Educação, Expressão e Jogo Dramático
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Reconhecer a importância da expressão dramática e do jogo no desenvolvimento integral da criança
- Tomar consciência da criatividade, do corpo e da voz, a fim de explorar os recursos da expressão/comunicação
- Desenvolver a consciência sensorial e emocional no sentido da adopção de uma atitude criativa face ao jogo e ao quotidiano em diversos contextos educativos
- Desenvolver a sensibilidade e apreciação estética
- Promover o planeamento de actividades dramáticas e teatrais com crianças e projectos com a comunidade
- Mobilizar e aplicar as orientações curriculares na área da expressão dramática integrando-a com outras áreas de conhecimento e projectos educativos.
Conteúdos Programáticos
I - Conteúdos de exploração prática
Saber ser
A descoberta de si e dos outros
O lúdico presente no perfil do educador/professor
O sentido do jogo e expressão criadora
A criatividade e competências comunicativas
Criação de um sentido de grupo
Os instrumentos da Expressão Dramática
Corpo e Voz
Saber ouvir - ESCUTAR
Saber contar - COMUNICAR
A disciplina artística
Os conceitos fundamentais
Espaço
Tempo
Acção
Os recursos
Sentidos
Emoções
Imaginação
Criatividade
Técnicas da criatividade
Pensamento divergente
Analogias criativas
Solução criativa de problemas
Mapas mentais
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Evolução do jogo infantil
O jogo de imitação
O jogo simbólico
O jogo dramático espontâneo
O jogo dramático
Utilização de indutores de criatividade: Imagem; Objecto;
Som; Texto; Personagem.
Objecto Mágico – Maletas pedagógicas
- Livros sonoros tácteis
Texto: Ler, contar e dinamizar histórias
Dramatização de guiões orientados
Teatro Debate
Improvisação
Individual
Em grupo
Exploração do jogo dramático enquanto estratégia de
trabalho de projecto
Introdução técnicas Projectivas
Fantoches, Marionetas e teatro de objectos
Máscaras e maquilhagem
Sombras e expressão corporal da criança
I I- Conteúdos de exploração teórico-prática
Simulação de situações pedagógicas
Construção, aplicação e dinamização de projectos
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I I I- Conteúdos de exploração teórica
Enquadramento da expressão e jogo dramático na
educação
Caracterização do campo de intervenção da expressão
dramática
Operacionalização de conceitos dramáticos
Diversidade de perspectivas da expressão dramática na
Educação:
Desenvolvimento estético
Estratégia facilitadora da aprendizagem
Atitude pedagógica
O jogo – pressupostos teóricos
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular desenvolve-se durante um semestre lectivo com uma carga horária semanal de 3 horas de aulas teórico-práticas.
Apresenta-se como uma oportunidade de formação pessoal no domínio expressivo, artístico e estético do futuro educador de infância/professor.
As Metodologias a utilizar serão essencialmente activas e participativas.
Tratando-se de uma formação teórico prática, deve-se no entanto salientar que a componente prática se revelará muito forte, já que se pretende que os alunos sejam capazes de integrar os domínios teóricos a partir das vivências práticas das situações de jogo que lhes irão sendo propostas.
Solicitar-se-á aos alunos a realização de trabalhos teórico práticos, sob a forma de projecto onde a dimensão reflexiva e questionadora esteja presente.
Nos domínios estritamente teóricos optar-se-á pela realização de fichas de leitura/pequenos trabalhos temáticos, que realizados em pares, serão sempre objecto de apresentação e discussão nas aulas.
Sempre que possível serão utilizados recursos audio-visuais como meios complementares na exposição dos conteúdos teóricos.
Bibliografia
BARRET, G.& LANDIER, J. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Porto: Edições Asa.
BEZELGA, I. (2018). BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR: A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora. POIÉSIS. Unisul, Tubarão, v.12, n. 21, Jan/Jun 2018, pp. 167184
CHACRA, S. (CRUZ, H. (coord.) (2019). Arte e esperança: Percursos da Iniciativa Partis 2014-2018. Lisboa: FCG.
KOUDELA, I. D. & JÚNIOR, J. S. (coord.). (2015). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva.
................ (2002). Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva.
SANTOS, V. (2002). Brincadeira e conhecimento do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre:Mediação.
LÓPEZ, M. (2006). Imaginación y cratividad con niños de 4 a 7 años. Ciudad Real: Ñaque Editora.
NOGUEIRA, M (2008) Teatro com meninos e meninas de rua. São Paulo: Perspectiva.
Equipa Docente
- Isabel Maria Gonçalves Bezelga [responsável]