Prática Pedagógica em Jardim de Infância
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer a ação educativa com crianças dos 3 aos 5 anos em contexto de jardim-de-infância na perspetiva de fundamentar opções futuras relativamente ao nível etário em que pretende lecionar;
Caracterizar a organização do ambiente educativo do Jardim-de-infância e refletir criticamente sobre as opções organizativas subjacentes.
Conhecer as características e necessidades de crianças entre os 3 anos e os 5 anos e refletir sobre as experiências educativas adequadas a esta faixa etária.
Conhecer modalidades de interação entre contextos familiares e contextos institucionais responsáveis pela educação das crianças destas idades.
Desenvolver progressivamente competências subjacentes à ação educativa: capacidade relacional e de comunicação, bem como equilíbrio emocional, nas várias circunstâncias da sua atividade profissional; dimensão cívica e formativa das suas funções, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas; capacidade de observação do contexto e dos agentes educativos.
Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida experimentando práticas de autoscopia e avaliação cooperada.
Conteúdos Programáticos
1. A Educação Pré-Escolar
1.1 Funções e objetivos da Educação Pré-Escolar
1.2 Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar
2. A gestão e organização curricular no Jardim-de-infância:
2.1.Orientações curriculares para a educação Pré-Escolar:
2.1.1 Organização do ambiente educativo: grupo, espaço, materiais, tempo.
2.1.2 Áreas de conteúdo:
a) Área de formação pessoal e social
b) Área de expressão e comunicação
c) Área de conhecimento do mundo
2.1.3 Articulação e transversalidade de conteúdos
3. Continuidade educativa: transição família /Jardim de Infância e Jardim de Infância /1º ciclo.
3.1. A relação com as famílias: fatores determinantes; estratégias de comunicação.
3.2. Articulação jardim de infância/ 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
4. Prática pedagógica em Jardim-de-infância
4.1.intencionalidade educativa: observar, planear, agir, avaliar, comunicar.
4. 2. Planeamento e avaliação em educação pré-escolar
4.3. A dimensão reflexiva da escrita profissional: O caderno de Formação
Métodos de Ensino
No âmbito da unidade curricular prevê-se a utilização de metodologias que apelem à construção de conhecimentos significantes através do envolvimento e participação dos alunos, individualmente e em grupo, nomeadamente:
Gestão cooperada do processo de aprendizagem;
Aulas expositivas com debate;
Realização de trabalhos em grupo;
Observação participante em jardim-de-infância,
Reflexão cooperada e análise das ações pedagógicas desenvolvidas em Jardim de infância;
Discussão e análise crítica de situações problemáticas colocadas pelos alunos;
Apoio e supervisão da observação participante entre os alunos e os educadores cooperantes.
Avaliação cooperada da observação participante e intervenção.
Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da disciplina e se constrói uma rede de comunicação que alimente os processos de aprendizagem;
Acompanhamento dos processos de aprendizagem diferenciados através de tutoria.
Pretende-se que os alunos se apropriem progressivamente de metodologias diversas de aprendizagem e da organização do estudo.
A construção de um Dossier de Aprendizagem será um instrumento facilitador de um processo de aprendizagem mais consciente e ativo, através do planeamento das atividades, registo sistemático dos processos vividos e sua avaliação reflexiva.
Bibliografia
Edwards, C., Gandini, L., & Forman, G. (1999). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed
Homem, M. (2002). O jardim de infância e a família: as fronteiras da cooperação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Ministério da Educação/DGE (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.
Oliveira-Formosinho, J. (2013). (Org) Modelos curriculares para a educação de Infância. Porto: Porto editora.
Parente, C. (2010) Avaliação: observar e escutar as aprendizagens das crianças. Cadernos de Educação de Infância, 89, 34-37
Rodrigues, D. (2003). Perspectivas sobre a Inclusão. Da educação à sociedade. Porto: Porto Editora.
Sim-Sim, I. (2010). Pontes, desníveis e sustos na transição entre a educação pré-escolar e o
Equipa Docente
- Ana Artur Marques [responsável]