Projetos de Intervenção em Contextos Educativos Não Formais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
São objetivos da Unidade Curricular:
a) Desenvolver competências de compreensão sobre a abrangência e multiplicidade dos contextos com os quais o educador e professor podem desenvolver projetos educativos;
b) Promover a intervenção em contextos educativos, sociais e culturais diferenciados, favorecendo a assunção de um projeto formativo fundado e comprometido com a complexidade que compõe e sustenta a ecologia do desenvolvimento na infância;
c) Promover o conhecimento sobre as condições da profissionalidade ajudando à consciencialização dos imperativos éticos, sociais e deontológicos sobre os quais se funda a profissão docente;
d) Ensaiar práticas transversais, transdisciplinares e de cooperação institucional, tomando, como referente comum para a ação, a promoção dos direitos da criança, a qualidade dos serviços prestados à infância e aprendizagens transversais;
e) Participar no desenvolvimento de parcerias que sustentem e promovam a ideia generosa de “cidades educadoras”, orientando espaços, instituições, projetos e serviços para a adopção de práticas com uma forte intencionalidade educativa.
Conteúdos Programáticos
- A dimensão sistémica e interativa da intervenção em educação.
- Conceitos e práticas de educação comunitária. As “cidades educadoras”.
- A Pedagogia do Projeto.
- Conteúdos específicos emergentes dos projetos em desenvolvimento:
- Projetos de Educação Ambiental
- Animação educativa em bibliotecas
- Animação de Museus: O Museu como espaço educativo
- A descoberta do património histórico pelas crianças
- A Animação na Infância: exploração lúdica e artística de espaços públicos.
- Organização e Animação de Ludotecas
- Projetos de intervenção comunitária
- Outros
Métodos de Ensino
- Orientação da conceção dos projetos, das planificações e das ações educativas a desenvolver pelos alunos
- Observação direta, reflexão cooperada e análise dos projetos desenvolvidos
- Abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos ao longo do curso
- Realização de seminários formativos tentando responder às principais questões emergentes da intervenção
- Apoio e supervisão da intervenção
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua
A Classificação Final decorre de uma avaliação conjunta e negociada, para a qual os/as estudantes contribuem com base nos seguintes elementos:
- Conceção e implementação do projeto (50%)
- Relatório do projeto (reflexões individuais + trabalho coletivo) (25%)
- Apresentação (25%)
Observações:
1. Atendendo à especificidade e ao modo de funcionamento, esta uc não tem regime de avaliação final (Regulamento Académico, artigo 110, alínea 10).
2. Para obter aprovação na uc, o/a estudante tem de estar integrado num grupo, participando em todas as atividades do trabalho, contribuindo de forma ativa e empenhada na concretização do projeto.
Bibliografia
https://www.edcities.org/pt/
-Carta das Cidades Educadoras
https://www.edcities.org/wp-content/uploads/2020/11/PT_Carta_10x14cm.pdf
-Katz, L., & Chard, S. (1997). A abordagem de projecto na educação de infância. Fundação Gulbenkian
-Many, E., & Guimarães, S. (2006). A Metodologia de Trabalho de Projecto. Areal Editores
-Martins, G. O.(Coord). (2017) Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação
-Ministério da Educação. (1997). Qualidade e projecto na educação pré-escolar, 3. Editorial M.E.
-Monteiro, R. (Coord.). (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Ministério da Educação
-ONU. (1959). Declaração dos Direitos da Criança. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Docs_referencia/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf
-Tonnuci, F. (2019). A cidade das crianças. Faktoria K de Livros.