2024

Ensino da Matemática

Nome: Ensino da Matemática
Cód.: PED01608L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


  • A- Desenvolver uma atitude de autoconfiança face à Matemática e seu ensino;

  • B- Conhecer as atuais orientações curriculares para o ensino da Matemática nos primeiros anos (níveis pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico);

  • C- Conhecer e perspetivar o ensino dos principais conceitos relativos aos temas e tópicos matemáticos fundamentais;

  • D- Conhecer e perspetivar o ensino com vista ao desenvolvimento dos processos matemáticos transversais;

  • E- Analisar e discutir potencialidades educativas do uso de materiais manipuláveis como recursos para a aprendizagem matemática, bem como da tecnologia;

  • F- Desenvolver capacidade de problematizar os principais desafios do ensino da Matemática nos primeiros anos.

Conteúdos Programáticos

1. Orientações curriculares para o ensino da Matemática:


1.1. Orientações no ensino pré-escolar


1.2. Orientações no 1º ciclo


2. Temas matemáticos e actuais ênfases:


2.1. Número (sentido de número e fluência de cálculo)


2.2. Geometria e Medida (sentido espacial e processo de medir)


2.3. Organização e Tratamento de Dados (literacia estatística)


2.4. Álgebra (pensamento algébrico)


3. Capacidades matemáticas transversais:


3.1. Resolução de problemas


3.2. Raciocínio matemático


3.3. Comunicação matemática


4. Tarefas matemáticas:


4.1. Natureza das tarefas


4.2. Tipos de tarefas: exercícios, problemas, investigações e projectos.


4.3. Funções das tarefas


5. Recursos para o ensino da Matemática:


5.1. Materiais manipuláveis


5.2. Calculadora


5.3. Computador


6. Planificação do ensino da Matemática:


5.1. Definição do objectivo de aprendizagem/propósito de ensino


5.2. Selecção de tarefas e recursos


5.3. Organização e metodologia para a sala de aula

Métodos de Ensino

Esta unidade curicular prevê a utilização de metodologias que apelem ao envolvimento dos alunos, sem o qual não será possível cumprir os objetivos a que se propõe. A qualidade do trabalho a realizar depende sobretudo da implicação e intervenção dos alunos nas atividades propostas, em particular, durante as aulas. Assim, será continuamente solicitada a participação dos alunos através da realização de tarefas diversas. Estas tarefas poderão ou não implicar uma preparação prévia (por exemplo, leitura de um texto, recolha de dados, resolução de um problema, construção de um material,...), serão variadas na sua natureza (análise, discussão, crítica, produção,...), e contemplarão diversas formas de trabalho (trabalho individual, de pequenos grupos, da grande turma).
Avaliação contínua
A-Assiduidade
B- Trabalhos de grupo em Aula
C- Trabalho de grupo (inclui relatório escrito)
D- Trabalho indidual
Classificação = (10xA+20xB+30xC+40xD)/100

Exame
A- Parte teórica
B- Parte prática
Class=(A+B)/2

Avaliação

A avaliação nesta unidade curricular segue as normas gerais em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no RA - Regulamento Académico (OS nº13/2016).


Sendo esta unidade curricular de natureza teórico-prática, é obrigatória a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas (RA, artigo, 87º, ponto 2.).


O trabalhador-estudante deve (RA, artigo 36º, ponto 5.) contactar o docente da unidade curricular nos quinze dias após a obtenção dessa condição, de forma a informá-lo da mesma sob risco de não se aplicar o regime especial frequência às e de avaliação (RA, artigo 36º, pontos 1. e 2.).


Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação por exame final (RA, artigo 93º, ponto 4., sendo o primeiro mais adequado tendo em conta a natureza da unidade curricular (RA, artigo 93º, ponto 12.).


Regime de Avaliação Contínua


Este regime pretende valorizar uma postura de avaliação formativa ao longo do semestre e, naturalmente, inclui vários elementos recolhidos ao longo do semestre e incidindo sobre os diferentes temas abordados na disciplina.


               Como elementos de avaliação serão contemplados:


A — Assiduidade e pontualidade


B- Trabalho de grupo em aula


C — Trabalho de grupo (inclui relatório escrito e apresentação e discussão oral na aula)


D — Trabalho individual escrito


Para a obtenção da classificação final serão ponderadas as diferentes componentes, segundo a fórmula:


NF= (10xA + 20xB + 30xC + 40 D)/100
Regime de Avaliação por Exame Final

 


Poderão apresentar-se a exame os alunos que tenham optado por essa modalidade ou que, tendo optado pelo regime de avaliação contínua, não tenham obtido classificação superior a 10 valores nas componentes de avaliação designadas por B, C e D no regime de avaliação contínua. O estudante que não cumpra a componente de avaliação A, apenas pode realizar exame em época de recurso. O exame implica a realização de uma prova escrita que incide sobre todos os conteúdos programáticos e a realização de uma prova prática, relativa à resolução de tarefas práticas (conforme previsto no RA, artigo 93º, ponto 6.). Neste caso, a nota da disciplina coincidirá com a média aritmética obtidas nas duas provas, a escrita e a prática.

Bibliografia

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Equipa do Projeto Desenvolvendo o sentido do número (2007). Desenvolvendo o sentido do número: Perspetivas e exigências curriculares. Materiais para o professor do 1.º ciclo (Volume II). I. Lisboa: APM.


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NCTM (1992). Primeiro ano - Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar - coleção de adendas, anos de escolaridade K-6.  Lisboa: APM.


NCTM (1992). Quarto ano - Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar - coleção de adendas, anos de escolaridade K-6.  Lisboa: APM.


NCTM (1992). Segundo ano - Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar - coleção de adendas, anos de escolaridade K-6.  Lisboa: APM.


NCTM (1992). Terceiro ano - Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar - coleção de adendas, anos de escolaridade K-6.  Lisboa: APM.


NCTM (1994). Normas profissionais para o ensino da Matemática. Lisboa: APM e IIE.


NCTM (1999). Normas para a avaliação em Matemática escolar. Lisboa: APM, IIE.


NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Tradução portuguesa dos “Principles and Standards for School Mathematics. Lisboa: APM.


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Silva, A. et al. (1989). Calculadoras na Educação Matemática. Lisboa: APM.


Vale, I., Pimentel, T. (Coord) (2011). Padrões em Matemática: Uma prposta Didática no âmbito do Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico. Lisboa: Texto Editores, Lda.


 


Pastas de materiais da APM:


·         Atividades 1.º ciclo I e II


·         A Matemática é de Todos


·         Pavimentações


 


Sítios na Internet


http://nrich.maths.org/public/


http://projetos.ese.ips.pt/pfcm/


http://www.apm.pt/


http://www.fi.uu.nl/rekenweb/en/


http://www.fc.up.pt/atractor/


http://www.gave.pt


http://www.dgidc.min-edu.pt


http://www.nctm.org/


 


 


Site do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo da Universidade de Évora (www.aprendermatematica.uevora.pt)

Equipa Docente (2023/2024 )