Educação, Cultura e Cidadania
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender os conceitos de cidadania e educação, educação cívica, educação para a cidadania, civilidade
2. Compreender a evolução do conceito de cidadania ao longo da História Portuguesa
3. Relacionar a educação com a aquisição da cidadania
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: Educação, Cultura e Cidadania
2. O liberalismo a defesa da Instrução Pública e o nascimento do cidadão
3.
3.1. O vintismo e o debate educativo nas Cortes (1821-1823)
3.2. O projecto de reforma de Luís Mouzinho de Albuquerque (1823)
3.3. As Constituições de 1822 e 1837 e a Carta Constitucional de 1826
3.4. As propostas educativas de Alexandre Herculano (1810-1877)
3.5. Passos Manuel (1801-1862) e a criação dos liceus e das escolas politécnicas (1836-1837)
3.6. D. António da Costa (1824-1892) e a defesa da educação feminina
3.7. A estruturação do ensino secundário através da “Reforma de Jaime Moniz” (1894-1895)
4. A República: a construção do “Homem Novo” a través da educação (1910-1926)
4.1. O combate ao analfabetismo e a educação feminina como estratégias de republicanização – Da Cartilha Maternal (1850) de João de Deus (1830-1896) ao “Associação das Escolas Móveis” (1882) de Casimiro Freire (1843-1918)
4.2. Valorização e formação do professorado primário. A Lei de 30 de Março de 1911 como consagração de mitologia educativa republicana.
4.3. A Ideia de educação para a República em Sampaio Bruno (1856-1915)
4.4. João de Barros (1881-1960), o “educador republicano”
4.5. Ana de Castro Osório (1872-1935) e Bernardino Machado (1851-1944) e os combates pela educação da mulher
4.6. Adolfo Coelho (1847-1919) e a educação operária
4.7. A educação da mulher e o seu papel na sociedade na obra de Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921)
4.8. Secularização e laicização como formas de afirmação da escola pública
5. O Estado Novo e a educação nacionalista e tradicional (1933-1945)
5.1. A reforma educativa de Carneiro Pacheco (1936-1939)
5.2. A Constituição de 1933 e o debate educativo
5.3. A criação das “mocidades” (1936-1938) e a nova cidadania na Constituição de 1933
5.4. Maria Guardiola (1895-1978) – uma pedagoga do Estado Novo
5.5. As marcas endoutrinação do regime na educação - A moral católica e os valores da família no “livro único” (1936)
5.6. “A Lição de Salazar” - Mitologia nacionalista e culto dos heróis nos manuais escolares e na propaganda do Estado Novo
5.7. O triunfo dos números contra o analfabetismo – A criação dos “Postos Escolares” (1936) e o “Plano dos Centenários” (1940)
5.8. A polémica acerca da coeducação
5.9. Os intelectuais e a educação difusa: o debate de ideias em torno de revistas e jornais – Os exemplos da Águia (1910-1932) e daSeara Nova (1921-1945)
5.10. Faria de Vasconcelos (1880-1939) e a “formação do homem no homem”
5.11. Irene Lisboa (1892-1958) – As Modernas Tendências da Educação (1942)
5.12. António Sérgio (1883-1963) e a educação para a cidadania
Métodos de Ensino
Tutorial
Bibliografia
ARAÚJO, Alberto (1994), O Homem Novo no discursso pedagógico de João de Barros(dissertação de doutoramento), Universidade de Minho – Instituto de Educação, Braga, 1994.
MACHADO, Fernando Augusto (2001), Educação e cidadania na ilustração portuguesa: Ribeiro Sanches, Campo das Letras, Porto, 2001
MAIA, Carlos Fernandes org. (2002), Educação e cidadania, Sindicato Nacional dos Professores Licenciados, Braga, 2002
PEREIRA, Sara Marques (2007), O Pensamento Pedagógico de Sampaio Bruno. A Ideia de Educação para a República, INCM, Lisboa, 2007
PINTASSILGO, Joaquim (1998), República e formação dos cidadãos. A educação cívica nas escolas primárias da Primeira República Portuguesa, Ed. Colibri, Lisboa, 1998.
SOUSA, Baltasar Rebelo de (1951), Formação integral da juventude, Lisboa, 1951.
TORGAL, Luís Reis (1989), História e Ideologia, Col. Minerva História, Coimbra, 1989.