Aquisição do Português como Língua Materna
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Enquadrar a investigação sobre o estudo da Aquisição da Linguagem e caracterizar esse estudo no que diz respeito ao caso específico do Português, com particular enfoque na variante europeia, aos vários níveis linguísticos, dando conta do impacto do sistema de ensino nesse processo.
Resultados previstos:
No final do ano letivo os alunos deverão ser capazes de: dar conta de como evoluíram os estudos sobre Aquisição da Linguagem desde a década de 1950; caracterizar os estádios fundamentais de aquisição e desenvolvimento do Português; analisar extratos de produções aos vários níveis etários (do nascimento â adolescência) e linguísticos relevantes, identificando as características padrão para cada um desses níveis; caracterizar o impacto da frequência do sistema de ensino (pré-escolar e de 1º Ciclo) no processo de desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos
I – Aspectos introdutórios
Caracterização dos paradigmas fundamentais de investigação (behaviourista, cognitivista e inatista) e respetivos métodos – breve sinopse histórica.
Ferramentas de transcrição e análise de dados.
Aquisição de língua materna e não materna – similitudes e especificidades.
II - Aquisição e Desenvolvimento do Português
1 - O detonamento do processo: universalidade e especificidades
2 - Aspetos fonético-fonológicos e prosódicos
3 - Aspetos de naturezas morfológica, sintática e discursiva e respetivos níveis de interface.
4 - Da oralidade à escrita – o impacto do sistema escolar no processo de desenvolvimento linguístico; características genéricas e variação, com referência ao caso particular de Portugal.
Métodos de Ensino
Métodos de ensino:
- Sessões colectivas de ensino: exposição teórica (apoiada em textos ou em outros materiais), seguida de aplicação prática; trabalhos de grupo; realização de exercícios; apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.
- Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correcção de trabalhos ou exercícios.
Bibliografia
Bibliografia Geral
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MacWhinney, Brian (2000) The CHILDES Project: Tools for Analyzing Talk. Third Edition, 2 volumes, Lawrence Erlbaum Associates, Mahwah, New Jersey.
http://childes.psy.cmu.edu/.
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Rebelo, J. (1993), Dificuldades da Leitura e da Escrita em Alunos do Ensino Básico, Edição Asa, Rio Tinto.
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Sim-Sim, Inês (1998), Desenvolvimento da Linguagem,Universidade Aberta, Lisboa.
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Equipa Docente
- Fernanda Maria Ribeiro Gonçalves [responsável]