fundamento teórico-metodológico da área científica da Gerontologia
1.3.- Agenda temática nos estudos das perspetivas contemporânea e futura de investigação em Gerontologia
2: Envelhecimento nas sociedades contemporâneas
2.1.- Processo de envelhecimento: desafio e dilemas sobre as questões de saúde, jurídicas e sociais
2.2.- Problemática da vulnerabilidade
2.3.- Envelhecimento (ativo)
2.4.- Respostas institucionais do envelhecer em Portugal
3: Envelhecimento e Gerontologia
3.1.- Promoção da saúde e envelhecimento ativo
3.2.- Cuidados de saúde no envelhecimento
3.3.- Capacitação e empoderamento para o envelhecimento ativo
Métodos de Ensino
Unidade curricular a ser lecionada por sessões teóricas e teórico-práticas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicadas sessões à distância via plataforma do moodle-uevora. As sessões teórico-práticas destinam-se para valorizar e potenciar as vivências de avaliação e intervenção.
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino e aprendizagem será organizado com base em aulas essencialmente teóricas.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
a) Avaliação continua:
- 1 Trabalho com estrutura de artigo científico: 100%
b) Avaliação por exame:
- 1 Prova escrita: 100%
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino e aprendizagem será organizado com base em aulas essencialmente teóricas.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
a) Avaliação continua:
- 1 Trabalho com estrutura de artigo científico: 100%
b) Avaliação por exame:
- 1 Prova escrita: 100%
Bibliografia
Bengtson V & Settersten R. (Ed.). (2016) Handbook of Theories of Aging. 3th Ed. Springer Publishing Company
Faria et al (2020) Visões sobre o envelhecimento. Beja: Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento no Alentejo - IPBeja Editorial
Mendes F et al (2020) Envelhecer em Segurança no Alentejo. Compreender para agir. Universidade de Évora
Oliveira et al (2013) Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? IUC, Coimbra.
Pereira et al (2017) Manual de avaliação funcional para o risco de quedas em pessoas idosas. Universidade de Évora
Ribeiro O & Paúl MC (Coord.) (2012) Manual de Gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lidel
Rosa MJV (2012) O Envelhecimento da Sociedade Portuguesa. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Faria et al (2020) Visões sobre o envelhecimento. Beja: Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento no Alentejo - IPBeja Editorial
Mendes F et al (2020) Envelhecer em Segurança no Alentejo. Compreender para agir. Universidade de Évora
Oliveira et al (2013) Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? IUC, Coimbra.
Pereira et al (2017) Manual de avaliação funcional para o risco de quedas em pessoas idosas. Universidade de Évora
Ribeiro O & Paúl MC (Coord.) (2012) Manual de Gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lidel
Rosa MJV (2012) O Envelhecimento da Sociedade Portuguesa. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos