Promoção e Educação para a Saúde
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da formação, pretende-se que o estudante consiga realizar as seguintes tarefas gerais:
2.1. - Compreender os conceitos de: educação, saúde, promoção da saúde, educação para a saúde e saúde escolar.
2.2. - Caraterizar a promoção e educação para a saúde em meio escolar.
2.3. - Relacionar teorias e modelos em educação para a saúde.
2.4. - Compreender o modelo da potenciação na educação para a saúde.
2.5. - Explicar a importância da cadeia de sobrevivência no aumento da taxa de sobrevivência em paragem cardiovascular.
2.6. - Realizar o exame do paciente (adulto e pediátrico) com base na abordagem inicial do ABC (airway, breathing and circulation).
2.7. - Exemplificar os procedimentos de um correto alarme em caso de emergência.
2.8. - Executar procedimentos de suporte básico de vida (adulto e pediátrico), seguindo os algoritmos do European Resuscitation Council.
2.9. Exemplificar medidas de socorro à obstrução grave e ligeira da via aérea.
2.10. Demonstrar a posição lateral de segurança.
Conteúdos Programáticos
Sessões | Conteúdos
|
| Sessões | Conteúdos |
1
| 1. - Educação. Saúde. Saúde escolar. Promoção da saúde. Educação para a saúde. |
| 9
| 9 - Práticas de suporte básico de vida adulto |
2
| 2. - Promoção e educação para a saúde em meio escolar. |
| 10
| 9 - Práticas de suporte básico de vida adulto |
3
| 3 - Teorias e modelos em educação para a saúde. |
| 11
| 9 - Práticas de suporte básico de vida adulto |
4
| 4 - Princípios gerais de socorrismo: prevenção |
| 12
| 10 - Práticas de suporte básico de vida pediátrico |
5
| 5 - Princípios gerais de socorrismo: alarme e socorro. |
| 13
| 10 - Práticas de suporte básico de vida pediátrico |
6
| 6 - Sistema integrado de emergência médica: estrutura, organização e funcionamento. |
| 14
| 11 - Obstrução das vias aéreas |
7
| 7 - Epidemiologia da paragem cardiorrespiratória Cadeia de sobrevivência. |
| 15
| Avaliação das aprendizagens |
8
| 8 - Algoritmos do suporte básico de vida: adulto e pediátrico |
|
Métodos de Ensino
Os estudantes que optarem pelo Regime de Exame, ou estando obrigados a ele, realizam através de uma prova escrita individual (60%), uma prova prática (40%).
Os alunos trabalhadores-estudantes deverão contactar o docente no decurso das duas primeiras semanas de aulas, a fim de terem conhecimento do regime de avaliação a que ficarão obrigados e serem agendados os momentos das provas.
Bibliografia
Andrade, M. (1995). Educação para a Saúde. Lisboa: Texto Editora.
Bonito, J. (2000). Práticas de primeiros socorros. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Bonito, J. (Coord.) (2009). Educação para a saúde no século XXI. Teorias, modelos e práticas. Évora: Universidade de Évora.
Costa, M., & LÓPEZ, E. (2008). Educación para la salud. Guía práctica para promover estilos de vida saludables. Madrid: Ediciones Pirámide.
Filho, H., Ferreira-Borges, C., & Frasquilho, M. (2008). Organização das Intervenções Preventivas. Gestão de Problemas de Saúde em Meio Escolar. Lisboa: Coisas de ler Edições.
Laverack, G. (2008). Promoção de saúde. Poder e empoderamento. Loures: Lusodidáctica.
Loureiro, I., & Miranda, N. (2010). Promover a saúde. Dos fundamentos à ação. Coimbra: Livraria Almedina.
Moreira, P. (2001). Para uma prevenção que previna. Coimbra: Quarteto Editora.
Perea, R. (2004). Educación para la salud. Madrid: Díaz de Santos.
Perea, R. (Dir.) (2009). Promoción y educación para la salud. Madrid: Díaz de Santos.
Rodrigues, M., Pereira, A., & Barroso, T. (2005). Educação para a Saúde. Formação Pedagógica de Educadores de Saúde. Coimbra: Formasau.
Serrano, M. (2002). La educación para la salud del siglo XXI. Comunicación y salud (2.ª ed.). Madrid: Ediciones Díaz de Santos.
Equipa Docente
- Jorge Manuel Rodrigues Bonito [responsável]