Ensino do Meio Físico e Social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Com a lecionação desta unidade curricular pretende-se que as/os alunas/os sejam capazes de:
· Avaliar o papel que as ciências naturais e sociais e, consequentemente, o seu ensino e a sua aprendizagem, desempenham num quadro de educação para todos e ao longo da vida, tendo como meta a alfabetização de todos os cidadãos.
· Compreender e valorizar o papel que a área de Conhecimento do Mundo desempenha no desenvolvimento intelectual, estético e socio-moral das crianças.
· Relacionar aquele papel com o que é desempenhado pela área do Estudo do Meio do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente através da abordagem dos respetivos conteúdos curriculares.
· Relacionar, de um modo integrado, a área de "Conhecimento do Mundo" com as diferentes áreas de conteúdo no Jardim-de-infância.
· Conhecer e utilizar métodos, técnicas e instrumentos de ensino, adequados à construção do conhecimento no âmbito do Meio Físico e Social.
· Desenvolver atitudes, conhecimentos e competências de índole científica que permitam responder criticamente às exigências de uma sociedade influenciada pela ciência e pela tecnologia.
· Preparar, realizar e avaliar atividades experimentais, pedagogicamente adequadas ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico.
· Conhecer, justificar e fundamentar as atuais correntes curriculares, pedagógicas e didáticas para o ensino das Ciências.
· Conhecer, justificar e fundamentar as novas correntes curriculares, pedagógicas e didáticas para o ensino da História como instrumento de construção identitária.
· Conhecer um conjunto diversificado de técnicas e de métodos de ensino, adequadas à aprendizagem das crianças dos níveis etários com que irão trabalhar, visando a sua aplicação nas áreas de Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio, de um modo fundamentado e articulado.
- Desenvolver atitudes científicas no seu próprio trabalho, criando hábitos de pesquisa, de seleção, organização e tratamento da informação, bem como de rigor e objetividade na linguagem.
Conteúdos Programáticos
1. Da Natureza do Conhecimento ao Conhecimento do Mundo.
1.1. Educação científica e cidadania: uma abordagem a partir das Ciências Naturais e das Ciências Humanas e Sociais.
1.2. As relações de continuidade pedagógica e curricular entre as áreas de "Conhecimento do Mundo", na Educação Pré-Escolar, e a de "Estudo do Meio" no 1º Ciclo do Ensino Básico.
2. O conhecimento do educador/professor e os saberes das crianças: a construção do conhecimento através da abordagem de conteúdos e do desenvolvimento de processos e de atitudes.
2.1. A importância de conhecer e tomar em conta as conceções das crianças: implicações na formação inicial do futuro educador/professor.
2.2. A descoberta do mundo natural e o questionamento do mundo.
2.3. A construção das noções de tempo e de espaço.
3. Metodologias de trabalho e utilização de recursos nas áreas de "Conhecimento do Mundo" no Jardim-de-infância e de “Estudo do Meio” no 1º ciclo do E. Básico.
3.1. A organização dos materiais, das atividades e dos tempos.
3.2. O meio físico e social como recurso: a preparação e a realização de saídas de campo.
4. O conhecimento do mundo e a educação para a cidadania e a responsabilidade.
4.1. As inter-relações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente: a importância da respetiva compreensão pelos futuros educadores/professores.
4.2. Educação ambiental/patrimonial e desenvolvimento sustentável: a educação das crianças para a sustentabilidade e para a preservação e transmissão do nosso património comum.
Métodos de Ensino
Será dado relevo a formas de trabalho centradas no debate e na análise crítica de textos de conteúdo didático relevante. Procuraremos promover a construção e a exploração didática de materiais simples.
Avaliação Contínua: consiste na realização de quatro Tarefas (T) de avaliação, de natureza diversa, individuais e/ou em grupo, realizadas ao longo do semestre e relacionadas com temas estruturantes do programa (50%) e de uma Tarefa Final de natureza científico-didática sobre um tema escolhido pelos estudantes, sujeito a apresentação e discussão em sala de aula (TF). (50%).
Avaliação Final: consiste na realização de uma prova escrita de Exame (6x 60%) e uma Tarefa Final (TF 40%).
É obrigatória obtenção de uma classificação parcial igual ou superior a 9,5 em cada modalidade.
Bibliografia
Cid, M. & Fialho, I. (2013). Making sense of the natural world: seeds and plant germination. The Journal of Emergent Science, 5, 22-28.
Fialho, I. (2010). Ensino experimental. In Pasta mágica - Estudo do Meio (1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Areal Editores.
Martins, I. et al. (2009). Despertar para a ciência. Actividades do 3 aos 6. ME-DGIDC.
Miranda, S. R. (2010). Estranhos passados encontrados em um museu: a criança e seus olhares sobre o tempo desconhecido. Cadernos Cedes, 30(82), 369-382.
Magalhães, O. & Barca, I. (2013). História para os mais novos? In J. Prats, I. Barca & R. Facal (Orgs). História e identidades culturais (pp. 728.734). CIED.
Pena, F. e Teixeira, l. (2003). Pequenos gigantes. Educação pré-escolar. Dos 3 aos 5 anos. Porto: Porto Editora
Santos, M. L.; Gaspar, M. F. & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. FMS
Equipa Docente
- Isabel José Botas Bruno Fialho
- Olga Maria Santos Magalhães [responsável]