Ensino da Matemática
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- A- Desenvolver uma atitude de autoconfiança face à Matemática e seu ensino;
- B- Conhecer as atuais orientações curriculares para o ensino da Matemática nos primeiros anos (níveis pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico);
- C- Conhecer e perspetivar o ensino dos principais conceitos relativos aos temas e tópicos matemáticos fundamentais;
- D- Conhecer e perspetivar o ensino com vista ao desenvolvimento dos processos matemáticos transversais;
- E- Analisar e discutir potencialidades educativas do uso de materiais manipuláveis como recursos para a aprendizagem matemática, bem como da tecnologia;
- F- Desenvolver capacidade de problematizar os principais desafios do ensino da Matemática nos primeiros anos.
Conteúdos Programáticos
1. Orientações curriculares para o ensino da Matemática:
1.1. Orientações no ensino pré-escolar
1.2. Orientações no 1º ciclo
2. Temas matemáticos e actuais ênfases:
2.1. Número (sentido de número e fluência de cálculo)
2.2. Geometria e Medida (sentido espacial e processo de medir)
2.3. Organização e Tratamento de Dados (literacia estatística)
2.4. Álgebra (pensamento algébrico)
3. Capacidades matemáticas transversais:
3.1. Resolução de problemas
3.2. Raciocínio matemático
3.3. Comunicação matemática
4. Tarefas matemáticas:
4.1. Natureza das tarefas
4.2. Tipos de tarefas: exercícios, problemas, investigações e projectos.
4.3. Funções das tarefas
5. Recursos para o ensino da Matemática:
5.1. Materiais manipuláveis
5.2. Calculadora
5.3. Computador
6. Planificação do ensino da Matemática:
5.1. Definição do objectivo de aprendizagem/propósito de ensino
5.2. Selecção de tarefas e recursos
5.3. Organização e metodologia para a sala de aula
Métodos de Ensino
Avaliação contínua
A-Assiduidade
B- Trabalhos de grupo em Aula
C- Trabalho de grupo (inclui relatório escrito)
D- Trabalho indidual
Classificação = (10xA+20xB+30xC+40xD)/100
Exame
A- Parte teórica
B- Parte prática
Class=(A+B)/2
Bibliografia
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Pastas de materiais da APM:
· Atividades 1.º ciclo I e II
· A Matemática é de Todos
· Pavimentações
Sítios na Internet
http://nrich.maths.org/public/
http://projetos.ese.ips.pt/pfcm/
http://www.fi.uu.nl/rekenweb/en/
Site do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo da Universidade de Évora (www.aprendermatematica.uevora.pt)
Equipa Docente
- António Manuel Águas Borralho [responsável]