2024

Promoção e Educação para a Saúde

Nome: Promoção e Educação para a Saúde
Cód.: PED01615L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Bons níveis de educação geram sociedades competentes e tendencialmente prósperas. A promoção e educação para a saúde é um dos fatores determinantes para a aquisição de um bom nível de educação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da formação, pretende-se que o estudante consiga realizar as seguintes tarefas gerais:


2.1. - Compreender os conceitos de: educação, saúde, promoção da saúde, educação para a saúde e saúde escolar.


2.2. - Caraterizar a promoção e educação para a saúde em meio escolar.


2.3. - Relacionar teorias e modelos em educação para a saúde.


2.4. - Compreender o modelo da potenciação na educação para a saúde.


2.5. - Explicar a importância da cadeia de sobrevivência no aumento da taxa de sobrevivência em paragem cardiovascular.


2.6. - Realizar o exame do paciente (adulto e pediátrico) com base na abordagem inicial do ABC (airway, breathing and circulation).


2.7. - Exemplificar os procedimentos de um correto alarme em caso de emergência.


2.8. - Executar procedimentos de suporte básico de vida (adulto e pediátrico), seguindo os algoritmos do European Resuscitation Council.


2.9. Exemplificar medidas de socorro à obstrução grave e ligeira da via aérea.


 


2.10. Demonstrar a posição lateral de segurança. 

Conteúdos Programáticos


































































Sessões



Conteúdos


 



 



Sessões



Conteúdos



1


 



1. - Educação. Saúde. Saúde escolar. Promoção da saúde. Educação para a saúde.



 



9


 



9 - Práticas de suporte básico de vida adulto



2


 



2. - Promoção e educação para a saúde em meio escolar.



 



10


 



9 - Práticas de suporte básico de vida adulto



3


 



3 - Teorias e modelos em educação para a saúde.



 



11


 



9 - Práticas de suporte básico de vida adulto



4


 



4 - Princípios gerais de socorrismo: prevenção



 



12


 



10 - Práticas de suporte básico de vida pediátrico



5


 



5 - Princípios gerais de socorrismo: alarme e socorro.



 



13


 



10 - Práticas de suporte básico de vida pediátrico



6


 



6 - Sistema integrado de emergência médica: estrutura, organização e funcionamento.



 



14


 



11 - Obstrução das vias aéreas



7


 



7 - Epidemiologia da paragem cardiorrespiratória


Cadeia de sobrevivência.



 



15


 



Avaliação das aprendizagens



8


 



8 - Algoritmos do suporte básico de vida: adulto e pediátrico



 


Métodos de Ensino

A avaliação das aprendizagens incidirá sobre as componentes teórica e prática. Podem submeter-se ao Regime de Avaliação Contínua todos os alunos que tenham assiduidade de 75% nas aulas. Este Regime realiza-se através de uma prova escrita individual (60%) e da prestação de uma prova prática (40%).
Os estudantes que optarem pelo Regime de Exame, ou estando obrigados a ele, realizam através de uma prova escrita individual (60%), uma prova prática (40%).
Os alunos trabalhadores-estudantes deverão contactar o docente no decurso das duas primeiras semanas de aulas, a fim de terem conhecimento do regime de avaliação a que ficarão obrigados e serem agendados os momentos das provas.

Avaliação

A avaliação das aprendizagens incidirá sobre as componentes teórica e prática. Podem submeter-se ao Regime de Avaliação Contínua todos os alunos que tenham assiduidade de 75% nas aulas. Este Regime realiza-se através de uma prova escrita individual (60%) e da prestação de uma prova prática sobre suporte básico de vida/desobstrução das vias aéreas (40%).


Os estudantes que optarem pelo Regime de Exame, ou estando obrigados a ele, realizam através de uma prova escrita individual (50%), uma prova prática sobre práticas sobre suporte básico de vida/desobstrução das vias aéreas (50%).


 


Os alunos trabalhadores-estudantes deverão contactar o docente no decurso das duas primeiras semanas de aulas, a fim de terem conhecimento do regime de avaliação a que ficarão obrigados e serem agendados os momentos das provas.

Bibliografia

Andrade, M. (1995). Educação para a Saúde. Lisboa: Texto Editora.


Bonito, J. (2000). Práticas de primeiros socorros. Lisboa: Publicações Dom Quixote.


Bonito, J. (Coord.) (2009). Educação para a saúde no século XXI. Teorias, modelos e práticas. Évora: Universidade de Évora.


Costa, M., & LÓPEZ, E. (2008). Educación para la salud. Guía práctica para promover estilos de vida saludables. Madrid: Ediciones Pirámide.


Filho, H., Ferreira-Borges, C., & Frasquilho, M. (2008). Organização das Intervenções Preventivas. Gestão de Problemas de Saúde em Meio Escolar. Lisboa: Coisas de ler Edições.


Laverack, G. (2008). Promoção de saúde. Poder e empoderamento. Loures: Lusodidáctica.


Loureiro, I., & Miranda, N. (2010). Promover a saúde. Dos fundamentos à ação. Coimbra: Livraria Almedina.


Moreira, P. (2001). Para uma prevenção que previna. Coimbra: Quarteto Editora.


Perea, R. (2004). Educación para la salud. Madrid: Díaz de Santos.


Perea, R. (Dir.) (2009). Promoción y educación para la salud. Madrid: Díaz de Santos.


Rodrigues, M., Pereira, A., & Barroso, T. (2005). Educação para a Saúde. Formação Pedagógica de Educadores de Saúde. Coimbra: Formasau.


 


Serrano, M. (2002). La educación para la salud del siglo XXI. Comunicación y salud (2.ª ed.). Madrid: Ediciones Díaz de Santos.

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