2024

Organização e Administração Educativa

Nome: Organização e Administração Educativa
Cód.: PED01606L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A presente unidade curricular visa contribuir para o estudo de temáticas no âmbito da Organização e Administração Educativa. Explora e apresenta conceções político-administrativas e princípios norteadores do sistema educativo e projeta um conjunto de implicações organizacionais pedagógicas deles decorrentes. As organizações escolares são perspetivadas nas suas dinâmicas de evolução de forma interpretativa e crítica, com destaque para políticas de educação territorializadas, contextos organizacionais de responsabilidade partilhada, dispositivos de informação e monitorização do processo de ensino e aprendizagem e da gestão pedagógica da turma. No âmbito dos objetivos de aprendizagem, pretende-se que os estudantes:


- Conheçam as conceções político-administrativas e princípios orientadores do sistema de educação e ensino português e as respetivas fontes institucionais que o legitimam e estruturam;


- Desenvolvam competências de análise crítica e discussão aberta sobre as funções sociais da educação nas sociedades educativas pós-modernas e medidas de política educativa que promovam a sua concretização;


- Utilizem instrumentos de análise de dados e sistemas de indicadores potenciadores da gestão da informação como recurso e a monitorização como dispositivo de gestão e organização pedagógica;


- Exercitem práticas de pesquisa e de intervenção pedagógica explorando e sugerindo opções inovadoras na organização pedagógica dos grupos de alunos e turmas com vista à melhoria escolar eficaz no quadro das estruturas e dinâmicas de funcionamento da escola.

Conteúdos Programáticos

- Sistema educativo português: conceções político-administrativas, princípios orientadores e bases gerais de organização.


- A Lei de Bases do Sistema Educativo Português: âmbito e princípios; organização, estrutura geral e modalidades.


- Territorialização das políticas educativas, desenvolvimento e autonomia da escola; a participação e corresponsabilização dos municípios nas políticas de educação.


- Rankings e benchmarks: dispositivos de informação e monitorização como instrumentos de gestão pedagógica intermédia.


- A turma como unidade organizacional de análise. 

Métodos de Ensino

O desenvolvimento das atividades letivas compreende a realização de sessões presenciais de natureza teórico-prática. As sessões são organizadas de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho: exposição interativa, debates em grupo, estudos de casos, análise e apresentação de comentários de textos, trabalhos de aula.

Avaliação

A avaliação consistirá na realização de trabalhos de aula ao longo do semestre e terá também em conta a participação nas sessões e trabalhos de pesquisa individual e de grupo. Para os alunos que não obtiverem classificação final positiva no conjunto dos trabalhos teórico-práticos realizados, ou tendo-a obtido, que o venham a solicitar, será dada a possibilidade de realização de uma prova final global da disciplina, bem como exame de recurso, em datas a agendar no início das atividades letivas.

Bibliografia

FIALHO, I. & SALGUEIRO, H., orgs. (2011). TurmaMais e Sucesso Escolar: contributos teóricos e práticos. Évora: CIEP-UE.


FIALHO, I. & VERDASCA., orgs. (2012). TurmaMais e Sucesso Escolar: fragmentos de um percurso. Évora: CIEP-UE.


FIALHO, I. & VERDASCA., orgs. (2013). TurmaMais e Sucesso Escolar. Trajetórias para uma nova cultura de escola. Évora: CIEP-UE.


FORMOSINHO, J. & MACHADO, J. (2009). Equipas Educativas. Para uma nova organização da escola. Porto: Porto Editora.

HARGREAVES, A. (1998). Os Professores em Tempos de Mudança: o trabalho e acultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide: McGraw-Hill


MOREIRA, L. (2014). Projeto Fénix: sentidos de um projeto emergente na construção do sucesso escolar. Porto: IEP-UCP.


RODRIGUES, M. L. (2010). A Escola Pública Pode Fazer a Diferença. Coimbra: Edições Almedina SA


VERDASCA, J. (2007). TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. Revista Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, Fundação Cesgranrio, Vol. 15, nº 55, pp.241-254.


VERDASCA, J. (2008). TurmaMais: uma tecnologia organizacional para a promoção do sucesso escolar. In: M. Villaverde Cabral (org.), Conferência Internacional ‘sucesso e insucesso: escola, economia e sociedade’. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 139-176.


VERDASCA, J. (2010). Temas de Educação: administração, organização e política. Lisboa: Edições Colibri.


VERDASCA, J., ed. (2013). A Escola em Análise: olhares sociopolíticos e organizacionais (Educação, Temas e Problemas, Ano 6, 12-13).


© 2010 IN_LEARNING. Modos de Organização Escolar: consequências para o espaço escolar. (http://in-learning.ist.utl.pt/modos-de-organizacao-escolar.html)


 


Nota: Para além da bibliografia básica indicada, ao longo das sessões será também distribuída documentação de apoio aos temas em estudo.

Equipa Docente (2023/2024 )