2025
Desenvolvimento Humano e Ciclo da Vida
Nome: Desenvolvimento Humano e Ciclo da Vida
Cód.: CMS14321L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Estudo e compreensão interdisciplinar Bio-Psico-Social dos aspetos nucleares dos fenómenos do Desenvolvimento Humano ao Longo do Ciclo da Vida nas sociedades contemporâneas; e a sua importância no contexto da promoção da saúde e do bem-estar.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos: Proporcionar aos estudantes a compreensão interdisciplinar Bio-Psico-Social dos aspetos nucleares dos fenómenos do Desenvolvimento Humano ao Longo do Ciclo da Vida (DH-LCV) nas sociedades contemporâneas; Habilitar os alunos com os principais conhecimentos sobre o contexto e o processo da emergência do Desenvolvimento Humano ao longo do Ciclo da Vida como campo científico autónomo; Caracterizar o desenvolvimento teórico-metodológico do DH-LCV; Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade para a análise reflexiva sobre as problemáticas do desenvolvimento humano nas sociedades contemporâneas;
Competências: Compreender a relevância interdisciplinar do DH-LCV no contexto das ciências biomédicas; Entender os principais aspetos da abordagem interdisciplinar Bio-Psico-Social para descrever os dilemas e desafios do DH-LCV; Sintetiza a perspetiva interdisciplinar do DH-LCV o contexto da promoção da saúde e do bem-estar.
Competências: Compreender a relevância interdisciplinar do DH-LCV no contexto das ciências biomédicas; Entender os principais aspetos da abordagem interdisciplinar Bio-Psico-Social para descrever os dilemas e desafios do DH-LCV; Sintetiza a perspetiva interdisciplinar do DH-LCV o contexto da promoção da saúde e do bem-estar.
Conteúdos Programáticos
1: Desenvolvimento Humano ao Longo do Ciclo da vida: Seu enquadramento nas Ciências Biomédicas
1.2. - Variabilidade intraindividual no estudo do desenvolvimento ao longo da vida
1.3. - Biologia, Evolução, Contexto e Desenvolvimento Humano
1.4. - Bases neurobiológicas do comportamento ao longo da vida
1.5. - Bases neurobiológicas da regulação da emoção ao longo da vida
2: Cognição e comportamento humano ao longo da vida
2.1.- O desenvolvimento dinâmico do pensamento, sentimento e comportamento ao longo da vida
2.2.- Estrutura e Processo no Desenvolvimento Cognitivo ao Longo de Vida
2.3.- Inteligência, Memória e Funções Executivas
2.4.- Moralidade e compreensão social
3: Desenvolvimento Social e Emocional ao longo da vida
3.1.- Integração Dinâmica da Emoção e Cognição
3.2.- Temperamento e Personalidade
3.3.- Identidade e Relações Sociais
3.4.- Psicopatologia do Desenvolvimento
1.2. - Variabilidade intraindividual no estudo do desenvolvimento ao longo da vida
1.3. - Biologia, Evolução, Contexto e Desenvolvimento Humano
1.4. - Bases neurobiológicas do comportamento ao longo da vida
1.5. - Bases neurobiológicas da regulação da emoção ao longo da vida
2: Cognição e comportamento humano ao longo da vida
2.1.- O desenvolvimento dinâmico do pensamento, sentimento e comportamento ao longo da vida
2.2.- Estrutura e Processo no Desenvolvimento Cognitivo ao Longo de Vida
2.3.- Inteligência, Memória e Funções Executivas
2.4.- Moralidade e compreensão social
3: Desenvolvimento Social e Emocional ao longo da vida
3.1.- Integração Dinâmica da Emoção e Cognição
3.2.- Temperamento e Personalidade
3.3.- Identidade e Relações Sociais
3.4.- Psicopatologia do Desenvolvimento
Métodos de Ensino
Apresentação, análise e discussão de conteúdos teóricos e de exemplos práticos (aulas-teórico (T)); Treino e simulação de estudos de caso em suporte papel e lápis e em suporte informático (aulas práticas (P)); Apoio Tutorial (OT) individual e grupal ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sobre um dos temas do programa; Elaboração de um trabalho de síntese de todas as competências desenvolvidas sob a forma de portefólio que contribui para 100 % da nota final
Bibliografia
Candeias, A. A., (Coord.). (2020). Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão. Évora: Universidade de Évora. (ISBN: 978-989-8550-83-5). https://www.researchgate.net/publication/338921585_Livro_Desenvolvimento_ao_longo_da_vida_-_Aprendizagem_Bem-estar_e_Inclusao
Hunter, S. & Donders, J. (2018). Neuropsychological Conditions Across the Lifespan: United Kingdom: Cambridge University Press
Lerner, R. & Overton, W. (2010). The Handbook of LifeSpan Development, Volume 1: Cognition, Biology and Methods. NY: John Wiley & Sons.
Lamb, M., Freund, A. & Lerner, R. (2010). The Handbook of LifeSpan Development, Volume 2: Social and Emotional Development. NY: John Wiley & Sons.
Rider; E. & Sigelman, C. (2014). Life-Span Human Development. Belmont (CA): Cengage Learning Inc
Hunter, S. & Donders, J. (2018). Neuropsychological Conditions Across the Lifespan: United Kingdom: Cambridge University Press
Lerner, R. & Overton, W. (2010). The Handbook of LifeSpan Development, Volume 1: Cognition, Biology and Methods. NY: John Wiley & Sons.
Lamb, M., Freund, A. & Lerner, R. (2010). The Handbook of LifeSpan Development, Volume 2: Social and Emotional Development. NY: John Wiley & Sons.
Rider; E. & Sigelman, C. (2014). Life-Span Human Development. Belmont (CA): Cengage Learning Inc
Equipa Docente (2024/2025 )
- Adelinda Maria Araújo Candeias [responsável]
- Manuel Ramiro Dias Pastorinho