2024

Temas Aprofundados de Educação e Expressão Dramática

Nome: Temas Aprofundados de Educação e Expressão Dramática
Cód.: PED01627L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Educação Artística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

·      Aprofundar os conceitos e domínios teóricos da Expressão Dramática estruturados pela experimentação prática em diferentes contextos educacionais.


 


 


·       Analisar e reflectir as orientações curriculares e os programas de expressão dramática presentes na educação básica.


 


 


·      Compreender e discutir o papel desempenhado pelo educador/professor enquanto “animador” de expressão dramática.


 


 


·      Reflectir sobre as possibilidades interdisciplinares e transversais que se abrem através da educação artística, nomeadamente na expressão dramática.


 


 


·      Desenvolver a componente de investigação sobre as práticas da expressão dramática.


 


 



·      Ser capaz de planear, promover e avaliar actividades de expressão dramática nos diversos contextos educacionais.

Conteúdos Programáticos

-       Abordagens na investigação Artística: Alguns estudos sobre as actividades dramáticas na educação


 


 


-       Conceitos comuns ao teatro e à expressão dramática


 


 


-       Campo de intervenção da expressão dramática; enfoque educacional e existencial


 


 


-       Diferentes perspectivas do papel da expressão dramática na educação: Desenvolvimento estético/ Estratégia facilitadora da aprendizagem/ Atitude pedagógica


 


 


-       A importância da avaliação em educação artística: definição de critérios


 


 


-       Desempenho do professor: características e perfis do professor enquanto animador de actividades dramáticas


 


 


-       Temas de reflexão aprofundada emergentes da análise de necessidades de formação dos alunos:


       Abordagem intercultural da expressão dramática;


       Planeamento didáctico e definição de objectivos de aprendizagem;


               Uso das Técnicas Projectivas;


                          -Fantoches, Marionetas  e teatro de objectos


                         -Máscaras e maquilhagem


             -Sombras e expressão corporal da criança



             -Tecnologias (ipads, telemóvel, ppt, retroprojector)

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular desenvolve-se ao longo de 12 sessões com uma carga horária semanal de 1,5 horas de aulas teórico-práticas.


 


Apresenta-se como uma oportunidade de aprofundamento nos domínios teórico-práticos da expressão dramática/teatro e na capacitação do futuro educador de infância/professor para a sua utilização no âmbito educacional.


 


Dado tratar-se de uma U.C. que pretende aprofundar temas ou colmatar deficits na formação específica dos alunos, será realizado inicialmente o levantamento  das necessidades de formação, expressas pelos alunos.


A articulação entre a dimensão investigativa e a experimentação prática deverá estar presente na abordagem temática


 


 


Solicitar-se-á aos alunos a realização de trabalhos teórico práticos, onde a dimensão reflexiva e questionadora esteja presente.


 


Sempre que possível serão utilizados recursos audio-visuais como meios complementares na exposição dos conteúdos teóricos.



 

Avaliação

 AVALIAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR


 


 


Nesta Unidade Curricular serão considerados o regime de avaliação contínua e de exame.


No entanto,  dado que mais do que qualquer capacidade específica, o que é para nós importante, para além do domínio dos conteúdos teóricos, é a atitude reflexiva decorrente de um compromisso activo na aprendizagem, os alunos serão aconselhados a desenvolvê-la na modalidade de avaliação contínua.


 


Avaliação contínua


 


A avaliação resultará das seguintes provas:


 


-       Realização de reflexão crítica fundamentada  de uma abordagem de expressão dramática em contexto de intervenção educacional - J.I. ou EB1 ou ambiente não formal - (individual)– 30%


 


-       Realização de um trabalho de pesquisa e aprofundamento sobre um dos temas abordado nas aulas ou de interesse dos alunos: técnicas específicas (grupo)– 40%


 


-       Participação nos trabalhos desenvolvidos nas aulas – 30%


 


A aprovação na U.C. depende da obtenção da classificação final mínima de 10 valores, não podendo o aluno possuir nota inferior a 7,5 valores em qualquer uma das componentes de avaliação consideradas


 


Avaliação por exame final:


 


A aprovação na U.C. depende da obtenção mínima de 10 valores na classificação do exame final.



O aluno deverá comunicar com antecedência a opção pelo regime de exame.

Bibliografia

 


 BARRET, G.; LANDIER, J.L. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Porto: Asa.


 


BERCEBAL, F.; PRADO, D.; LAFERRIÈRE, G. & MOTOS, T. (2000). Sessiones de trabajo con los pedagogos de hoy. Ciudad Real: Naque Editora.


  


BOLTON, G. (1985). Towards a theory of drama in education. London: Longman. 


 


CABRAL, B. et al. (1999). Ensino do Teatro: Experiências Interculturais. Florianópolis: Imprensa Universitária. 


  


COSTA, I. A.; GUIMARÃES, A. (1986). Eu era a mãe- Perspectivas psicopedagógicas de expressão dramática. Lisboa:  Ed. M.E.


 


GAUTHIER, H. (2000). Fazer teatro desde os cinco anos. Coimbra: Minerva e E.S.E.C.


                                                                                                                                           


LÓPEZ, M. (2006). Imaginación y cratividad con niños de 4 a 7 años. Ciudad Real: Ñaque Editora.


 


 KOUDELA, I. (1984). Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva.


 


MARINA, J. (1995). Teoria da Inteligência Criadora. Lisboa. Caminho.


  


MELO, M. (2005). A expressão dramática – à procura e percursos. Lisboa: Livros Horizonte.


 


MOTTOS, T. (1998). Prácticas de dramatization. Barcelona: Avispa.


 


NEELANDS, J. (1989). Making sense of drama. Oxford: Heinemann Educational Books.


 


RYNGAERT, J. P. (1981). O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha.


 


RODARI, G. (1993). Gramática da Fantasia; Introdução à arte de contar históriasLisboa: Caminho. 


 


SOLMER, A. (1999). Manual de Teatro. Lisboa: Cadernos Contra-cena – .I.P.A.E.   


 


SOUSA, Alberto B. (2003). Educação pela arte e artes na educação1º,2º e 3º volumes. Lisboa: Instituto Piaget/Horizontes Pedagógicos.


 


SPOLIN, V. (1979). Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva. 


 



Textos e documentos facultados pela docente

Equipa Docente (2023/2024 )