Temas Aprofundados de Educação e Expressão Dramática
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
· Aprofundar os conceitos e domínios teóricos da Expressão Dramática estruturados pela experimentação prática em diferentes contextos educacionais.
· Analisar e reflectir as orientações curriculares e os programas de expressão dramática presentes na educação básica.
· Compreender e discutir o papel desempenhado pelo educador/professor enquanto “animador” de expressão dramática.
· Reflectir sobre as possibilidades interdisciplinares e transversais que se abrem através da educação artística, nomeadamente na expressão dramática.
· Desenvolver a componente de investigação sobre as práticas da expressão dramática.
· Ser capaz de planear, promover e avaliar actividades de expressão dramática nos diversos contextos educacionais.
Conteúdos Programáticos
- Abordagens na investigação Artística: Alguns estudos sobre as actividades dramáticas na educação
- Conceitos comuns ao teatro e à expressão dramática
- Campo de intervenção da expressão dramática; enfoque educacional e existencial
- Diferentes perspectivas do papel da expressão dramática na educação: Desenvolvimento estético/ Estratégia facilitadora da aprendizagem/ Atitude pedagógica
- A importância da avaliação em educação artística: definição de critérios
- Desempenho do professor: características e perfis do professor enquanto animador de actividades dramáticas
- Temas de reflexão aprofundada emergentes da análise de necessidades de formação dos alunos:
Abordagem intercultural da expressão dramática;
Planeamento didáctico e definição de objectivos de aprendizagem;
Uso das Técnicas Projectivas;
-Fantoches, Marionetas e teatro de objectos
-Máscaras e maquilhagem
-Sombras e expressão corporal da criança
-Tecnologias (ipads, telemóvel, ppt, retroprojector)
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular desenvolve-se ao longo de 12 sessões com uma carga horária semanal de 1,5 horas de aulas teórico-práticas.
Apresenta-se como uma oportunidade de aprofundamento nos domínios teórico-práticos da expressão dramática/teatro e na capacitação do futuro educador de infância/professor para a sua utilização no âmbito educacional.
Dado tratar-se de uma U.C. que pretende aprofundar temas ou colmatar deficits na formação específica dos alunos, será realizado inicialmente o levantamento das necessidades de formação, expressas pelos alunos.
A articulação entre a dimensão investigativa e a experimentação prática deverá estar presente na abordagem temática
Solicitar-se-á aos alunos a realização de trabalhos teórico práticos, onde a dimensão reflexiva e questionadora esteja presente.
Sempre que possível serão utilizados recursos audio-visuais como meios complementares na exposição dos conteúdos teóricos.
Avaliação
AVALIAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR
Nesta Unidade Curricular serão considerados o regime de avaliação contínua e de exame.
No entanto, dado que mais do que qualquer capacidade específica, o que é para nós importante, para além do domínio dos conteúdos teóricos, é a atitude reflexiva decorrente de um compromisso activo na aprendizagem, os alunos serão aconselhados a desenvolvê-la na modalidade de avaliação contínua.
Avaliação contínua
A avaliação resultará das seguintes provas:
- Realização de reflexão crítica fundamentada de uma abordagem de expressão dramática em contexto de intervenção educacional - J.I. ou EB1 ou ambiente não formal - (individual)– 30%
- Realização de um trabalho de pesquisa e aprofundamento sobre um dos temas abordado nas aulas ou de interesse dos alunos: técnicas específicas (grupo)– 40%
- Participação nos trabalhos desenvolvidos nas aulas – 30%
A aprovação na U.C. depende da obtenção da classificação final mínima de 10 valores, não podendo o aluno possuir nota inferior a 7,5 valores em qualquer uma das componentes de avaliação consideradas
Avaliação por exame final:
A aprovação na U.C. depende da obtenção mínima de 10 valores na classificação do exame final.
O aluno deverá comunicar com antecedência a opção pelo regime de exame.
Bibliografia
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SPOLIN, V. (1979). Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva.
Textos e documentos facultados pela docente
Equipa Docente (2024/2025 )
- Carlos Alberto Nicolau Lima Antunes [responsável]