2024

Bioquímica Fisiológica II

Nome: Bioquímica Fisiológica II
Cód.: CMS14311L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica, Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A Bioquímica Fisiológica II oferece uma visão integrada do metabolismo e da sua regulação no corpo humano, em diferentes estados metabólicos. Aborda também os mecanismos subjacentes a algumas patologias metabólicas.
Deve ser precedida de Bioquímica Fisiológica I.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Bioquímica Humana Integrativa. Especificamente, pretende-se que os alunos adquiriram conhecimentos que lhes permitam compreender organização do metabolismo, as suas inter-relações e regulação a nível molecular, celular e do organismo, bem como a homeostasia metabólica e o papel das alterações moleculares no desenvolvimento de patologias metabólicas.
Os estudantes deverão: identificar as diferentes vias metabólicas, a forma como se interligam e como se influenciam entre si; adquirir uma visão integrada do metabolismo e conhecer e compreender a sua regulação a nível celular e do organismo; identificar e compreender o contributo das alterações moleculares para as patologias metabólicas; analisar resultados e aplicar os conhecimentos adquiridos a situações novas nesta ou outra área científica; o desenvolvimento de uma atitude analítica e de investigação e de rigor científico.

Conteúdos Programáticos

Introdução ao metabolism (revisões).
Conservação de energia no metabolismo: Mecanismos de síntese de ATP. Fermentação e Fosforilação Oxidativa.
Catabolismo das Biomoléculas mais relevantes: Ciclo dos ácidos tricarboxílicos. Catabolismo de glúcidos, Lípidos e Aminoácidos. Regulação do catabolismo.
Regulação e Integração do Metabolismo em Pós-prândio: Reconhecimento da Glicose pelas células. Biossíntese do Glicogénio e dos Lípidos. Papel da Insulina.
Regulação e Integração do Metabolismo em Jejum: Metabolismo durante o Jejum. Degradação de glicogénio Hepático. Gliconeogénese: reações e precursores. O papel da Glucagina e dos Glucocorticóides.
Regulação e Integração do Metabolismo na Atividade Física: Vias Metabólicas para síntese de ATP no Músculo Esquelético. Regulação Hormonal: Papel da Adrenalina.
Controlo da Massa Corporal e a Síndrome Metabólica: Controlo Humoral da Ingestão. Leptina, Peptídeos Intestinais e Ghrelina. Termogénese Adaptiva. Papel das hormonas da Tiróide. Obesidade.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado nas aulas teóricas (35h), teórico práticas (13h) e práticas laboratoriais (15h) e na bibliografia recomendada.
O sistema de avaliação está organizado de modo a ter em conta o trabalho realizado pelo estudante e o aproveitamento obtido nas diferentes componentes. A componente prática laboratorial (NL) é avaliada de uma forma contínua, tendo em conta a assiduidade, o desempenho laboratorial e a análise, interpretação e discussão dos resultados (oral e/ou relatório). A componente teórica e teórico-prática (NT) poderá ser avaliada em duas modalidades: contínua (frequências) ou exame.
A nota final (NF) é calculada, atendendo às seguintes ponderações: NF=0,25*NL+0,75*NT.

Bibliografia

Poian, A.T. Da & M. A. R. B. Castanho (2015). Integrative Human Biochemistry: A Textbook for Medical Biochemistry. Springer New York Heidelberg Dordrecht London. ISBN 978-1-4939-3057-9; ISBN 978-1-4939-3058-6 (eBook); DOI 10.1007/978-1-4939-3058-6.
Devlin, T.M. (2006). Textbook of biochemistry with clinical correlations, 5th edition. Wiley-Liss Publications, New York.
Quintas A., Freire, A.P. & Halpern, M J. (2008). Bioquímica - organização molecular da vida, Edições Lidel, Lisboa.
Voet, D., Voet, J.G & Pratt, CW (2005). Fundamentals of biochemistry, 2nd ed., John Wiley & Sons, Inc., New York.
Holme, D.J. & Peck, H. (1998). Analytical biochemistry, 3rd ed., Longman, United Kingdom.

Equipa Docente (2023/2024 )