Necessidades Específicas de Educação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJECTIVO GERAL: A disciplina pretende proporcionar aos alunos um quadro de referência conceptual e instrumental no trabalho com crianças e jovens com N.E.E., desde a perspetiva da psicologia. O aluno deverá conhecer o papel da psicologia na educação especial, no que diz respeito ao enquadramento teórico dos problemas e o desenvolvimento de programas de intervenção educativa para crianças com N.E.E.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá:
1) Explicar o papel da psicologia na educação especial: a) o enquadramento teórico para explicar o aparecimento dos desvios no desenvolvimento e as perturbações da infância, b) os métodos de diagnóstico aplicados a crianças com N.E.E., e c) os métodos de intervenção aplicados a crianças com N.E.E.
2) Descrever a definição, as causas e os métodos de diagnóstico e intervenção das principais perturbações do desenvolvimento com vista a uma melhor compreensão e adaptação da intervenção educativa;
3) Explicar os conceitos de perturbação, desenvolvimento desviante, Incapacidade, excecionalidade e necessidades educativas especiais, desde a perspetiva da sua evolução histórica.
4) Explicar o conceito de inclusão educativa das pessoas com N.E.E., desde a perspetiva da sua evolução histórica.
5) Explicar a estrutura e o funcionamento dos sistemas de educação especial, em termos gerais e em Portugal.
Conteúdos Programáticos
1- PSICOLOGIA E NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO (N.E.E.)
1.1. O papel da psicologia na educação especial.
1.2. Evolução histórica dos conceitos de excecionalidade e N.E.E.
1.3. Conceitos actuais
1.4. Evolução dos modelos e práticas em N.E.E.
2- A PESSOA COM N.E.E.
2.1. Intellectual disability (atraso mental).
2.2. Perturbações da comunicação.
2.3. Incapacidades sensoriais: visão.
2.4 Incapacidades sensoriais: audição.
2.5. Perturbações da aprendizagem.
2.6. Incapacidades físicas e perturbações relacionadas com a saúde.
2.7. Perturbações do espectro do autismo.
2.8. Insucesso escolar (opcional).
3. ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PORTUGAL.
3.1. A educação especial em Portugal.
3.2. O aluno com necessidades específicas de educação no sistema
educativo português.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas
Conteúdos Programáticos | Nº de horas |
APRESENTAÇÃO, | 1 ½ |
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PSICOLOGIA E NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO (N.E.E.) | 4 1/2 |
A PESSOA COM N.E.E. | 7 1/2 |
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PORTUGAL |
Estudo independente |
PROVA ESCRITA | 1 1/2 |
TOTAL | 15 |
Bibliografia
Correia, L.M. (org) (2008) Inclusão e NEE. Porto: Porto Editora
Galindo, E. (2015) O tratamento do insucesso escolar com técnicas da psicología: Manual prático. Lisboa: Livros Horizonte.
Heward, W. L. (2013). Exceptional children: An introduction to special education. 10TH edition. Upper Saddle River, Nova Jersey: Pearson Prentice Hall.