Oficina de Integração das Expressões
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
• Desenvolver a auto-consciência nos processos de criação e expressão artística bem como a capacidade de comunicação no seio do grupo.
• Estimular o interesse pelas expressões artísticas e desenvolver a sua cultura artística e o seu sentido estético.
• Sensibilizar os alunos para a importância da utilização das expressões artísticas de forma integrada nos ensinos pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
• Capacitar os futuros professores para a prática de actividades de expressão musical, corporal, dramática e plástica na sala de aula.
Conteúdos Programáticos
• As expressões artísticas como actividade humana da livre expressão do eu sensível.
• Comunicação corporal e oral.
• Construção de objectos bi e tri-dimensionais, enquanto referenciais do processo de expressão criativa.
• O jogo dramático enquanto eixo estruturante da dinâmica inter-grupal.
• O corpo como instrumento expressivo.
• Prática musical: cantar, tocar, criar/compor.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas onde será dada prioridade ao envolvimento e à participação directa dos alunos em actividades de integração das expressões Musical, Dramática, Corporal e Plástica.
Bibliografia
BEZELGA, I. (2018). BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR: A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora. POIÉSIS. Unisul, Tubarão, v.12, n. 21, Jan/Jun 2018
CRUZ, H. (2019). Arte e esperança: Percursos da Iniciativa Partis 2014-2018. Lisboa: FCG.
FITZPATRICK-HARNISH, K. (2015). Urban music education: A practical guide for teachers, Oxford University Press.
JORGENSEN, E. (2003).Transforming Music Education. Indiana University Press.
KOUDELA, I. D. & JÚNIOR, J. S. (coord.). (2015). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva.
LÓPEZ, M. (2006). Imaginación y cratividad con niños de 4 a 7 años. Ciudad Real: Ñaque Editora.
REIMER, B. (2003). A Philosophy of Music Education: Advancing the Vision. New Jersey: Prentice Hall.