2024

Bioquímica Fisiológica I

Nome: Bioquímica Fisiológica I
Cód.: CMS14306L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica, Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A Bioquímica Fisiológica I fornece uma visão integrada da Bioquímica Fisiológica, como foco na estrutura e função das Biomoléculas no corpo humano. Deverá ser sucedida de Bioquímica Fisiológica II, da qual é complementar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo geral desta unidade curricular é dotar os alunos dum conjunto de conhecimentos em Bioquímica Humana Integrativa. Especificamente, pretende-se que os alunos adquiriram conhecimentos que lhes permitam compreender a estrutura e a função das principais biomoléculas, o papel de elementos inorgânicos na química da vida, bem como avaliar a importância destes para os seres vivos.
Os estudantes deverão ser capazes de identificar os diferentes tipos de biomoléculas, macromoléculas, biopolímeros e agregados macromoleculares, conhecer as suas propriedades e funções nos seres vivos, relacionar alterações moleculares com disfunções celulares e do organismo, e aplicar dos conhecimentos adquiridos a situações novas nesta ou outra área científica. Privilegiar-se-á o desenvolvimento de uma atitude analítica e de investigação, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados do trabalho experimental e o desenvolvimento de uma atitude crítica e de rigor científico.

Conteúdos Programáticos

Introdução: A vida é feita de moléculas: Exemplos ilustrativos selecionados: #1-A origem molecular da vida; #2-Vírus; #3-Moléculas como ferramentas, descoberta e desenvolvimento de fármacos.
-A Química e a Física da Vida: Noções básicas de química e física em células e tecidos.
-As famílias de moléculas biológicas: Lípidos e a sua organização supramolecular. Sacarídeos, seus polímeros e derivados: mono- e polissacarídeos; conjugados de mono- e oligossacarídeos. Ácidos nucleicos. Aminoácidos e seus polímeros: peptídeos e proteínas. Estrutura e Função de Proteínas; Interação cooperativa entre estruturas terciária e quaternária; Proteinopatias; Enzimas.
-Introdução ao metabolismo: Reações enzimáticas e não-enzimáticas consecutivas; Catálise enzimática e o seu impacto no metabolismo.
-Regulação dos metabolismos: Níveis e mecanismos de regulação enzimática: Inibição e ativação por ligandos; Biodisponibilidade de precursores primários em via metabólica; Moléculas chave no metabolismo.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado nas aulas teóricas (35h), teórico práticas (13h) e práticas laboratoriais (15h) e na bibliografia recomendada.
O sistema de avaliação está organizado de modo a ter em conta o trabalho realizado pelo estudante e o aproveitamento obtido nas diferentes componentes. A componente prática laboratorial (NL) é avaliada de uma forma contínua, tendo em conta a assiduidade, o desempenho laboratorial e a análise, interpretação e discussão dos resultados (oral e/ou relatório). A componente teórica e teórico-prática (NT) poderá ser avaliada em duas modalidades: contínua (frequências) ou exame.
A nota final (NF) é calculada, atendendo às seguintes ponderações: NF=0,25*NL+0,75*NT.

Bibliografia

Poian, A.T. Da & M. A. R. B. Castanho (2015). Integrative Human Biochemistry: A Textbook for Medical Biochemistry. Springer New York Heidelberg Dordrecht London. ISBN 978-1-4939-3057-9; ISBN 978-1-4939-3058-6 (eBook); DOI 10.1007/978-1-4939-3058-6.
Devlin, T.M. (2006). Textbook of biochemistry with clinical correlations, 5th edition. Wiley-Liss Publications, New York.
Quintas A., Freire, A.P. & Halpern, M J. (2008). Bioquímica - organização molecular da vida, Edições Lidel, Lisboa.
Voet, D., Voet, J.G & Pratt, CW (2005). Fundamentals of biochemistry, 2nd ed., John Wiley & Sons, Inc., New York.
Holme, D.J. & Peck, H. (1998). Analytical biochemistry, 3rd ed., Longman, United Kingdom.