2024

Saúde Ambiental

Nome: Saúde Ambiental
Cód.: CMS14322L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC permite ao aluno a compreensão da coevolução da civilização humana, da exposição ambiental e da doença, sob uma perspectiva do reconhecimento de quais são esses contaminantes, dos seus mecanismos de acção e das bases de susceptibilidade genética humana às doenças de etiologia ambiental.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Ao concluir a unidade o aluno deverá:
Compreender a coevolução da civilização humana, da exposição ambiental e da doença.
Reconhecer os diferentes grupos de contaminantes ambientais.
Descrever os principais mecanismos de toxicidade de contaminantes ambientais.
Descrever os principais problemas ambientais e de saúde causados por produtos químicos ambientais.
Compreender a base da susceptibilidade genética e não genética às doenças ambientais.
Descrever os riscos ambientais e os procedimentos de monitorização ambiental.
Compreender os princípios básicos subjacentes às mudanças climáticas e seu impacto na saúde humana e ecológica.
Compreender os desafios de produzir alimentos suficientes para uma população em expansão.
Compreender como a avaliação de risco é realizada e implementada.
Compreender a política ambiental na perspectiva de diferentes países

Conteúdos Programáticos

Introdução à Saúde Ambiental.
Visão geral dos fatores ambientais biológicos, químicos e físicos.
Meio Ambiente Construído e Saúde.
Saúde Ambiental da Criança - Pré-natal e Pós-natal.
Fundamentals of Health Impact Assessment.
Transporte Atmosférico e Transformações de Produtos Químicos Aerotransportados.
Política e política ambiental.
Fundamentos de Toxicologia.
Propriedades e medição de partículas transportadas pelo ar.
Comportamento químico de sistemas aquáticos.
Qualidade da água e saúde.
Conceitos Fundamentais de Medições Ambientais.
Avaliação de risco e definição de padrões.
O “Modelo Ecológico” e o conceito de “Uma Saúde2 e a sua integração com a Saúde Ambiental.
Casos de Estudo:
- Exposição a produtos da combustão de gasóleo.
- Poluição Interior (fungos, químicos) e risco para a Saúde.
- Fármacos, Disruptores Endócrinos (EDCs) e Nanomateriais no meio aquático.
- Lixo electrónico.

Métodos de Ensino

O ensino dos conteúdos teóricos é feito através de exposição oral complementada com métodos audiovisuais (PPT, vídeo, modelos computacionais) e a apresentação de casos de estudo com o auxílio de artigos científicos
No decurso das aulas teórico-práticas os alunos apresentam individualmente artigos científicos ilustrativos do estado da arte por eles seleccionados, cabendo-lhes igualmente estimular discussão em seu torno. O artigo terá que ser fornecido antecipadamente aos restantes membros da turma.
Avaliação de conhecimentos (15 valores - 75%) - média de dois testes ou exame final.
Avaliação da apresentação de um artigo científico, da dinamização do debate e das perguntas formuladas aos restantes elementos da turma (4 valores - 20 % - A não realização desta tarefa implica reprovação na unidade curricular).
Avaliação da pré-preparação dos artigos, participação na discussão e resposta às perguntas sobre eles formuladas (1 valor- 5%).

Bibliografia

Kishi, R., Grandjean, P. (2020). Health Impacts of Developmental Exposure to Environmental Chemicals, 1st Ed. Springer.
Friis, R.H. (2019). Essentials of Environmental Health, 3rd Ed. Jones & Bartlett.
Arezes, P.M., et al. (2019). Occupational and Environmental Safety and Health, 1st Ed. Springer.