Literatura para a Infância
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dar a conhecer a especificidade do campo literário da literatura de potencial receção infantil
Estabelecer princípios que permitam aos alunos adquirir competências na avaliação literária dos livros para a
Infância Preparar os alunos para o desenvolvimento de um gosto literário no exercício da sua profissão.
Conteúdos Programáticos
1 - A Literatura para a Infância. Reflexões em torno do conceito. Elementos estéticos. Autor/ leitor / ilustrador /
mediador de leitura. Leituras estruturalistas, psicanalíticas e antropológicas. Breve história Literatura para a
Infância.
2 - Os Textos e os Autores. Narrativa para crianças: aspectos de narratologia. Poesia para a Infância:
particularidades do discurso poético.Teatro para a Infância: do texto ao espectáculo, percurso de um género
particular. Leitura e análise de alguns textos de autores de referência.
3 - A Formação de Leitores Literários: tendências actuais para a divulgação da Literatura para a Infância. O
papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura.
Métodos de Ensino
Metodologias - Exposições teóricas dos temas pela docente, as quais integrarão as intervenções e
contribuições individuais dos alunos.
- Leituras orientadas pela docente, seguidas de trabalhos e discussões sobre essas leituras.
- Trabalhos práticos em grupo, seguidos de debate e síntese de conclusões.
Avaliação - Prova de avaliação escrita / Trabalho de grupo
Bibliografia
Azevedo, F.; Mesquita, A.; Balça, A. & Silva, S. (Org.) (2011). Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos
e Imagens. Raleigh, N.C: Lulu Entreprises.
Barreto, A. G. (2002). Dicionário de Literatura Infantil Portuguesa. Porto, Campo das Letras.
Debus, E., Domingues, C. & Juliano, D. (Org.). (2010). Literatura infantil e juvenil. Leituras, análises e
reflexões.Palhoça: Unisul.
Hunt, P. (2001). Children’s Literature. Oxford: Blackwell Publishers.
Propp, V. (1992). Morfologia do Conto. 3ª ed. Lisboa: Vega
Rocha, N. (2001). Breve História da Literatura para Crianças e Jovens. Nova Edição Actualizada até ao Ano
2000. Lisboa: Caminho.
Van Der Linden, S. (2007). Lire l’album. France : L’atelier du poisson soluble.
Equipa Docente
- Cláudia Maria Ferreira de Sousa Pereira [responsável]