História das Ideias Educativas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Formar um quadro evolutivo da civilização ocidental, relativamente à educação e à pedagogia, identificando, caracterizando e relacionando os seus principais momentos.
Situar dinamicamente a educação e a pedagogia no conjunto da vida social, económica, política e cultural.
Integrar a evolução da educação portuguesa e no pensamento pedagógico português
Relacionar o passado com o presente e dar a ambos, e à unidade que constituem, um sentido prospectivo
Conteúdos Programáticos
1. DO ILUMINISMO AOS FINAIS DO SÉCULO XIX- O Movimento da Educação Nova
1.1. O Iluminismo
1.2. Rousseau
1.3. Pestalozzi e Froebel
1.4. O Iluminismo em Portugal.
1.4.1. Verney e Ribeiro Sanches
1.4.2. A obra do Marquês de Pombal
1.5. A Revolução Francesa
1.6. As ideias pedagógicas do Romantismo: Fichte
1.7. A Revolução Industrial e seus reflexos na educação
1.8. A educação e a pedagogia em Portugal, no século XIX
1.8.1. As reformas do liberalismo: Herculano e Garrett
1.8.2. Antero de Quental e a ilustração do operário
1.8.3. Adolfo Coelho e a educação popular
1.8.4. Os métodos de Castilho e João de Deus
1.8.5. Sampaio Bruno e a educação para a República
1.8.6. Os primórdios da educação feminina (séc. XVIII e XX)
2. EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA NO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO
2.1. O debate pedagógico no final da Monarquia
2.2. O debate pedagógico durante a I República
2.2.1. Teorias, temas e problemas em confronto
6.2.2. As reformas do ensino
2.3. O debate pedagógico durante a Ditadura Militar e o "Estado Novo"
2.3.1. O debate pedagógico durante a Ditadura Militar
2.3.2. A política educativa do "Estado Novo"
2.4. Evolução da educação feminina – (acesso e coeducação)
Métodos de Ensino
Expositivo dialogante
Bibliografia
BARBARA, A. Madeira - Subsídios para o estudo da educação em Portugal, da Reforma Pombalina à 1ª República, Assírio e Alvim, Lisboa, 1979.
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COELHO, Francisco Adolfo - Para a História da Instrução Popular, Instituto Gulbenkian de Ciências, Centro de Investigação Pedagógica, Lisboa, 1973.
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FERREIRA, Alberto, Antologia de Textos Pedagógicos do Séc. XIX Português,Instituto Gulbenkian de Ciência, Centro de Investigação Pedagógica, Lisboa, 1975, 3 vols.
FERREIRA, Joaquim, (Prefácio de Notas de), Cartas Sobre a Educação daMocidade de Ribeiro Sanches, Editorial Domingos Barreira, Porto, s.d.
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MAYER, Frederik - História do Pensamento Educacional, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1976.
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ROCHA, Filipe, Fins e Objectivos do Sistema Escolar Português I, Período de 1820 a 1926, Porto, Paisagem Editora, 1984.
SERRÃO, Joaquim Veríssimo - História das Universidades, Lello & Irmão, Porto, 1983.