Números e Operações
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Adquisição e consolidação do gosto pela descoberta, pela inovação matemática e pelo ensino da matemática. Adquisição de competências culturais básicas para ensino em domínios matemáticos elementares diversificados (conceitos e operações aritméticos básicos, lógica e álgebra de conjuntos) e seu relacionamento.
Conteúdos Programáticos
Resolução de problemas: procedimentos e estratégias.
Sistemas de numeração ao longo da história. Aritmética dos pitagóricos. Números figurativos. O sistema hindu-árabe.
Os números naturais, como cardinais de colecções finitas. Operações com conjuntos. Operações cardinais nos números naturais e suas propriedades. Ordem.
Números inteiros. Cálculo mental. Algoritmos operatórios. Princípios de contagem, enumeração e combinatória.
A linguagem matemática. Designações, condições e proposições. Operações lógicas e sua interpretação. Validade e consequência. Princípios e regras lógicas notáveis.
Métodos de Ensino
Exposição com exemplificação de actividades de interacção teórico-prática, acompanhamento de trabalhos individuais e em grupo realizados pelos alunos.
Bibliografia
L. Bunt, P. Jones, J. Bedient. The Historical Roots of Elementary Mathematics, Dover, 1988.
Caraça, Bento de Jesus, Conceitos Fundamentais da Matemática, Lisboa 1975.
M. T. Castallana. Iniciacion a la matemática, Santillana 1998.
J. Conway, R. Guy, O livro dos números. Gradiva-Universidade de Aveiro.
Ifrah, Georges, História Universal dos Algarismos, vol. I, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1997.
M. Kline. Mathematics for the Nonmathematician, Dover, 1967.
A. A. Monteiro, J. Silva Paulo. Aritmética Racional, Liv. Avelar Machado, 1945.
A. Morales. Mathematics for elementary teachers: problem solving study guide, 4th edition, Wiley, 1997.
G. L. Mussen, W.F. Burger, B.E. Peterson. Mathematics for elementary teachers: a contemporary approach, 7th edition, Wiley, 2005 ¾ Hints and Solutions Manual for Part A Problems, 7th edition, Wiley, 2005 ¾ Student activities Manual, 7th edition, Wiley, 2005.
O. Ore. Number Theory and its History, MacGraw-Hill, 1948.
G. Polya. Como resolver problemas, Gradiva, 2000.
Equipa Docente
- Jorge Maurício Salazar Serrano [responsável]