2024

Temas Aprofundados de Educação e Expressão Físico-Motora

Nome: Temas Aprofundados de Educação e Expressão Físico-Motora
Cód.: PED01632L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Educação Física

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer e saber aplicar os princípios metodológicos fundamentais relacionados com o ensino dos vários conteúdos da Educação e Expressão Físico-Motora (EEFM) (na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico).


2. Saber hierarquizar a complexidade das tarefas motoras adaptando-as a diferentes níveis de desempenho percetivo-motor;


3. Conhecer e compreender os fatores de eficácia pedagógica no ensino das atividades físicas.


4. Conhecer a estrutura de uma aula de EEFM e as suas funções didáticas.


5. Conhecer as formas de organização características do ensino em EEFM.


6. Conhecer e dominar algumas competências de intervenção pedagógica nos vários momentos críticos de uma aula de EEFM (informação, organização e prática).


 


7. Desenvolver competências de planificação e intervenção pedagógica refletindo sobre os comportamentos de ensino associados ao sucesso pedagógico. 

Conteúdos Programáticos

1. Os conteúdos curriculares da EEFM: caracterização, objetivos e orientações metodológicas para o seu ensino.


 2. Critérios pedagógicos para a seleção, hierarquização e adaptação das tarefas motoras a diferentes níveis de desempenho percetivo-motor


3. Fatores de eficácia pedagógica no ensino das atividades físicas


4. A aula de EEFM: Estrutura e suas funções didáticas.


5. A gestão do espaço, dos materiais e das atividades de aprendizagem: Formas de organização típicas no ensino das atividades físicas; a gestão do tempo útil e do tempo de empenhamento motor; o controlo da prática; as questões de segurança.


6. Características fundamentais da intervenção pedagógica nos momentos críticos da sessão de EEFM: momentos de informação, de organização, de acompanhamento e controlo da prática e de diagnóstico e prescrição/adaptação das atividades de aprendizagem.


7. O clima de aula, as interações sociais e a interação pedagógica.


 


8. A ludicidade e a interdisciplinaridade na EEFM.

Métodos de Ensino

a) Exposição oral de conteúdos e debate em grupo em temáticas com orientação mais reflexiva;
b) Pesquisa e trabalho em grupo orientado pela docente: planificação de situações de ensino e aprendizagem.
c) Desenvolvimento de situações simuladas e/ou reais de ensino da Educação Física
d) Reflexão e análise crítica das situações vivenciadas e dos trabalhos realizados.
e) Heteroavaliação.

Avaliação

Regime de avaliação contínua:
Componente 1:
(60%)- Em grupo: Planificação de uma aula de Educação Física para crianças, sua dinamização em contexto simulado de ensino
Componente 2:
(30%) – Em grupo: Relatório crítico sobre o trabalho realizado.
(10%) - Individual: Heteroavaliação de um trabalho de outro grupo

Os critérios utilizados na avaliação das várias propostas de trabalho serão discutidos com os/as estudantes.

O regime de avaliação final:
Componente 1 (40%)- Planificação de uma aula de Educação Física para crianças, sua dinamização em contexto simulado de ensino e respetiva autoavaliação. Este trabalho terá que ser apresentado no período letivo durante as aulas .
Esta componente de avaliação enquadra-se no ponto 6. do Artº 110º do RAUE.
Componente 2 (60%) – Prova de avaliação escrita.

A aprovação na unidade curricular depende da obtenção da classificação final mínima de 10 valores, não podendo o/a estudante possuir nota inferior a 10 valores em qualquer uma das componente

Bibliografia

Barreiros, J.(2016).Desenvolvimento motor e aprendizagem. Manual do Curso de Treinadores de Desporto. Instituto Português do Desporto e Juventude. Acesso em http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Manuais/GrauI/GrauI-04_Desenvolvimento.pdf
Gallahue, D. (2002).Desenvolvimento motor. In Bernard Spodek (Org.). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: FCK (UÉ: 188 092)
Garcia, E., Angel,J., Rubio, C.et al(2009). Materiales para la Didactica de la Educación Fisica. Madrid: INDE (UÉ VERNEY 796:37.02 FER m)
Ministério da Educação(2018).Aprendizagens Essenciais em Educação Física, 1º Ciclo-Acesso http://www.dge.mec.pt/educacao-fisica
Silva, I (Coord.) et al. (2016).Barreiros, J, Cordovil, R., & Carvalheiro, S. (2007) (Eds.). Desenvolvimento Motor da Criança. Lisboa: Edições FMH. (U.É 188 506)
Silva, I (Coord.) et al. (2016). Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar. Ministério da Educação. Acesso http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares

Equipa Docente (2023/2024 )