2023

Ensino da Matemática

Nome: Ensino da Matemática
Cód.: PED1608L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


  • A- Desenvolver uma atitude de autoconfiança face à Matemática e seu ensino;

  • B- Conhecer as atuais orientações curriculares para o ensino da Matemática nos primeiros anos (níveis pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico);

  • C- Conhecer e perspetivar o ensino dos principais conceitos relativos aos temas e tópicos matemáticos fundamentais;

  • D- Conhecer e perspetivar o ensino com vista ao desenvolvimento dos processos matemáticos transversais;

  • E- Analisar e discutir potencialidades educativas do uso de materiais manipuláveis como recursos para a aprendizagem matemática, bem como da tecnologia;

  • F- Desenvolver capacidade de problematizar os principais desafios do ensino da Matemática nos primeiros anos.

Conteúdos Programáticos

1. Orientações curriculares para o ensino da Matemática:


1.1. Orientações no ensino pré-escolar


1.2. Orientações no 1º ciclo


2. Temas matemáticos e actuais ênfases:


2.1. Número (sentido de número e fluência de cálculo)


2.2. Geometria e Medida (sentido espacial e processo de medir)


2.3. Organização e Tratamento de Dados (literacia estatística)


2.4. Álgebra (pensamento algébrico)


3. Capacidades matemáticas transversais:


3.1. Resolução de problemas


3.2. Raciocínio matemático


3.3. Comunicação matemática


4. Tarefas matemáticas:


4.1. Natureza das tarefas


4.2. Tipos de tarefas: exercícios, problemas, investigações e projectos.


4.3. Funções das tarefas


5. Recursos para o ensino da Matemática:


5.1. Materiais manipuláveis


5.2. Calculadora


5.3. Computador


6. Planificação do ensino da Matemática:


5.1. Definição do objectivo de aprendizagem/propósito de ensino


5.2. Selecção de tarefas e recursos


5.3. Organização e metodologia para a sala de aula

Métodos de Ensino

Esta unidade curicular prevê a utilização de metodologias que apelem ao envolvimento dos alunos, sem o qual não será possível cumprir os objetivos a que se propõe. A qualidade do trabalho a realizar depende sobretudo da implicação e intervenção dos alunos nas atividades propostas, em particular, durante as aulas. Assim, será continuamente solicitada a participação dos alunos através da realização de tarefas diversas. Estas tarefas poderão ou não implicar uma preparação prévia (por exemplo, leitura de um texto, recolha de dados, resolução de um problema, construção de um material,...), serão variadas na sua natureza (análise, discussão, crítica, produção,...), e contemplarão diversas formas de trabalho (trabalho individual, de pequenos grupos, da grande turma).
Avaliação contínua
A-Assiduidade
B- Trabalhos de grupo em Aula
C- Trabalho de grupo (inclui relatório escrito)
D- Trabalho indidual
Classificação = (10xA+20xB+30xC+40xD)/100

Exame
A- Parte teórica
B- Parte prática
Class=(A+B)/2

Bibliografia

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APM (2001). A Matemática no 1.º Ciclo. Lisboa: APM.


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Brocardo, J., Serrazina, L., & Rocha, I. (Orgs.)(2008). O sentido do número – reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 3-28). Lisboa: Escolar Editora.


Canavarro, A. P. (2009). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante 16(2), 81-118.


Canavarro, A.P. (2008). Raciocínio matemático: Uma questão de confiança. Educação e Matemática, 100, pp. 34-36.


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Equipa do Projeto Desenvolvendo o sentido do número (2005). Desenvolvendo o sentido do número: Perspetivas e exigências curriculares. Materiais para o educador e professor do 1.º ciclo (Volume I). Lisboa: APM.


Equipa do Projeto Desenvolvendo o sentido do número (2007). Desenvolvendo o sentido do número: Perspetivas e exigências curriculares. Materiais para o professor do 1.º ciclo (Volume II). I. Lisboa: APM.


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NCTM (1992). Primeiro ano - Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar - coleção de adendas, anos de escolaridade K-6.  Lisboa: APM.


NCTM (1992). Quarto ano - Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar - coleção de adendas, anos de escolaridade K-6.  Lisboa: APM.


NCTM (1992). Segundo ano - Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar - coleção de adendas, anos de escolaridade K-6.  Lisboa: APM.


NCTM (1992). Terceiro ano - Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar - coleção de adendas, anos de escolaridade K-6.  Lisboa: APM.


NCTM (1994). Normas profissionais para o ensino da Matemática. Lisboa: APM e IIE.


NCTM (1999). Normas para a avaliação em Matemática escolar. Lisboa: APM, IIE.


NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Tradução portuguesa dos “Principles and Standards for School Mathematics. Lisboa: APM.


Ponte, J., & Serrazina, L. (2000). Didática da matemática do 1º ciclo. Lisboa: Universidade Aberta.


Revista Educação e Matemática, nº 40, (1996). Número temático sobre A Matemática nos primeiros anos. Revista publicada pela Associação de Professores de Matemática, Lisboa.


Serrazina, L. (1993). Conceções dos professores do 1º ciclo relativamente à Matemática e práticas de sala de aula. Quadrante, 2(1), 127-139.


Serrazina, L., & Matos, J. M. (1996). O geoplano na sala de aula. Lisboa:APM


Serrazina, M. L. (1990). Os materiais e o ensino da Matemática. Educação e Matemática,13,1


Silva, A. et al. (1989). Calculadoras na Educação Matemática. Lisboa: APM.


Vale, I., Pimentel, T. (Coord) (2011). Padrões em Matemática: Uma prposta Didática no âmbito do Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico. Lisboa: Texto Editores, Lda.


 


Pastas de materiais da APM:


·         Atividades 1.º ciclo I e II


·         A Matemática é de Todos


·         Pavimentações


 


Sítios na Internet


http://nrich.maths.org/public/


http://projetos.ese.ips.pt/pfcm/


http://www.apm.pt/


http://www.fi.uu.nl/rekenweb/en/


http://www.fc.up.pt/atractor/


http://www.gave.pt


http://www.dgidc.min-edu.pt


http://www.nctm.org/


 


 


Site do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo da Universidade de Évora (www.aprendermatematica.uevora.pt)

Equipa Docente