2023
Princípios de Educação Comunitária
Nome: Princípios de Educação Comunitária
Cód.: PED1613L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Reflectir sobre os conceitos de educação formal, educação não formal e educação informal e respectivas interligações;
- Construir um modelo de Educação Comunitária;
- Conhecer e comparar as diferentes dimensões da Educação Comunitária
- Relacionar os diferentes entendimentos de Educação Comunitária e as respectivas consequências ao nível do Desenvolvimento Local;
- Reflectir em torno do papel do professor como agente de Educação Comunitária
- Conceber e concretizar (fundamentando, desenvolvendo e avaliando) propostas de Educação Comunitária em diferentes níveis: comunidades instituições, etc.
- Construir um modelo de Educação Comunitária;
- Conhecer e comparar as diferentes dimensões da Educação Comunitária
- Relacionar os diferentes entendimentos de Educação Comunitária e as respectivas consequências ao nível do Desenvolvimento Local;
- Reflectir em torno do papel do professor como agente de Educação Comunitária
- Conceber e concretizar (fundamentando, desenvolvendo e avaliando) propostas de Educação Comunitária em diferentes níveis: comunidades instituições, etc.
Conteúdos Programáticos
O campo da educação formal;
O campo da educação não formal;
O campo da educação informal;
Os modelos de aprendizagem de âmbito comunitário;
Os modelos de aprendizagem de âmbito institucional;
Os modelos de aprendizagem de âmbito familiar;
Os modelos de aprendizagem individual;
Os projectos comunitários de aprendizagem intergeracional;
As competências de gestão comunitária da aprendizagem como finalidade social transversal
O campo da educação não formal;
O campo da educação informal;
Os modelos de aprendizagem de âmbito comunitário;
Os modelos de aprendizagem de âmbito institucional;
Os modelos de aprendizagem de âmbito familiar;
Os modelos de aprendizagem individual;
Os projectos comunitários de aprendizagem intergeracional;
As competências de gestão comunitária da aprendizagem como finalidade social transversal
Métodos de Ensino
Metodologias variadas, com predomínio na actividade autónoma dos estudantes e no trabalho de grupo intercalado de momentos presenciais de gestão do processo de aprendizagem
A forma de organização das actividades lectivas será diversificada, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho: debates em grupo, estudos de casos, exposições, etc.
A disciplina contempla uma forte componente de trabalho de campo, preferencialmente em contexto real.
A forma de organização das actividades lectivas será diversificada, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho: debates em grupo, estudos de casos, exposições, etc.
A disciplina contempla uma forte componente de trabalho de campo, preferencialmente em contexto real.
Bibliografia
Bernet, Jaume T. (1993). Otras educaciones: animación sociocultural, formación de adultos y ciudad educativa. Barcelona: Editorial del Hombre
CNE (1997). Educar e formar ao longo da vida. Lisboa: Conselho Nacional de Educação
Jardim, Jacinto (2002). O Método da Animação. Manual para o formador. Porto:AVE
Malglaive, Gerard (1995). Ensinar Adultos. Porto: Porto Editora
Marchand, Helena (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Lisboa:Quarteto
Silva, Isabel et al (2002). Educação e Formação de Adultos. Factor de desenvolvimento, Inovação e competitividade. Lisboa: Anefa
Soto, Angel et al (2002). Didáctica general: Modelos y estratégias para la intervención social. Madrid: Editorial Universitas
Rodrigues, F. & Stoer, S. 1993). Acção local e mudança social em Portugal. Lisboa: Fim de Século
CNE (1997). Educar e formar ao longo da vida. Lisboa: Conselho Nacional de Educação
Jardim, Jacinto (2002). O Método da Animação. Manual para o formador. Porto:AVE
Malglaive, Gerard (1995). Ensinar Adultos. Porto: Porto Editora
Marchand, Helena (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Lisboa:Quarteto
Silva, Isabel et al (2002). Educação e Formação de Adultos. Factor de desenvolvimento, Inovação e competitividade. Lisboa: Anefa
Soto, Angel et al (2002). Didáctica general: Modelos y estratégias para la intervención social. Madrid: Editorial Universitas
Rodrigues, F. & Stoer, S. 1993). Acção local e mudança social em Portugal. Lisboa: Fim de Século