2023

Educação, Cultura e Cidadania

Nome: Educação, Cultura e Cidadania
Cód.: PED1612L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.     Compreender os conceitos de cidadania e educação, educação cívica, educação para a cidadania, civilidade


2.     Compreender a evolução do conceito de cidadania ao longo da História Portuguesa


3.     Relacionar a educação com a aquisição da cidadania

Conteúdos Programáticos

1.      Introdução: Educação, Cultura e Cidadania


 


 


2.     O liberalismo a defesa da Instrução Pública e o nascimento do cidadão


3.      


3.1.          O vintismo e o debate educativo nas Cortes (1821-1823)


3.2.          O projecto de reforma de Luís Mouzinho de Albuquerque (1823)


3.3.          As Constituições de 1822 e 1837 e a Carta Constitucional de 1826


3.4.          As propostas educativas de Alexandre Herculano (1810-1877)


3.5.          Passos Manuel (1801-1862) e a criação dos liceus e das escolas politécnicas (1836-1837)


3.6.          D. António da Costa (1824-1892) e a defesa da educação feminina


3.7.          A estruturação do ensino secundário através da “Reforma de Jaime Moniz” (1894-1895)


 


4.      A República: a construção do “Homem Novo” a través da educação (1910-1926)


4.1.          O combate ao analfabetismo e a educação feminina como estratégias de republicanização – Da Cartilha Maternal (1850) de João de Deus (1830-1896) ao “Associação das Escolas Móveis” (1882) de Casimiro Freire (1843-1918)


4.2.          Valorização e formação do professorado primário. A Lei de 30 de Março de 1911 como consagração de mitologia educativa republicana.


4.3.          A Ideia de educação para a República em Sampaio Bruno (1856-1915)


4.4.          João de Barros (1881-1960), o “educador republicano”


4.5.           Ana de Castro Osório (1872-1935) e Bernardino Machado (1851-1944) e os combates pela educação da mulher


4.6.          Adolfo Coelho (1847-1919) e a educação operária


4.7.          A educação da mulher e o seu papel na sociedade na obra de Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921)


4.8.          Secularização e laicização como formas de afirmação da escola pública


 


5.     O Estado Novo e a educação nacionalista e tradicional (1933-1945)


5.1.          A reforma educativa de Carneiro Pacheco (1936-1939)


5.2.          A Constituição de 1933 e o debate educativo


5.3.          A criação das “mocidades” (1936-1938) e a nova cidadania na Constituição de 1933


5.4.          Maria Guardiola (1895-1978) – uma pedagoga do Estado Novo


5.5.          As marcas endoutrinação do regime na educação - A moral católica e os valores da família  no “livro único” (1936)


5.6.          “A Lição de Salazar” - Mitologia nacionalista e culto dos heróis nos manuais escolares e na propaganda do Estado Novo


5.7.          O triunfo dos números contra o analfabetismo – A criação dos “Postos Escolares” (1936) e o “Plano dos Centenários” (1940)


5.8.          A polémica acerca da coeducação


5.9.          Os intelectuais e a educação difusa: o debate de ideias em torno de revistas e jornais – Os exemplos da Águia (1910-1932) e daSeara Nova (1921-1945)


5.10.        Faria de Vasconcelos (1880-1939) e a “formação do homem no homem”


5.11.        Irene Lisboa (1892-1958) – As Modernas Tendências da Educação (1942)


5.12.        António Sérgio (1883-1963) e a educação para a cidadania


 

Métodos de Ensino

Tutorial

Bibliografia

ARAÚJO, Alberto (1994), O Homem Novo no discursso pedagógico de João de Barros(dissertação de doutoramento), Universidade de Minho – Instituto de Educação, Braga, 1994.


MACHADO, Fernando Augusto (2001), Educação e cidadania na ilustração portuguesa: Ribeiro Sanches, Campo das Letras, Porto, 2001


MAIA, Carlos Fernandes org. (2002), Educação e cidadania, Sindicato Nacional dos Professores Licenciados, Braga, 2002


PEREIRA, Sara Marques (2007), O Pensamento Pedagógico de Sampaio Bruno. A Ideia de Educação para a República, INCM, Lisboa, 2007


PINTASSILGO, Joaquim (1998), República e formação dos cidadãos. A educação cívica nas escolas primárias da Primeira República Portuguesa, Ed. Colibri, Lisboa, 1998.


SOUSA, Baltasar Rebelo de (1951), Formação integral da juventude, Lisboa, 1951.


TORGAL, Luís Reis (1989), História e Ideologia, Col. Minerva História, Coimbra, 1989.