2024

Oficina de Integração das Expressões

Nome: Oficina de Integração das Expressões
Cód.: PED01623L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Educação Artística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Desenvolver a auto-consciência nos processos de criação e expressão    artística bem como a capacidade de comunicação no seio do grupo.


•  Estimular o interesse pelas expressões artísticas e desenvolver a sua cultura   artística e o seu sentido estético.


• Sensibilizar os alunos para a importância da utilização das expressões     artísticas de forma integrada nos ensinos pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.


•  Capacitar os futuros professores para a prática de actividades de expressão    musical, corporal, dramática e plástica na sala de aula.

Conteúdos Programáticos

• As expressões artísticas como actividade humana da livre expressão do eu     sensível.


•  Comunicação corporal e oral.


• Construção de objectos bi e tri-dimensionais, enquanto referenciais do   processo de expressão criativa.


• O jogo dramático enquanto eixo estruturante da dinâmica inter-grupal.


• O corpo como instrumento expressivo.


• Prática musical: cantar, tocar, criar/compor.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas onde será dada prioridade ao envolvimento e à participação directa dos alunos em actividades de integração das expressões Musical, Dramática, Corporal e Plástica.

Avaliação

Avaliação contínua.


Parâmetros:


        Assiduidade (10%)


        Preparação e Participação (25%)


        Realização dos trabalhos propostos ao longo do semestre (25%)


        Concepção e realização de um projecto de síntese. (30%) *


Auto-avaliação (10%)


* Individual e/ou em grupo

Bibliografia

ANDRADE, C. (2013). Coro: corpo coletivo e espaço poético. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

BEZELGA, I. (2018). BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR: A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora. POIÉSIS. Unisul, Tubarão, v.12, n. 21, Jan/Jun 2018

CRUZ, H. (2019). Arte e esperança: Percursos da Iniciativa Partis 2014-2018. Lisboa: FCG.

FITZPATRICK-HARNISH, K. (2015). Urban music education: A practical guide for teachers, Oxford University Press.

JORGENSEN, E. (2003).Transforming Music Education. Indiana University Press.

KOUDELA, I. D. & JÚNIOR, J. S. (coord.). (2015). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva.

LÓPEZ, M. (2006). Imaginación y cratividad con niños de 4 a 7 años. Ciudad Real: Ñaque Editora.

REIMER, B. (2003). A Philosophy of Music Education: Advancing the Vision. New Jersey: Prentice Hall.