2024

Saúde, Doença e Medicina

Nome: Saúde, Doença e Medicina
Cód.: CMS14301L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estudo dos: Aspetos sociais da saúde, doença, medicina e sociedade; Determinantes sociais da saúde e doença; Fatores sociais e a prática médica; do Processo social da saúde, doença e medicina.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
1. Explicar e ilustrar como as experiências pessoais, em saúde e doença, são influenciadas por fatores sociais;
2. Capacitar os estudantes das ciências biomédicas e da saúde com os principais conhecimentos interdisciplinares e sociológicos para a análise reflexiva sobre a prestação de cuidados de saúde nas sociedades contemporâneas do mundo ocidental.

No final das sessões letivas, os alunos devem adquirir as seguintes competências:
- Compreende as bases sociais da saúde, doença e medicina e como os contextos da prestação de cuidados são essenciais para a boa prática médica;
- Compreende e analisa a relação entre os determinantes sociais da saúde, as experiências pessoais em saúde e doença, e a medicina;
- Identifica, enumera e sintetiza na perspetiva interdisciplinar das ciências da saúde e da sociologia, as questões comuns relacionadas com as políticas de saúde, as desigualdades em saúde, as experiências em doença, as profissões médicas e as relações médico-paciente.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Aspetos sociais da saúde, doença, medicina e sociedade
1.1. Saúde e doença no contexto sociológico e nas ciências da saúde
1.2. Sociologia aplicada à medicina e às ciências biomédicas

Módulo 2. Determinantes sociais da saúde e doença
2.1. Desigualdades sociais, classe social e saúde
2.2. Envelhecimento, saúde e sociedade

Módulo 3. Fatores sociais e a prática médica
3.1. Relação médico-paciente
3.2. Hospitais e a prestação de cuidados de saúde
3.3. Vivendo com a doença crónica
3.4. Moribundo, morte e luto

Módulo 4. Processo social da saúde, doença e medicina
4.1. Limites e fronteiras do conhecimento médico
4.2. Profissionais de saúde
4.3. Cuidado comunitário e cuidado informal
4,4. Saúde pública e promoção da saúde

Métodos de Ensino

Unidade curricular a ser lecionada por sessões teóricas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicadas sessões à distância via plataforma do moodle-uevora.
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino e aprendizagem será organizado com base em aulas essencialmente teóricas.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
a) Avaliação continua:
- 1 Trabalho (artigo científico): 100%
b) Avaliação por exame:
- 1 Prova escrita: 100%

Bibliografia

Alves, F. (coord.). (2013). Saúde, medicina e sociedade. Lisboa: Lidel
Carapinheiro, G. & Correia, T. (org.). (2015). Novos temas de saúde, novas questões sociais. Lisboa: Editora Mundos Sociais
Leandro, E. & Monteiro, B. (coord.). (2014). Saúde no prisma da sociologia. Olhares plurais. Viseu: Psicosoma
Pescosolido, B.A., Martin, J.K., McLeod, J.D. & Rogers, A. (editors). (2011). Handbook of the Sociology of Health, Illness, and Healing. A Blueprint for the 21st Century. New York, Dordrecht, Heidelberg, London: Springer
Scambler, G. (2003). Sociology as applied to medicine. Edinburgh: Saunders
Tavares, D. (2016). Introdução à sociologia da saúde. Coimbra: Almedina