Fundamentos de Ciências do Ambiente
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Capacidades de percepção de como os seres vivos se relacionam entre si e com o meio. Capacidade para analisar criticamente a intervenção do homem no meio e para poder transmitir aos outros uma atitude de defesa e conservação ambiental
Conteúdos Programáticos
Relações entre os seres vivos e sua relação com o meio.
Populações e comunidades de seres vivos.
Estrutura e funcionamento dos ecossistemas
Tipos de relações ecológicas entre seres vivos
A dinâmica dos ecossistemas. Modificações ao longo do tempo.
Os principais tipos de Ecossistemas.
Habitats naturais e semi-naturais: principais ameaças e estratégias de conservação.
A qualidade do ambiente e seus efeitos.
Qualidade da água – poluição, tratamento, reciclagem e conservação da água.
Qualidade do ar, principais poluentes e suas origens.
Poluição sonora: fontes de ruído e suas consequências.
Poluição e conservação do solo.
Poluição radioactiva.
A importância da qualidade do meio sobre a Saúde pública.
A toxicidade dos compostos libertados no meio e suas consequências.
Os principais problemas ambientais.
Impactes ambientais das actividades humanas.
Chuvas ácidas.
O uso racional dos recursos naturais renováveis.
Os ciclos de vida dos produtos de consumo.
Como lida o homem com os resíduos?
Consequências ambientais das alterações climáticas.
O declínio da biodiversidade.
Causa e consequências do buraco na camada de ozono,
As espécies invasivas e sua ligação com a actividade humana.
Caça e pesca: oportunidades e conflitos com a natureza.
O fogo: consequências dos fogos florestais e a recorrência dos fogos nos ecossistemas não fortemente intervencionados pelo homem.
Impactos de marés negras.
Métodos de Ensino
Sessões teórico-práticas onde se abordam temas específicos no âmbito dos conteúdos programáticos
Obrigatoridade de participação no Seminário (este ano lectivo foi Sobre Problemáticas Ambientais) que ao envolver especialistas de várias áreas fornece ao aluno prespectivas diferenciadas sobre os vários temas do programa
Obrigatoriedade de participação nas vistas de estudo o que permite ao aluno visualizar em contexto prático algumas das questões do programa (Conservação da Natureza na visita ao Jardim Zoológico de Lisboa e Problemática da gestão de Resíduos na visita à GESAMB)
A elaboração de um trabalho sobre temas do programa permite ao aluno aprofundar e dar consistência ao material leccionado no decorrer da unidade curricular.
Bibliografia
Baird, C., 1995. Environmental Chemistry, Freeman. (existe na biblioteca da U. Évora)
Bernardo, J.M. 1995. Ecologia das Populações e das Comunidades. Universidade Aberta, Lisboa;
Borrego, C., N. Barros, M.J. Valinhas, O. Tchepel, O. Correia e J.G. Ferreira, 1998. Cadernos de Ecologia 1, Sociedade Portuguesa de Ecologia, Lisboa.
Braga J. e E. Morgado, 2007. Guia do Ambiente – Empresas, Competitividade e Desenvolvimento Sustentável, Monitor. (Enquadramento legal resumido)
Jackson, A.R.W. and J.M Jackson, 1996. Environmental Science – The natural environment and human impact. Longman.
Joanaz de Melo, J. e C. Pimenta. 1993. Ecologia e Ambiente, Difusão Cultural, Lisboa,
(existe na biblioteca da U. Évora).
Gomes J., 2001. Poluição Atmosférica – Um Manual Universitário, Publindústria, Porto,
Macedo R., 2006. Manual de Higiene do Trabalho na Indústria, 3ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian. (Conciso e ideal para uma primeira abordagem à poluição sonora)
Miller, G. T. Jr. 2005 Environmental Science: Working with the Earth. Brooks/Cole Pub Co
Nebel, B. J. and R. T. Wright, 1996. Environmental Science, Prentice-Hall.
Peirce J.J., R.F. Weiner and P.A. Vesilind, 1998. Environmental Pollution and Control. 4th edition, Butterworth- Heinemann. (Conciso)
Odum, E.P., 1971. Fundamentos de ecologia; tradução de António Manuel de Azevedo Gomes: Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa em 2004