Temas Aprofundados de Educação e Expressão Físico-Motora
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer e saber aplicar os princípios metodológicos fundamentais relacionados com o ensino dos vários conteúdos da Educação e Expressão Físico-Motora (EEFM) (na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico).
2. Saber hierarquizar a complexidade das tarefas motoras adaptando-as a diferentes níveis de desempenho percetivo-motor;
3. Conhecer e compreender os fatores de eficácia pedagógica no ensino das atividades físicas.
4. Conhecer a estrutura de uma aula de EEFM e as suas funções didáticas.
5. Conhecer as formas de organização características do ensino em EEFM.
6. Conhecer e dominar algumas competências de intervenção pedagógica nos vários momentos críticos de uma aula de EEFM (informação, organização e prática).
7. Desenvolver competências de planificação e intervenção pedagógica refletindo sobre os comportamentos de ensino associados ao sucesso pedagógico.
Conteúdos Programáticos
1. Os conteúdos curriculares da EEFM: caracterização, objetivos e orientações metodológicas para o seu ensino.
2. Critérios pedagógicos para a seleção, hierarquização e adaptação das tarefas motoras a diferentes níveis de desempenho percetivo-motor
3. Fatores de eficácia pedagógica no ensino das atividades físicas
4. A aula de EEFM: Estrutura e suas funções didáticas.
5. A gestão do espaço, dos materiais e das atividades de aprendizagem: Formas de organização típicas no ensino das atividades físicas; a gestão do tempo útil e do tempo de empenhamento motor; o controlo da prática; as questões de segurança.
6. Características fundamentais da intervenção pedagógica nos momentos críticos da sessão de EEFM: momentos de informação, de organização, de acompanhamento e controlo da prática e de diagnóstico e prescrição/adaptação das atividades de aprendizagem.
7. O clima de aula, as interações sociais e a interação pedagógica.
8. A ludicidade e a interdisciplinaridade na EEFM.
Métodos de Ensino
b) Pesquisa e trabalho em grupo orientado pela docente: planificação de situações de ensino e aprendizagem.
c) Desenvolvimento de situações simuladas e/ou reais de ensino da Educação Física
d) Reflexão e análise crítica das situações vivenciadas e dos trabalhos realizados.
e) Heteroavaliação.
Bibliografia
Gallahue, D. (2002).Desenvolvimento motor. In Bernard Spodek (Org.). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: FCK (UÉ: 188 092)
Garcia, E., Angel,J., Rubio, C.et al(2009). Materiales para la Didactica de la Educación Fisica. Madrid: INDE (UÉ VERNEY 796:37.02 FER m)
Ministério da Educação(2018).Aprendizagens Essenciais em Educação Física, 1º Ciclo-Acesso http://www.dge.mec.pt/educacao-fisica
Silva, I (Coord.) et al. (2016).Barreiros, J, Cordovil, R., & Carvalheiro, S. (2007) (Eds.). Desenvolvimento Motor da Criança. Lisboa: Edições FMH. (U.É 188 506)
Silva, I (Coord.) et al. (2016). Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar. Ministério da Educação. Acesso http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares
Equipa Docente
- Clarinda de Jesus Banha Pomar [responsável]