Elementos de Sociologia da Educação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
I. NOTA INTRODUTÓRIA:
O estudo desta unidade curricular procura introduzir o(a) estudante em algumas das principais questões hoje analisadas pela sociologia da educação que são determinantes para a compreensão dos contextos educativos em que os futuros profissionais de Educação Básica concretizarão a sua actividade.
Abordar-se-ão sociologicamente fenómenos educativos escolares e não escolares, em diversos níveis de análise (macro, meso e micro) procurando dotar-se o(a) estudante de uma perspectiva analítica e crítica dos fenómenos educativos.
II. Objectivos Gerais:
No final da u.c., pretende-se que o aluno(a) seja capaz de…:
- Compreender a especificidade das abordagens teóricas e metodológicas na produção do conhecimento em Sociologia da Educação;
- Analisar o processo de construção da escola de massas;
- Problematizar as críticas à educação escolar;
- Caracterizar contextos de educação não formal;
- Compreender a dimensão espacial da educação;
- Compreender o papel da educação na produção e no combate à exclusão social;
- Analisar o papel da educação na promoção de uma cultura da igualdade entre géneros;
- Analisar as relações da escola com a família e a comunidade;
- Caracterizar as possíveis «imagens organizacionais» da escola;
- Problematizar os desafios que se colocam à educação na contemporaneidade.
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos:
- A Sociologia da Educação no Contexto das Ciências Sociais (objeto, métodos e delimitação epistemológica):
- Educação, Família e Sociedade (perspetivas funcionalista, conflitual e da Nova Sociologia da Educação);
- Génese e desenvolvimento da "Escola de Massas";
- Crítica da educação escolar;
- A dimensão espacial da educação (espaços sociais, espaços educativos e espaços escolares);
- Educação e Exclusão Social (jovens e adultos pouco escolarizados; escolarização de minorias étnicas);
- Educação e Género (escolarização das raparigas; cultura da (des)igualdade de género);
- Educação, Família e Comunidade (socialização e família; relações com a escola e estratégias educativas das famílias; relações escola-comunidade).
- As organizações escolares (à luz da sociologia);
- Desafios para a educação [escolar e não escolar].
Métodos de Ensino
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem é organizado com base em aulas teórico-práticas e aulas tutórias.
Na dinamização das aulas (teórico-práticas), faz-se o recurso à realização de exercícios de análise e debate de textos e a dinamização de aulas pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos, a partir de textos previamente distribuídos e ou pesquisados pelos(as) estudantes.
No que se refere às horas de trabalho independente, o referido processo é organizado com base em estudo e trabalho individual ou de grupo.
Bibliografia
OBRAS FUNDAMENTAIS:
ARROTEIA, J. C. (1991). Análise social da educação. Leiria: Roble Ed.
Barroso, João (2003). A Escola Pública. Regulação, Desregulação, Privatização. Porto: Asa.
BOURDIEU, P; et al. (1970). A Reprodução. Lisboa: Vega
CABANAS, J.M. Quintana (1989). Sociologia de la Educacion. Madrid: Dykinson
DURKHEIM, Émile (2001). Educação e Sociologia. Lisboa: Edições 70
Enguita, Mariano Fernández. (edit.) (1999). Sociología de La Educación. Barcelona: Ariel.
GRÁCIO, Sérgio et al. (1982). Sociologia da educação. Lx.: Liv.Horizonte.
HARGREAVES, Andy (2003). Enseñar en la Sociedad del Conocimiento. Barcelona: Ediciones Octaedro.
MÓNICA, M. Filomena (1981). Escola e classes sociais. Lisboa: Presença.
MUSGRAVE, P. W. (1984). Sociologia da educação. Lx.: F.C.G.
Perrenoud, Philippe. (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: Edições ASA
PINTO, CONCEIÇÃO ALVES (1995). Sociologia da escola. Lisboa: McGraw-Hill.
PIRES, E.L; FERNANDES; A. S.; FORMOSINHO, J. (1991). A construção social da educação escolar. Porto: ASA.
SILVA, Pedro (2003). Escola-Família, uma Relação Armadilhada – Interculturalidade e Relações de Poder. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento.
VILLA, Fernando Gil (1997). Teoría Sociológica de la Educación. Salamanca: Amarú Ediciones.
OUTRAS OBRAS IMPORTANTES:
ANTUNES, Fátima (2004). Políticas Educativas Nacionais e Globalização. Novas Instituições e Processos Educativos. Braga: Universidade do Minho – Instituto de educação e Psicologia
BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. (1971). L´Ecole capitaliste em France. Paris: Maspero
BENAVENTE, A. (1990). Escola, professores e processos de mudança. Lisboa: L.H
BOURDIEU, P; et al. (1970). A Reprodução. Lisboa: Vega
CARNEIRO, Roberto (Dir) (2000). Aprender ao Longo da Vida - revista do colóquio Educação e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
CHERKAOUI, M. (1986). Sociologia da educação. Lisboa: P.E.A.
DEWEY, Jonh (2002). A Escola e a Sociedade. A Criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D’ Água
DOMINGOS, A. ; et al. (1986). A teoria de Bernstein em sociologia da educação. Lisboa: F.C.G.
GRÁCIO, Sérgio et al. (1982). Sociologia da educação. Lisboa: Liv. Horizonte.
GRÁCIO, Sérgio (1997). Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais. Lisboa: Educa-Formação
HARGREAVES, Andy (2003). Enseñar en la Sociedad del Conocimiento. Barcelona: Ediciones Octaedro
ITURRA,R.(1990). A construção social do insucesso escolar. Lisboa: Ascher.
MÓNICA, M. Filomena (1981). Escola e classes sociais. Lisboa: Presença.
MONTADON, Cléopâtre e PERRENOUD, Philippe (2001). Entre Pais e Professores, Um Diálogo Possível ?.Oeiras : Celta
MORRISH, IVOR (1983 – 4ª Ed.). Sociologia da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
NETO-MENDES, A. (1995). Profissionalismo docente em debate. in Cadernos de análise sócioorganizacional
da educação, nº 10.
PARDAL, L.A. (1991). A educação, a escola e a estratificação social: elementos de análise sociológica. In Cadernos de análise sócio-organizacional da educação, nº 1.
Perrenoud, Philippe. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escola. Porto: Porto Editora
Perrenoud, Philippe. (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: Edições ASA
SILVA, Cristina Gomes da (1999). Escolhas Escolares, Heranças Sociais. Oeiras: Celta
SILVA, Pedro (2003). Escola-Família, uma Relação Armadilhada – Interculturalidade e Relações de Poder. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento
STOER, Stephen. (1986). Educação e Mudança Social em Portugal – 1970-1980, Uma década de transição. Porto: Edições Afrontamento
STOER, Stephen R. e ESTEVES, António Joaquim (1992). A Sociologia na escola – professores, educação e desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento
TEDESCO, Juan Carlos (2000). O Novo Pacto Educativo. Vila Nova de Gaia: FML
TEODORO, António (2003). Globalização e Educação. Porto: Edições Afrontamento
UNESCO (1996). A Educação - Um Tesouro a Descobrir. Porto: ASA.
VALENTIM, Joaquim Pires (1997). Escola, igualdade e diferença. Porto: Campo das Letras
Equipa Docente
- José Manuel Leal Saragoça [responsável]