2023

Projetos de Intervenção em Contextos Educativos Não Formais

Nome: Projetos de Intervenção em Contextos Educativos Não Formais
Cód.: PED1604L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

São objetivos da Unidade Curricular:


 


a)   Desenvolver competências de compreensão sobre a abrangência e multiplicidade dos contextos com os quais o educador e professor podem desenvolver projetos educativos;


 


b)   Promover a intervenção em contextos educativos, sociais e culturais diferenciados, favorecendo a assunção de um projeto formativo fundado e comprometido com a complexidade que compõe e sustenta a ecologia do desenvolvimento na infância;


 


c)   Promover o conhecimento sobre as condições da profissionalidade ajudando à consciencialização dos imperativos éticos, sociais e deontológicos sobre os quais se funda a profissão docente;


 


d)   Ensaiar práticas transversais, transdisciplinares e de cooperação institucional, tomando, como referente comum para a ação, a promoção dos direitos da criança, a qualidade dos serviços prestados à infância e aprendizagens transversais;


 


e)   Participar no desenvolvimento de parcerias que sustentem e promovam a ideia generosa de “cidades educadoras”, orientando espaços, instituições, projetos e serviços para a adopção de práticas com uma forte intencionalidade educativa.


 


 

Conteúdos Programáticos


  1. A dimensão sistémica e interativa da intervenção em educação.

  2. Conceitos e práticas de educação comunitária. As “cidades educadoras”.

  3. A Pedagogia do Projeto.

  4. Conteúdos específicos emergentes dos projetos em desenvolvimento:



  • Projetos de Educação Ambiental

  • Animação educativa em bibliotecas

  • Animação de Museus: O Museu como espaço educativo

  • A descoberta do património histórico pelas crianças

  • A Animação na Infância: exploração lúdica e artística de espaços públicos.

  • Organização e Animação de Ludotecas

  • Projetos de intervenção comunitária

  • Outros

Métodos de Ensino

METODOLOGIA
- Orientação da concepção dos projectos, das planificações e das acções educativas a desenvolver pelos alunos.
- Observação directa, reflexão cooperada e análise dos projectos desenvolvidos;
- Abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos ao longo do curso;
- Realização de seminários formativos tentando responder às principais questões emergentes da intervenção;
- Tutoria: Apoio e supervisão da intervenção;
- Avaliação cooperada da intervenção.

AVALIAÇÃO
"Diário de Formação" onde os alunos registam factos significantes e reflectem criticamente sobre a acção.

A Classificação Final da componente de avaliação contínua decorre duma avaliação conjunta e negociada, para a qual cada os alunos contribuem com base nos seguintes elementos:
- Conceção e implementação do projeto (50%)
- Relatório do projeto (reflexões individuais + trabalho coletivo) (25%)
- Apresentação (25%)
De acordo com o n.º9 do art.º 102.º do RAUE, esta UC não tem regime de avaliação final

Bibliografia

Bento, G. (2015). Infância e espaços exteriores – perspetivas sociais e educativas na atualidade. Investigar em Educação, IIª série(4), 127-140.
Cruz, H, Bezelga, I. & Aguiar, R. (Coord.) (2019). Práticas Artísticas: Participação e comunidade. Évora: CHAIA-UÉvora.
Frigério, R. (2013). Mundo-Rua: conceito fotografado por crianças. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 3(6), 25-46.
Graue, M. E. &Walsh, D. J. (2003). Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Ministério da Educação (1997). Qualidade e projecto na educação pré-escolar, n.º 3. DEP-GEDEPE. Lisboa: Editorial M.E.
Pozo, J. (2013). O conceito de "cidades educadoras", hoje. Em Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras (pp. 25-31).
Sarmento, M. (2018). Infância e cidade: restrições e possibilidades . Educação, 232-240.
Tonucci, F. (2006). La Ciudade de Los Niños. Un modo nuevo de pensar la ciudad. Buenos Aires, Argentina: Editorial Losada.