Temas Aprofundados de Educação e Expressão Plástica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Desenvolver competências críticas a partir do potente mundo das imagens contemporâneas.
- Pensar e projetar metodologias híbridas de educação artística nas artes visuais que tenham em conta os efeitos produzidos sobre os públicos e os novos paradigmas emergentes: corporalidade, identidade de género, interculturalidade, meio ambiente...
- Reconhecer “discursos” à margem das imagens e das formas de disseminação de “pensamentos únicos” e elaborar projetos artísticos enfocados nos problemas do nosso tempo.
- Identificar e mapear a produção bibliográfica contemporânea no que diz respeito às Artes Visuais, à Cultura Visual e áreas de conhecimento e afins.
- Conhecer, nos seus aspectos básicos, as metodologias de investigação ligadas ao visual, as revistas de especialidade, as organizações internacionais... O papel dos artistas contemporâneos; a volta educativa no contexto curatorial e museístico...
- Aprender a desenhar lições críticas e relacionar os conteúdos da matéria curricular com o PES.
Conteúdos Programáticos
1º- Conexões dentro do currículo para a melhoria da prática educativa. Conexões da arte com outros temas. A imagem e os seus contextos de produção, circulação e interpretação.
2º - Imagem e globalização: do que nos fala esta imagem? Por que circula neste meio, neste momento histórico, “lida” por este público? (e não outro?).
3º - A construção do “significado” nos Estudos Visuais e no trabalho artístico de índole visual e a necessidade de aplicação do conhecimento associado aos processos de interpretação crítica.
4º - Educação artística baseada na Cultura Visual; os Projetos de Trabalho; a Investigação Baseada nas Artes; Os Estudos de Performace e a corporalidade em educação; as Pedagogias críticas, etc.
5º - Desconstrução e auto-representação: subjetividade, culturas docentes, juvenis, artísticas etc. A Internet (Web 2.0), a performance, e a blogosfera como suportes de “subversão/rebelião” e de ressonância das “vozes” excluídas. Pequenas narrativas.
Métodos de Ensino
Preferencialmente, na primeira parte das sessões abordar-se-á os conteúdos de natureza mais conceptual. A segunda parte das sessões está destinada a uma abordagem mais funcional e prática. Espera-se uma interação muita ativa e fecunda com os alunos na discussão e ‘manipulação’ dos conteúdos programáticos propostos. Sempre que possível, haverá recurso a meios audiovisuais.
Avaliação
A nota final resultou da média aritmética das notas obtidas em 3 componentes principais e respectivos pesos específicos:
- A) Trabalho escrito final (portfolio) – 50%
- B) Trabalhos práticos a desenvolver – 30% (apresentações orais)
- C) Índice presencial /empenho – 20%
Bibliografia
BARONE, T; EISNER, E. (2011) “Arts-Based-Educational Research”, Arts Based Research. London:Sage.
CHARRÉU, L. (2013) “Métodos alternativos de pesquisa na universidade contemporânea: uma reflexão critica sobre a/r/tografia e metodologias de investigação paralelas”, em MARTINS R.; TOURINHO I. (Coords.) Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educaçao. (pp. 97-113). Santa María: Editoraufsm.
EFLAND, A; FREEDMAN K; STUHR P (2003) “La educación del arte multicultural en relación con la modernidad y la postmodernidad. A La educación en el arte postmoderno (pp. 131-155). Barcelona: Paidós.
HERNÁNDEZ, F. (2013) “Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanence invisível nas pedagogias da cultura visual”, em MARTINS R.; TOURINHO I. (Coords.) Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. (pp. 77-95). Santa María: Editoraufsm.
SARDELICH, M. (2006) “Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a práctica educativa”, em Educar, curitiva, nº 27, pp203-219. Editora UFPR.