2023

História das Ideias Educativas

Nome: História das Ideias Educativas
Cód.: PED1602L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Formar um quadro evolutivo da civilização ocidental, relativamente à educação e à pe­dagogia, identificando, caracterizando e relacionando os seus principais momentos.


Situar dinamicamente a educação e a pedagogia no conjunto da vida social, económica, política e cultural.


Integrar a evolução da educação portuguesa e no pensamento pedagógico português


Relacionar o passado com o presente e dar a ambos, e à unidade que constituem, um sentido prospectivo

Conteúdos Programáticos

1. DO ILUMINISMO AOS FINAIS DO SÉCULO XIX- O Movimento da Educação Nova


1.1. O Iluminismo


1.2. Rousseau


1.3. Pestalozzi e Froebel


1.4. O Iluminismo em Portugal.


1.4.1. Verney e Ribeiro Sanches


1.4.2. A obra do Marquês de Pombal


1.5. A Revolução Francesa


1.6. As ideias pedagógicas do Romantismo: Fichte


1.7. A Revolução Industrial e seus reflexos na educação


1.8. A educação e a pedagogia em Portugal, no século XIX


1.8.1. As reformas do liberalismo: Herculano e Garrett


1.8.2. Antero de Quental e a ilustração do operário


1.8.3. Adolfo Coelho e a educação popular


1.8.4. Os métodos de Castilho e João de Deus


1.8.5. Sampaio Bruno e a educação para a República


1.8.6. Os primórdios da educação feminina (séc. XVIII e XX)


 


2. EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA NO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO


2.1. O debate pedagógico no final da Monarquia


2.2. O debate pedagógico durante a I República


2.2.1. Teorias, temas e problemas em confronto


6.2.2. As reformas do ensino


2.3. O debate pedagógico durante a Ditadura Militar e o "Estado Novo"


2.3.1. O debate pedagógico durante a Ditadura Militar


2.3.2. A política educativa do "Estado Novo"


2.4. Evolução da educação feminina – (acesso e coeducação)

Métodos de Ensino

Expositivo dialogante

Bibliografia

BARBARA, A. Madeira - Subsídios para o estudo da educação em Portugal, da Re­forma Pombalina à 1ª República, Assírio e Alvim, Lisboa, 1979.


CARVALHO, Rómulo de História do Ensino em Portugal. Desde a Fundação da Nacionalidade até o Fim do Regime de Salazar-Caetano, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1986.


COELHO, Francisco Adolfo - Para a História da Instrução Popular, Instituto Gulbenkian de Ciências, Centro de Investigação Pedagógica, Lisboa, 1973.


DIAS, José Ribeiro (2000), A Realização do Ser Humano: Para a História das Ideias em Educação e Pedagogia, Ed. Didáctica, Lisboa, 2000


FERREIRA, Alberto, Antologia de Textos Pedagógicos do Séc. XIX Português,Insti­tuto Gulbenkian de Ciência, Centro de Investigação Pedagógica, Lisboa, 1975, 3 vols.


FERREIRA, Joaquim, (Prefácio de Notas de), Cartas Sobre a Educação daMocidade de Ribeiro Sanches, Editorial Domingos Barreira, Porto, s.d.


GADOTTI, Moacir (1995), História das Ideias Pedagógicas, Ed. Ática, São Paulo, 1995


KING, Preston (1983), The History of Ideas: Na Introduction to Metod, Croom Helms, London, 1983


MAYER, Frederik - História do Pensamento Educacional, Zahar Editores, Rio de Ja­neiro, 1976.


PEREIRA, Sara Marques, Sampaio Bruno e a Ideia de Educação para a República, INCM, Lisboa, 2007


ROCHA, Filipe, Fins e Objectivos do Sistema Escolar Português I, Período de 1820 1926, Porto, Paisagem Editora, 1984.


SERRÃO, Joaquim Veríssimo - História das Universidades, Lello & Irmão, Porto, 1983.