Projetos de Intervenção em Contextos Educativos Não Formais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
São objetivos da Unidade Curricular:
a) Desenvolver competências de compreensão sobre a abrangência e multiplicidade dos contextos com os quais o educador e professor podem desenvolver projetos educativos;
b) Promover a intervenção em contextos educativos, sociais e culturais diferenciados, favorecendo a assunção de um projeto formativo fundado e comprometido com a complexidade que compõe e sustenta a ecologia do desenvolvimento na infância;
c) Promover o conhecimento sobre as condições da profissionalidade ajudando à consciencialização dos imperativos éticos, sociais e deontológicos sobre os quais se funda a profissão docente;
d) Ensaiar práticas transversais, transdisciplinares e de cooperação institucional, tomando, como referente comum para a ação, a promoção dos direitos da criança, a qualidade dos serviços prestados à infância e aprendizagens transversais;
e) Participar no desenvolvimento de parcerias que sustentem e promovam a ideia generosa de “cidades educadoras”, orientando espaços, instituições, projetos e serviços para a adopção de práticas com uma forte intencionalidade educativa.
Conteúdos Programáticos
- A dimensão sistémica e interativa da intervenção em educação.
- Conceitos e práticas de educação comunitária. As “cidades educadoras”.
- A Pedagogia do Projeto.
- Conteúdos específicos emergentes dos projetos em desenvolvimento:
- Projetos de Educação Ambiental
- Animação educativa em bibliotecas
- Animação de Museus: O Museu como espaço educativo
- A descoberta do património histórico pelas crianças
- A Animação na Infância: exploração lúdica e artística de espaços públicos.
- Organização e Animação de Ludotecas
- Projetos de intervenção comunitária
- Outros
Métodos de Ensino
- Orientação da concepção dos projectos, das planificações e das acções educativas a desenvolver pelos alunos.
- Observação directa, reflexão cooperada e análise dos projectos desenvolvidos;
- Abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos ao longo do curso;
- Realização de seminários formativos tentando responder às principais questões emergentes da intervenção;
- Tutoria: Apoio e supervisão da intervenção;
- Avaliação cooperada da intervenção.
AVALIAÇÃO
"Diário de Formação" onde os alunos registam factos significantes e reflectem criticamente sobre a acção.
A Classificação Final da componente de avaliação contínua decorre duma avaliação conjunta e negociada, para a qual cada os alunos contribuem com base nos seguintes elementos:
- Conceção e implementação do projeto (50%)
- Relatório do projeto (reflexões individuais + trabalho coletivo) (25%)
- Apresentação (25%)
De acordo com o n.º9 do art.º 102.º do RAUE, esta UC não tem regime de avaliação final
Bibliografia
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