2023
Prática Pedagógica no 2º Ciclo do Ensino Básico
Nome: Prática Pedagógica no 2º Ciclo do Ensino Básico
Cód.: PED1619L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
-Conhecer a ação educativa em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico na perspetiva de fundamentar opções futuras relativamente ao nível etário em que pretende lecionar.
-Caracterizar a organização do ambiente educativo da escola de 2.º ciclo e refletir criticamente, desenvolvendo capacidades nos domínios da observação do contexto e dos agentes educativos.
-Conhecer os documentos reguladores da ação educativa do professor do 2.º ciclo
-Desenvolver competências de planificação e intervenção pedagógica em contextos educativos escolares.
-Mobilizar e integrar conhecimentos científicos e promover aprendizagens, em colaboração com o professor cooperante.
-Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida e de projeção da ação futura, valorizando a própria prática.
-Caracterizar a organização do ambiente educativo da escola de 2.º ciclo e refletir criticamente, desenvolvendo capacidades nos domínios da observação do contexto e dos agentes educativos.
-Conhecer os documentos reguladores da ação educativa do professor do 2.º ciclo
-Desenvolver competências de planificação e intervenção pedagógica em contextos educativos escolares.
-Mobilizar e integrar conhecimentos científicos e promover aprendizagens, em colaboração com o professor cooperante.
-Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida e de projeção da ação futura, valorizando a própria prática.
Conteúdos Programáticos
1.O 2.º ciclo do Ensino Básico
1.1.Funções e objetivos do Ensino Básico. Perfil de Desempenho do professor do 2.º Ciclo
1.2.Organização do contexto educativo:
1.2.1.A monodocência e os diferentes intervenientes educativos
1.2.2.Espaços e materiais, tempo e grupo
1.3. Documentos normativos oficiais
1.3.1.As áreas de conteúdo
1.3.2.Articulação e transversalidade de conteúdos
2.A relação com as famílias e com a comunidade: fatores determinantes; estratégias de comunicação.
3.Intencionalidade educativa: observar, planear, agir, avaliar, comunicar e aprender.
1.1.Funções e objetivos do Ensino Básico. Perfil de Desempenho do professor do 2.º Ciclo
1.2.Organização do contexto educativo:
1.2.1.A monodocência e os diferentes intervenientes educativos
1.2.2.Espaços e materiais, tempo e grupo
1.3. Documentos normativos oficiais
1.3.1.As áreas de conteúdo
1.3.2.Articulação e transversalidade de conteúdos
2.A relação com as famílias e com a comunidade: fatores determinantes; estratégias de comunicação.
3.Intencionalidade educativa: observar, planear, agir, avaliar, comunicar e aprender.
Métodos de Ensino
Prevê-se a utilização de metodologias que apelem à construção de conhecimento através do envolvimento e participação dos alunos, nomeadamente: Gestão cooperada do processo de aprendizagem; Aulas expositivas com debate; Observação participante em salas do 2.º Ciclo do Ensino Básico; Reflexão cooperada e análise das ações pedagógicas desenvolvidas em salas do 2.º Ciclo do Ensino Básico; Avaliação cooperada da observação participante e intervenção.A construção de um Dossier de Aprendizagem será um instrumento facilitador de um processo de aprendizagem mais consciente e ativo. A sua elaboração prevê a análise crítica de documentos, de contextos e tarefas, um planeamento intencional de atividades e um registo sistemático das experiências observadas e vividas (escritos de trabalho, notas de campo ou diários).
Elementos de avaliação: Dossier da Prática Pedagógica, Assiduidade e participação nas aulas, Informação qualitativa dos Professores Cooperantes.
Elementos de avaliação: Dossier da Prática Pedagógica, Assiduidade e participação nas aulas, Informação qualitativa dos Professores Cooperantes.
Bibliografia
Alarcão, I. & Roldão, M. C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago.
Altet, M. (2000). Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Lisboa: Texto Editora.
Freitas, C. M. (2001). Gestão Flexível do Currículo. Contributos para uma reflexão crítica. Lisboa: Texto Editora.
Leite, C. (2003). Para uma escola curricularmente inteligente. Porto: Asa.^
Rodrigues, M. ; Pereira, A. & Ferreira, C. (2006). Da aprendizagem construída ao desenvolvimento pessoal e profissional. Coimbra: FORMASAU
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de ensino. O saber e o agir do professor. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão.
Thurler,M. ( 2001) Inovar Dentro da Escola. Porto Alegre: Artmed Editora.
Altet, M. (2000). Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Lisboa: Texto Editora.
Freitas, C. M. (2001). Gestão Flexível do Currículo. Contributos para uma reflexão crítica. Lisboa: Texto Editora.
Leite, C. (2003). Para uma escola curricularmente inteligente. Porto: Asa.^
Rodrigues, M. ; Pereira, A. & Ferreira, C. (2006). Da aprendizagem construída ao desenvolvimento pessoal e profissional. Coimbra: FORMASAU
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de ensino. O saber e o agir do professor. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão.
Thurler,M. ( 2001) Inovar Dentro da Escola. Porto Alegre: Artmed Editora.