Temas Aprofundados de Educação e Expressão Musical
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Consolidar a fundamentação sobre a importância da música e das actividades musicais no ensino básico.
Aprofundar as capacidades de compreensão musical dos alunos na tripla vertente de audição activa, expressão e invenção musical.
Reforçar os conhecimentos de teoria da música.
Orientar os futuros professores para a prática de actividades de educação e expressão musical na sala de aula.
Conteúdos Programáticos
Aprofundar e alargar os conteúdos abordados na unidade curricular “Educação, Expressão e Cultura Musical”, nomeadamente:
Conceitos básicos de teoria musical.
Enquadramento conceptual da educação musical na educação.
O corpo como instrumento musical: a voz/canto.
Prática musical: cantar, tocar, criar/compor.
Projecto musical colectivo.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas onde será dada prioridade ao envolvimento e à participação dos alunos em actividades musicais.
Bibliografia
ABELES, H. (1984). Foundations of Music Education. New York: Schirmer Books.
Jorgensen, E. (2003). Transforming Music Education. Indiana University Press.
KEETMAN, G. (1970). Rhythmische Übung. Mainz: Schott.
ORFF, C., KEETMAN G. (1958). Off-Schulwerk vol.1 (Pentatonic): Music for Children. English version by Margaret Murray. London: Schott.
REIMER, B. (2003) A Philosophy of Music Education: Advancing the Vision. New Jersey: Prentice Hall.
SIMÕES, R. (s/d). Canções para a Educação Musical. Lisboa: Valentim de Carvalho Editores.
SOUSA, A. (2003) Educação Pela Arte e Artes na Educação. Instituto Piaget, Colecção “Horizontes Pedagógicos.
Equipa Docente
- Marcos Alexandre Freire dos Santos [responsável]