Prática Pedagógica em Creche
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer a acção educativa com crianças dos 0 aos 3 anos em contexto de creche na perspetiva de fundamentar opções futuras relativamente ao nível etário em que pretende lecionar;
- Caracterizar a organização do ambiente educativo da Creche e refletir criticamente sobre as opções organizativas subjacentes.
- Conhecer as características e necessidades de crianças entre os 3 meses e os 2 anos e refletir sobre as experiências educativas adequadas a esta faixa etária.
- Conhecer modalidades de interação entre contextos familiares e contextos institucionais responsáveis pela educação das crianças destas idades.
- Desenvolver progressivamente competências subjacentes à acção educativa: capacidade relacional e de comunicação, bem como equilíbrio emocional, nas várias circunstâncias da sua atividade profissional; dimensão cívica e formativa das suas funções, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas; capacidade de observação do contexto e dos agentes educativos.
- Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida experimentando práticas de autoscopia e avaliação cooperada.
Conteúdos Programáticos
1. Educação da 1ª infância: a tipologia e a organização das respostas educativas para a infância até aos 3 anos.
2. A creche. Objetivos e funções da creche: o conceito de “educare”; a creche como local de aprendizagem de crianças e de adultos (pais e profissionais).
2.1. Documentos Portugueses
2.2. Documentos internacionais: UK, Nova Zelândia, High/Scope, Itália.
3. O trabalho do educador de infância na Creche:
3.1. A relação com as famílias: fatores determinantes; estratégias de comunicação.
3.2. A adaptação do bebé e da família à creche; estratégias facilitadoras.
3.3. A organização do ambiente educativo na creche:
3.3.1. Organização do espaço
3.3.2. Organização do tempo
3.3.3. Atividades e materiais
3.4. Resposta às necessidades básicas: segurança, alimento, higiene, repouso.
3.5. Relação educativa
4. Prática educativa em Creche: intencionalidade educativa: observar, planear, agir, avaliar, comunicar.
Métodos de Ensino
No âmbito da unidade curricular prevê-se a utilização de metodologias que apelem à construção de conhecimentos significantes através do envolvimento e participação dos alunos, individualmente e em grupo, nomeadamente:
- Gestão cooperada do processo de aprendizagem;
- Aulas expositivas com debate;
- Realização de trabalhos em grupo;
- Observação participante em creche,
- Reflexão cooperada e análise das ações pedagógicas desenvolvidas em creche;
- Discussão e análise crítica de situações problemáticas colocadas pelos alunos;
- Apoio e supervisão da observação participante entre os alunos e os educadores cooperantes.
- Avaliação cooperada da observação participante e intervenção.
- Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da disciplina e se constrói uma rede de comunicação que alimente os processos de aprendizagem;
- Acompanhamento dos processos de aprendizagem diferenciados através de tutoria.
Pretende-se que os alunos se apropriem progressivamente de metodologias diversas de aprendizagem e da organização do estudo.
A construção de um Dossier de Aprendizagem será um instrumento facilitador de um processo de aprendizagem mais consciente e ativo, através do planeamento das atividades, registo sistemático dos processos vividos e sua avaliação reflexiva.
Bibliografia
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Revistas:
Cadernos de Educação de Infância (CEI). Associação dos Profissionais de Educação de Infância (APEI).
Infância e Educação: Investigação e Práticas. Revista do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI). Porto Editora
Equipa Docente
- Maria da Assunção da Cunha Folque de Mendonça [responsável]