2025
Farmacoepidemiologia
Nome: Farmacoepidemiologia
Cód.: CMS13744I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências Farmacêuticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Nesta UC apresentam-se os conceitos e metodologias da epidemiologia geral, epidemiologia clínica e farmacologia clínica ao estudo da utilização e efeitos de medicamentos, e a sua aplicação a estudos farmacoepidemiológicos, e a regulamentação em Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Serão explicados e aplicados os conceitos e metodologias da epidemiologia geral, epidemiologia clínica e farmacologia clínica ao estudo da utilização e efeitos de medicamentos.
No final da UC os alunos deverão estar dotados das capacidades e competências de consulta e interpretação de estudos farmacoepidemiológicos com diferentes tipos de delineamentos com o objetivo de determinar qual a opção terapêutica com a melhor relação benefício/risco.
Os alunos deverão também conhecer a regulamentação em Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia, as responsabilidades dos intervenientes na monitorização de segurança dos medicamentos e a constituição do Sistema Nacional de Farmacovigilância.
No final da UC os alunos deverão estar dotados das capacidades e competências de consulta e interpretação de estudos farmacoepidemiológicos com diferentes tipos de delineamentos com o objetivo de determinar qual a opção terapêutica com a melhor relação benefício/risco.
Os alunos deverão também conhecer a regulamentação em Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia, as responsabilidades dos intervenientes na monitorização de segurança dos medicamentos e a constituição do Sistema Nacional de Farmacovigilância.
Conteúdos Programáticos
Epidemiologia e Farmacoepidemiologia: definição, problemas, metodologias.
A história natural dos medicamentos.
Aspetos legais e éticos da investigação farmacoepidemiológica.
Tipos de estudos farmacoepidemiológicos: Ensaios clínicos e Estudos não intervencionais. Principais metodologias e desenhos utilizados.
A farmacoepidemiologia na avaliação da segurança e eficácia / efetividade dos medicamentos.
O papel do farmacêutico e das farmácias comunitárias na realização de estudos de utilização de medicamentos.
Farmacovigilância. O Sistema Nacional de Farmacovigilância, Imputação de causalidade, geração de sinal de segurança, confirmação de sinal de segurança, procedimentos de notificação espontânea, estimativa de risco a partir da notificação espontânea. Farmacovigilância ativa.
A história natural dos medicamentos.
Aspetos legais e éticos da investigação farmacoepidemiológica.
Tipos de estudos farmacoepidemiológicos: Ensaios clínicos e Estudos não intervencionais. Principais metodologias e desenhos utilizados.
A farmacoepidemiologia na avaliação da segurança e eficácia / efetividade dos medicamentos.
O papel do farmacêutico e das farmácias comunitárias na realização de estudos de utilização de medicamentos.
Farmacovigilância. O Sistema Nacional de Farmacovigilância, Imputação de causalidade, geração de sinal de segurança, confirmação de sinal de segurança, procedimentos de notificação espontânea, estimativa de risco a partir da notificação espontânea. Farmacovigilância ativa.
Métodos de Ensino
O ensino/aprendizagem realiza-se pela integração de: i) aulas teóricas recorrendo a métodos expositivos e de pedagogia activa; ii) aulas teórico-práticas de discussão de trabalhos envolvendo: a) discussão e análise critica de artigos científicos utilizando diversas metodologias e desenhos de estudos farmacoepidemiológicos b) desenho de um protocolo de estudo para responder a uma questão de investigação proposta pelo docente relacionada com eficácia e/ou segurança de medicamentos.
Nesta UC a avaliação final da aprendizagem resulta do processo de:
1. Avaliação contínua: constituída por trabalhos desenvolvidos/apresentados ao longo do semestre (40%) + um exame teórico final (60%), ou;
2. Avaliação final: constituída por exame global final (100%).
Nesta UC a avaliação final da aprendizagem resulta do processo de:
1. Avaliação contínua: constituída por trabalhos desenvolvidos/apresentados ao longo do semestre (40%) + um exame teórico final (60%), ou;
2. Avaliação final: constituída por exame global final (100%).
Bibliografia
Hartzema AG, Porta M, Tilson HH (editores). Pharmacoepidemiology. An introduction. 3rd edition. Harvey Whithney Books Company, 1998.
Textbook of pharmacoepidemiology. John Wiley & Sons Ltd, The Atrium, Southern Gate, Chichester,
West Sussex PO19 8SQ, England.
ANDREWS, Elizabeth, MOORE, Nicholas. Pharmacovigilance. 3rd ed. Wiley-Blackwell, 2013
Mann,R & Andrews, A (2002) Pharmacovigilance. John Wiley and Sons. Philadelphia.
Porta M (2008) A Dicctionary of Epidemiology. Oxford University Press. New York
Storm BL & Kimmel E (2006) Textbook of Pharmacoepidemiology. John Wiley and Sons. Philadelphia
Yi Yang, D (2011). Understanding Pharmacoepidemiology. McGrow Hill. Lange
Farmacovigilância em Portugal 25 anos. INFARMED, 2019.
Textbook of pharmacoepidemiology. John Wiley & Sons Ltd, The Atrium, Southern Gate, Chichester,
West Sussex PO19 8SQ, England.
ANDREWS, Elizabeth, MOORE, Nicholas. Pharmacovigilance. 3rd ed. Wiley-Blackwell, 2013
Mann,R & Andrews, A (2002) Pharmacovigilance. John Wiley and Sons. Philadelphia.
Porta M (2008) A Dicctionary of Epidemiology. Oxford University Press. New York
Storm BL & Kimmel E (2006) Textbook of Pharmacoepidemiology. John Wiley and Sons. Philadelphia
Yi Yang, D (2011). Understanding Pharmacoepidemiology. McGrow Hill. Lange
Farmacovigilância em Portugal 25 anos. INFARMED, 2019.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Ana Margarida Molhinho Advinha [responsável]